O que é isso?

Moderador: Moderador de Honra

zinabre
Reinado D.Carlos
Registado: quinta set 20, 2012 12:37 am
Contacto:

O que é isso?

Mensagempor zinabre » segunda jun 09, 2014 6:34 pm

Muito provavelmente nada demais, mas por acaso me deparei com esta moeda ontem e me chamou a atenção quando percebi, pelo tato, um pequeno "ponto" bem no centro dela.
No início pensei que fosse só sujeira, mas na lupa pude perceber que a protuberância parece ser material da própria cunhagem.
Infelizmente ela não está no seu melhor estado (não sei porque cobrir de cobre estas moedas...) e a cor escura dificulta um pouco fotografá-la, mas não deixa de ser algo chamativo.
Alguém poderia opinar? Tentarei uma macro mais iluminada dela depois com algum ângulo.

http://lifeinlog.org/n-822/sala/peca/buscar.php?valor=id=205&modo=completo

Abraço, :thumbs:

Imagem

Imagem
Última edição por zinabre em terça jun 10, 2014 12:58 am, editado 1 vez no total.
Um hobby nobre.

zinabre
Reinado D.Carlos
Contacto:

Re: O que é isso?

Mensagempor zinabre » terça jun 10, 2014 12:57 am

Um "zoomzinho" meio tremido mas até que nem ficou tão ruim assim. :thumbs:

Imagem
Um hobby nobre.

carlos47
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: terça jul 26, 2011 2:04 pm
Contacto:

Mensagempor carlos47 » terça jun 10, 2014 9:36 am

aparentemente o que se passou foi justamente que a película que protegia a moeda falhou, o que responde á sua pergunta

(não sei porque cobrir de cobre estas moedas...)

zinabre
Reinado D.Carlos
Contacto:

Mensagempor zinabre » terça jun 10, 2014 10:07 am

Obrigado pela sugestão, Carlos. Devo dizer que o resultado de um suposto processo de corrosão com este efeito seria tão curioso quanto uma própria anomalia de cunhagem. Quando eu disse "(não sei porque cobrir de cobre estas moedas...)" eu quis dizer por que não utilizar outro material, considerando ainda que esta moeda é de aço revestido? O bronze-alumínio preserva relativamente boa aparência mesmo em moedas bem circuladas, o níquel, o aço inoxidável que é praticamente indestrutível e até o alumínio, que se longe de abrasivos severos se dá relativamente bem. Não compreendo porque o cobre que tende a oxidar com relativa facilidade, e então temos uma moeda recente praticamente negra depois de um pouco circulada.
Um hobby nobre.

Voltar para “República (1889-Presente)”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes