Moeda do Centenário de Cândido Portinari

Moderador: Moderador de Honra

Mensagem
Autor
numismatica_bentes
Reinado D.Filipe II
Registado: quarta set 19, 2007 1:01 pm
Contacto:

Moeda do Centenário de Cândido Portinari

#1 Mensagem por numismatica_bentes » terça dez 23, 2014 4:54 pm

CATÁLOGO BENTES - ESCLARECIMENTO

MOEDA COMEMORATIVA C.28 - I CENTENÁRIO DE CANDIDO PORTINARI - Página 773, Catálogo Bentes, TERCEIRA EDIÇÃO (ver figura abaixo)

Imagem

Alguns colecionadores e comerciantes nos questionaram sobre a nossa valoração (1500/1700 reais) dessa moeda considerada rara (R.1) que vem sendo vendida por valores extraordinariamente elevados em leilões eletrônicos como os do eBay.

Explicação: Nossa estimativa dos diversos exemplares elencados no nosso catálogo se baseia num determinado número de variáveis que influenciam direta ou indiretamente os preços das moedas, observados os seus respectivos estados de conservação. Algumas dessas variáveis tem peso maior do que outras, evidentemente. Uma delas diz respeito não somente ao número de peças cunhadas, mas também a tiragem autorizada pelo Banco Central para as moedas do real.

Para este particular exemplar, apesar da cunhagem inicial ter sido baixa (2.000 exemplares), o que terminou contribuindo para sua escasssez, a tiragem autorizada pelo BC é de 20.000 (vinte mil) peças, o que siginifica que, de um momento a outro, segundo decisão da Casa da Moeda, autorizada pelo BC, mais 18.000 exemplares podem ser cunhados e colocados à venda. Não dizemos que certamente irão cunhar mais exemplares dentro do limite estabelecido, mas sim que existe uma real possibilidade de que essa moeda, hoje escassa, possa passar a bastante comum, caso a Casa da Moeda resolva, com a devida autorização já fornecida pelo BC, cunhar as restantes18.000 das 20.000 moedas autorizadas.

Dessa forma, é nossa opinião que os colecionadores, principalmente os iniciantes, sejam cautelosos ao adquirir este exemplar quando oferecidos no eBay ou mercado livre por valores muito além daquele de catálogo.

Bentes

rodrigoleite
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: terça jul 21, 2009 12:55 am

Re: Moeda co Centenário de Cândido Portinari

#2 Mensagem por rodrigoleite » terça dez 23, 2014 7:41 pm

numismatica_bentes Escreveu:Para este particular exemplar, apesar da cunhagem inicial ter sido baixa (2.000 exemplares), o que terminou contribuindo para sua escassez, a tiragem autorizada pelo BC é de 20.000 (vinte mil) peças, o que significa que, de um momento a outro, segundo decisão da Casa da Moeda, autorizada pelo BC, mais 18.000 exemplares podem ser cunhados e colocados à venda. Não dizemos que certamente irão cunhar mais exemplares dentro do limite estabelecido, mas sim que existe uma real possibilidade de que essa moeda, hoje escassa, possa passar a bastante comum, caso a Casa da Moeda resolva, com a devida autorização já fornecida pelo BC, cunhar as restantes 18.000 das 20.000 moedas autorizadas.
No fim isso se aplica a todas as moedas comemorativas não-circulantes do Real, até a da Família Real (2008).

Em uma reunião com o BC, houve essa especulação para reemissão dessas peças, mas isso causou uma divisão entre os numismatas, alguns concordando e outros discordando.

No fim das contas eu acredito que não serão reemitidas essas peças.
Rodrigo Leite

Scientia nvmismatica ad omnivm gentivm.

numismatica_bentes
Reinado D.Filipe II
Registado: quarta set 19, 2007 1:01 pm
Contacto:

Re: Moeda co Centenário de Cândido Portinari

#3 Mensagem por numismatica_bentes » quarta dez 24, 2014 8:47 am

rodrigoleite Escreveu:
numismatica_bentes Escreveu:Para este particular exemplar, apesar da cunhagem inicial ter sido baixa (2.000 exemplares), o que terminou contribuindo para sua escassez, a tiragem autorizada pelo BC é de 20.000 (vinte mil) peças, o que significa que, de um momento a outro, segundo decisão da Casa da Moeda, autorizada pelo BC, mais 18.000 exemplares podem ser cunhados e colocados à venda. Não dizemos que certamente irão cunhar mais exemplares dentro do limite estabelecido, mas sim que existe uma real possibilidade de que essa moeda, hoje escassa, possa passar a bastante comum, caso a Casa da Moeda resolva, com a devida autorização já fornecida pelo BC, cunhar as restantes 18.000 das 20.000 moedas autorizadas.
No fim isso se aplica a todas as moedas comemorativas não-circulantes do Real, até a da Família Real (2008).

Em uma reunião com o BC, houve essa especulação para reemissão dessas peças, mas isso causou uma divisão entre os numismatas, alguns concordando e outros discordando.

