1932 500 réis, "coletinho"

Moderador: Moderador de Honra

Mensagem
Autor
fcar
Escudinho da II República
Registado: sexta dez 07, 2018 12:27 am

Re: 1932 500 réis, "coletinho"

#11 Mensagem por fcar » segunda jan 13, 2020 5:31 am

gil costa Escreveu:
sábado jan 11, 2020 7:26 pm
Se o peso não está certo, qual é a dúvida?
a minha balança não é confiável.

Pedro Leg
Reinado D.Pedro V
Registado: domingo set 29, 2019 3:07 pm

#12 Mensagem por Pedro Leg » segunda jan 13, 2020 7:02 am

Balança chinesa ? :)
Cumprimentos João Pedro

gil costa
Reinado D.Pedro II
Registado: sábado mai 10, 2014 8:32 pm

#13 Mensagem por gil costa » segunda jan 13, 2020 5:44 pm

@fcar:
Experimente com 1 cêntimo (2,30 g) a ver quantas vezes é preciso pesar para começar a dar certo.
Por exemplo, pesa o cêntimo 5 vezes e faz a média. Se ainda houver erro, pesa 10 vezes e vê se começa a dar certo ou se é mesmo maluca.
Talvez haja um número que elimine o erro...
Estou a pensar nisto porque também quero comprar uma e pensava que eram boas :-(

E se puder diga-me qual é a balança para eu escolher outra, não vá eu acertar logo na mesma!
GPC

§Chercheur de trésors§

erezende
Reinado D.Luís
Registado: domingo dez 18, 2011 2:37 pm
Contacto:

#14 Mensagem por erezende » sábado jan 18, 2020 2:04 pm

doliveirarod Escreveu:
segunda jan 13, 2020 4:11 am
A peça de roupa ilustrada na numisma é um GIBÃO, não é um COLETE. O Gibão é uma peça de roupa acolchoada, geralmente em couro bem grosso, com ou sem mangas, e tem como função principal proteger o bandeirante
Exato. Esse nome "coletinho" foi dado por quem não sabe e acabou pegando, mas é isso mesmo, um gibão de bandeirante paulista.
"No meu tempo" era conhecida popularmente como casaquinha. Já vi, também, chamarem de camisolão. "Coletinho" é coisa de agora.
Eduardo Rezende
MoedasDoBrasil.com.br
http://www.moedasdobrasil.com.br

MCarvalho
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm

#15 Mensagem por MCarvalho » sábado jan 18, 2020 5:14 pm

erezende Escreveu:
sábado jan 18, 2020 2:04 pm
doliveirarod Escreveu:
segunda jan 13, 2020 4:11 am
A peça de roupa ilustrada na numisma é um GIBÃO, não é um COLETE. O Gibão é uma peça de roupa acolchoada, geralmente em couro bem grosso, com ou sem mangas, e tem como função principal proteger o bandeirante
Exato. Esse nome "coletinho" foi dado por quem não sabe e acabou pegando, mas é isso mesmo, um gibão de bandeirante paulista.
"No meu tempo" era conhecida popularmente como casaquinha. Já vi, também, chamarem de camisolão. "Coletinho" é coisa de agora.
A terminologia popular por vezes sobrepõe-se aos termos exactos. Tal como a terminologia pseudo-erudita se tenta sobrepor à terminologia popular.

O importante, para mim, não é fazer correcções ou revisões, é fazer pedagogia e explicar tranquilamente as coisas.

Neste caso, a peça representada, é um laudel ou loudel. Uma espécie de colete alcochoado ou em couro que servia de protecção. Na Europa era originalmente usado por baixo das placas de armadura. Nas Américas e em África, por questões de praticidade, passou a ser usado isoladamente. Tal como os bandeirantes o usaram.

O gibão é outra coisa. É um casaco curto cintado, com mangas e em tecido (vai de lã tingida a seda e veludo, conforme a classe social e a cerimónia). Era uma peça de vestuário civil, sem função de defesa.
MCarvalho

fcar
Escudinho da II República
Registado: sexta dez 07, 2018 12:27 am

#16 Mensagem por fcar » sábado jan 18, 2020 5:33 pm

Pedro Leg Escreveu:
segunda jan 13, 2020 7:02 am
Balança chinesa ? :)
gil costa Escreveu:
segunda jan 13, 2020 5:44 pm
@fcar:
Experimente com 1 cêntimo (2,30 g) a ver quantas vezes é preciso pesar para começar a dar certo.
Por exemplo, pesa o cêntimo 5 vezes e faz a média. Se ainda houver erro, pesa 10 vezes e vê se começa a dar certo ou se é mesmo maluca.
Talvez haja um número que elimine o erro...
Estou a pensar nisto porque também quero comprar uma e pensava que eram boas :-(

E se puder diga-me qual é a balança para eu escolher outra, não vá eu acertar logo na mesma!
sim, igual as lupas que tenho aqui, tudo da china, a próxima balança será da china também com dois dígitos após a vírgula (a minha tem só um dígito).

Responder

Voltar para “República (1889-Presente)”