Informações: 2000 réis 1922 (teor de prata 900 ou 500)

Moderador: Moderador de Honra

Mensagem
Autor
bruck
Reinado D.Pedro V
Registado: segunda abr 09, 2018 10:35 pm

Re: Informações: 2000 réis 1922 (teor de prata 900 ou 500)

#11 Mensagem por bruck » segunda fev 11, 2019 9:42 pm

olá, nassbr. :thumbupleft:
Posso falar por mim, que comprei um espécime dessa moeda ano passado. A maioria das que encontrei pra venda na internet tinham o A de república ABERTO. Até onde me informei, tanto as com prata teor 500 quanto as 900 possuem representantes com o A aberto . Mas APENAS nas com titulagem 900 (portanto cunhadas até dezembro de 1922) é possível o A normal (serifado). Nas produzidas a partir de janeiro 1923 (teor 500) a serifa no A desaparece completamente. Então, para não ficar dúvidas quanto a titulagem da prata (e principalmente da data e tiragem, e que são informações que sempre busco para anexar às moedas que compro) procurei uma que apresentasse o A fechado.
Lembro que na época encontrei somente 3 peças à venda com essa característica. Sendo que 2 delas estavam em condições ruins (desgaste, mossas, riscos,etc) e a 3ª (que foi a que comprei) estava em conservação MBC.
Lembro de ter questionado a vendedora sobre a serifa no A e ela me retornou que em algumas peças era bem visível, mas que na maioria delas a serifa era uma linha bem delgada, tênue- quase imperceptível a olho nú- sendo necessário em muitos casos- principalmente naquelas com pátina escura, manchas ou sujidades- uma lupa para tirar a dúvida sobre a presença da serifa ou não. Ela me relatou, inclusive que já havia negociado algumas peças onde no lugar da serifa, havia um ponto (A aberto mas com um PONTO ( . ) dentro- no local da serifa). Não saberia dizer se essa informação confere ou não, pois nunca vi essas peças. Na internet encontro apenas com o A aberto ou fechado. Mas a ESPESSURA DA SERIFA ,realmente varia de uma peça para outra,pelo que pude constatar. Não sei se este elemento é suficiente para constituir uma VARIANTE, mas os colegas numismatas aqui do fórum sabem esclarecer.
Bueno, espero ter ajudado em algo.
abraço. :)

nassbr
Reinado D.Luís
Registado: segunda out 19, 2009 11:32 pm

#12 Mensagem por nassbr » segunda fev 11, 2019 11:02 pm

Opa bruck! Muito obrigado pelos esclarecimentos. Estive recentemente em São Paulo e, apesar de olhar umas centenas de moedas, não encontrei nenhuma que pudesse dizer, com certeza, tratar-se de um A fechado. Deve ser consideravelmente mais escassas que o A aberto.
Vou continuar na procura e, se você tiver um tempo, poderia postar uma foto de sua moeda com o A fechado?
Muito obrigado.

bruck
Reinado D.Pedro V

#13 Mensagem por bruck » segunda fev 11, 2019 11:20 pm

Não há de quê, colega. informação é pra ser partilhada :D
Quando me sobrar um tempinho, tiro uma ou duas fotos da minha e coloco aqui pro pessoal dar uma olhada.
abraços. :)

LSalema
Reinado D.Maria I
Registado: quarta mai 09, 2018 1:16 am

#14 Mensagem por LSalema » segunda fev 11, 2019 11:40 pm

nassbr Escreveu:Opa bruck! Muito obrigado pelos esclarecimentos. Estive recentemente em São Paulo e, apesar de olhar umas centenas de moedas, não encontrei nenhuma que pudesse dizer, com certeza, tratar-se de um A fechado. Deve ser consideravelmente mais escassas que o A aberto.
Vou continuar na procura e, se você tiver um tempo, poderia postar uma foto de sua moeda com o A fechado?
Muito obrigado.
Boa noite.
O amigo pode ver no link abaixo uma moeda com o (A) com traço.
http://www.moedasdobrasil.com.br/moedas ... =19&xm=156

bruck
Reinado D.Pedro V

#15 Mensagem por bruck » quinta fev 14, 2019 2:03 am

Grato pelo link desse site (com muita informação por sinal,e que não conhecia- já vi que vou ter bastante material pra ler) amigo Salema. ali consta que a tiragem dessa moeda comemorativa para o ano de 1922 foi de 359.570 peças (prata teor 900). Já as cunhadas em 23, mas com data de 22 (teor 500) teve uma produção (segundo o site) de 1.200.000 moedas.
Ou seja-as de teor 900 (independente do A de república ter traço ou não) são bem mais escassas que as restantes- e pela lógica do mercado- deveriam ser mais caras. Porém quando comprei a minha, o preço de uma ou de outra não diferiam muito em média. Vai saber, né? Vai ver não há muita procura por esta moeda comemorativa (seja pela 500, seja pela 900) então o preço é baixo- em média- e mais ou menos igual.
Lembro de uma moeda italiana de 20 liras do século passado onde foram cunhadas mais de 5 milhões de peças e o preço atual de mercado nas lojas e leilões é lá nas nuvens.
De todo modo, conforme prometi ao colega nassbr, deixo aqui anexada as fotos do exemplar que tenho na minha coleção. o EC gira em torno de mbc, na minha opinião e apresenta uma pátina bem interessante (marron -amarelada) que infelizmente as fotos não mostra. Ah, os pontos em D. Pedro I. estão exatamente assim (acho que dá pra notar nas imagens. :thumbs:
Ah, o papel colado na borda já veio quando a comprei e depois não o retirei.
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

soga80
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: sábado dez 20, 2014 6:31 pm

#16 Mensagem por soga80 » sexta fev 15, 2019 10:11 pm

:thumbupleft:

Responder

Voltar para “República (1889-Presente)”