No fim das contas eu acredito que não serão reemitidas essas peças.
Não podemos basear nossas estimativas de preços em hipóteses ou na opinião de quem comprou um estoque dessas moedas a fim de lucrar muito. Se consta da circular do BC que a tiragem autorizada é de 18.000 exemplares, sempre irá existir a possibilidade de que, de um dia para o outro, sejam derramadas mais 16.000 moedas desse tipo na praça. Aí, quem pagou R$ 5.000 ou mais por uma delas, além de se sentir enganado, será mais um (assaltado por um grande sentimento de impotência e desânimo) candidato a desistir da numismática e isso nós temos por obrigação, tentar evitar. Já aconteceu na filatelia e também com aqueles cartões telefônicos que eram vendidos a preços absurdos para depois caírem verticalmente. Na Itália, aconteceu com uma série do Vaticano que chegou a ser vendida por € 5.000,00 euros e que hoje encontram um monte por aí, a menos de 900 euros e ninguém compra.

Já aconteceu até com um denário de Nero, antes considerado raríssimo e que depois de um achado na Itália, com mais de 2.500 denários do mesmo tipo, caiu de preço vertiginosamente. Ninguém sabe quantos desses denáriso foram cunhados. Por isso colocamos a quantidade de moedas cunhadas na maior parte dos exemplares (para os que temos informação segura) do nosso catálogo. Essa é uma, entre outras variáveis, que influencia notavelmente no preço de um exemplar. Certamente jamais irão cunhar novamente um 10.000 réis da República, com data 1922, a não ser que decidam fazê-lo para atender aos numismatas, mas é evidente que será sempre um reprodução, valendo muito, muito, muito menos do que o original. O mesmo não podemos afirmar a respeito da Moeda comemorativa do Centenário de Portinari. Se forem emitidas as outras 16.000 (sempre existe essa possibilidade), serão as mesmas moedas que as 2.000 cunhadas.

Bentes

erezende
Reinado D.Luís
Registado: domingo dez 18, 2011 2:37 pm
Contacto:

Re: Moeda do Centenário de Cândido Portinari

#4 Mensagem por erezende » sexta jan 02, 2015 8:56 pm

Tirei essa foto com a moeda dentro da cápsula plástica. As pequenas marcas que aí aparecem não existem na realidade. Ela continua ainda linda proof, sem marca alguma.

Porém, apesar da cápsula e da câmera utilizada ser uma Sony Cyber-shot 7.2M, que nem função de macro tem, acho que ficou bem definida na nitidez e contraste.

Essa moeda, até recentemente, estava disponível no site do BB por R$ 120,00 + frete.
Eduardo Rezende
MoedasDoBrasil.com.br
http://www.moedasdobrasil.com.br

Emerson Pippi
Escudinho da II República
Registado: quinta set 17, 2015 10:24 pm

#5 Mensagem por Emerson Pippi » quarta nov 11, 2015 11:15 pm

Mas essa hipótese de voltar a cunhar a moeda já aconteceu alguma vez com alguma moeda comemorativa?

pabotwm
Senhor Escudo da I República
Registado: segunda jan 21, 2013 11:47 am

#6 Mensagem por pabotwm » quinta nov 12, 2015 12:43 am

Essa regra também vale para a Moeda de Ouro e Preto e da Família Real?

NETCOINS
Reinado D.Pedro V
Registado: terça set 02, 2008 11:53 pm

#7 Mensagem por NETCOINS » quinta nov 12, 2015 10:00 pm

Acho que o mínimo do bom senso seria que se essas moedas fossem relançadas, pelo menos a data teria que ser diferente, ou seja a data atual, serviria para aqueles que não tem, mas não seriam raras como aquelas originais, senão será imoral e mais um golpe no colecionador brasileiro.

william
Reinado D.João IV
Registado: domingo set 07, 2008 3:04 pm
Contacto:

#8 Mensagem por william » domingo nov 15, 2015 2:48 pm

Sou da opnião que não se deve cunhar novamente qualquer moeda comemorativa de anos passados, pois o momento dessa comemoração ou daquele evento já se passou !

O fato de uma moeda ser rara é o que torna desafiador para quem coleciona.

Eu mesmo tenho varias moedas que faltam na minha coleção e que me estimula a continuar nas minhas buscas.

Se tudo for fácil acaba o encanto :thumbupleft:

Ps.: Não creio que o BCB venha a cunhar essas peças esgotadas, pois a conteção de gastos do governo brasileiro é um dos mais intensos dos ultimos anos, haja vistos a quantidade de moedas ordinarias emitidas em 2014 e 2015.

mbrodrigues
Reinado D.Afonso VI
Registado: quarta set 19, 2012 12:03 pm

#9 Mensagem por mbrodrigues » domingo nov 15, 2015 6:24 pm

Eu também não acredito que essa moeda volte a ser produzida, alguém sabe me dizer se o cunho dessa moeda já foi descaracterizado ?
Marcio B. Rodrigues
mbr1976@gmail.com
Rio de Janeiro - RJ
BRASIL
PECUNIA TOTUM CIRCUMIT ORBEM

Jorge Silva
Moderador
Registado: terça mai 09, 2006 5:57 pm

#10 Mensagem por Jorge Silva » domingo nov 15, 2015 6:52 pm

"Eu mesmo tenho varias moedas que faltam na minha coleção e que me estimula a continuar nas minhas buscas".

"Se tudo for fácil acaba o encanto"

Concordo em absoluto com o William.
Cumprimentos

Jorge Silva

" A medalha deve ser acarinhada como uma arte nobre da escultura ".

https://betaleiloes.net/os_meus_leiloes.php

Responder

Voltar para “República (1889-Presente)”