Ensaio numismático de 1914 LEX!

Moderador: Moderador de Honra

MoedasdeMinas
Reinado D.Afonso II
Registado: segunda mar 12, 2012 8:00 pm
Contacto:

Ensaio numismático de 1914 LEX!

Mensagempor MoedasdeMinas » quinta out 09, 2014 6:28 pm

Imagem

Ensaio de 400 Réis de 1914 - Estados Unidos do Brasil
Última edição por MoedasdeMinas em terça out 14, 2014 12:20 am, editado 1 vez no total.
Moedas de Minas
moedasdeminas.loja2.com.br
Sérgio Francisco Giraldi JR.
Belo Horizonte, Minas Gerais - Brasil

"O sábio não é o homem que fornece as verdadeiras respostas, é quem faz as verdadeiras perguntas" - Strauss

missioneiro
Reinado D.Pedro V
Registado: sexta abr 08, 2011 5:06 pm

Re: Ensaio numismático de 1914 LEX!

Mensagempor missioneiro » sexta out 10, 2014 8:29 pm

Belíssima! Existem números de quantos ensaios foram feitos? Qual o grau de raridade de um ensaio desses?

MoedasdeMinas
Reinado D.Afonso II
Contacto:

Mensagempor MoedasdeMinas » segunda out 13, 2014 4:57 pm

É bastante raro, esse ensaio específico do pescoço curto e do pescoço longo, estima-se que tenham sido cunhadas e ensaidas cerca de 20 peças no total.
Moedas de Minas

"O sábio não é o homem que fornece as verdadeiras respostas, é quem faz as verdadeiras perguntas" - Strauss

José Gomes
Reinado D.Sancho II
Registado: quinta jun 16, 2011 5:05 pm

Mensagempor José Gomes » segunda out 13, 2014 6:24 pm

MoedasdeMinas Escreveu:É bastante raro, esse ensaio específico do pescoço curto e do pescoço longo, estima-se que tenham sido cunhadas e ensaidas cerca de 20 peças no total.

Olá, boa tarde, Sérgio.

Parabéns pela magnífica peça!

O Caffarelli traz uma interessante história sobre essa moeda, que chegou a ser produzida sem a autorização do Ministro da Fazenda, ou algo assim.

Posso, mais tarde, se quiser, postar um resumo dessa história, mas, pelo que me lembro, já apareceu por aqui alguma coisa.

Quanto à provável emissão, é isso mesmo? 20 peças? É que também tenho uma, não circulada, aliás, já postei aqui.

Um abraço.

Gomes.

MoedasdeMinas
Reinado D.Afonso II
Contacto:

Mensagempor MoedasdeMinas » segunda out 13, 2014 7:07 pm

Oi que bom que gostaram da peça, sim ela foi cunhada como um ensaio, em conjunto com a outra opção do pescoço comprido de 2mm.
Aparentemente abortaram a sua confecção como peça que seria incorporada ao meio circulante, porém em 1917 voltaram com a mesma ideia, que novamente não foi aprovada.

O que eu sei sobre essa peça é isso:

400 Réis 1914 - República dos Estados Unidos do Brasil
Ensaio numismático: E192 em níquel puro.

Anverso: República Brasileira (Marienne), togadas e com barrete frígio, apresenta em primeiro plano a Constituição Federal de Lei (Códice LEX brasilianus) ao fundo o Cruzeiro do Sul, orla rodeada de estrelas representando todos os estados unidos que formam o Brasil.
Reverso: brasão de armas republicano, com espada central, sob estrela, rodeado de ramos de carvalho, abaixo um fascio (símbolo do poder centrista/fascista), orla rodeada pela dística República dos Estados Unidos do Brasil, abaixo a data 1914.
Ensaio modelo do pescoço curto, com 1mm, em estado Flor de Cunho.
Fatos históricos: A eleição presidencial no Brasil se deu em 1º de março de 1914,onde se enfrentaram Venceslau Brás e Rui Barbosa. Todos os partidos poderosos e camadas importantes da sociedade apoiavam Venceslau que foi o candidato da política Café com leite. Porém o partido Liberal resolveu ir contra esse senso comum e lançou a candidatura de Rui Barbosa, Ao longo do processo eleitoral, manobras levaram a renúncia da candidatura de Rui Barbosa, que teve que abandonar a campanha, deixando o caminho livre para a vitória de Venceslau com quase 92% dos votos. Isso gerou certo desconforto na posse do novo governo que estudou a hipótese de informar a população através da cunhagem de moedas, que seguiu a lei vigente da constituição de 1891, e que isso representava o poder máximo da nação.
Moedas de Minas

NETCOINS
Reinado D.Pedro V
Registado: terça set 02, 2008 11:53 pm

Mensagempor NETCOINS » terça out 14, 2014 12:44 am

Também tenho uma e acho que não são apenas 20 peças, deve ser bem mais que isso, se não eu mesmo nem teria uma pois seriam muito mais caras, hoje em dia nos leilões estão na casa dos R$900,00; vi um texto não me lembro se foi nos boletins da SNB ou SNP e tinha a quantidade informada, só me lembro que a quantidade não era tão pequena.

MoedasdeMinas
Reinado D.Afonso II
Contacto:

Mensagempor MoedasdeMinas » terça out 14, 2014 1:36 pm

Em se tratando de um ensaio de cunhagem, a quantidade é sempre bem pequena, pois não se destina a cunhar peças para as guardar ou estocar. O destino dos ensaios é ser uma visão elaborada de como a peça final ficará, seu módulo, seu peso, o trabalho no metal, sua sonância, a harmonia do seu tema.
Então se cunha uma pequena quantidade de peças e se leva a autoridade para a aprovação ou não da peça.

A maioria dos ensaios são tratados por catálogos como peças "únicas", mas a realidade é que sempre são feitos mais de uma peça, e em lastro pequeno na casa das dezenas de peças.
Moedas de Minas

NETCOINS
Reinado D.Pedro V
Registado: terça set 02, 2008 11:53 pm

Mensagempor NETCOINS » terça out 14, 2014 11:58 pm

Sim, concordo com tudo que disse em relação a ensaios, mas como havia dito o caso desse ensaio foi muito confuso inclusive tem um catalogo que marca essa peça como moeda e não ensaio que é o caso do Catalogo Vieira, isso porque a quantidade cunhada foi enorme em se tratando de ensaio, o Prober marca na página 168 (segunda edição) que a cunhagem foi de 645.750 peças, nem me lembrava que a quantidade era tão grande, mas lembrava que era bem significativa, claro que boa parte dessas peças devem ter se perdido de alguma maneira senão o preço da peça seria bem baixo, mas mesmo assim pelo preço deve ter sobrado um bom tanto dessas peças, pois se não me engano esse é o ensaio de preço mais acessível de uma moeda de réis.

Voltar para “República (1889-Presente)”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes