Fórum Numismática

Lugar de convívio de colecionadores de moedas, notas e outros artigos
Data/Hora: domingo nov 18, 2018 1:57 am

Hora UTC




Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 18 mensagens ]  Ir para a página 1 2 Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: segunda jun 12, 2017 3:01 pm 
Desligado
Reinado D.José
Avatar do Utilizador

Registado: quinta set 02, 2010 2:07 pm
Mensagens: 520
Localização: Curitiba - Parana - Brasil
Caros colegas,

Soube de alguns colegas as moedas de prata das Olimpíadas apareceram em grandes quantidades no mercado.
Dizem ser as peças enviadas para fora do Brasil, e são tantas que já vendem as de 5 Reais do Teatro Municipal a 500 reais no Mercado Livre.
Elas vem sem caixa, em um estojo de acrílico, algumas vezes com o certificado.
O problema é que elas tem levantado dúvidas pois tem sido vendidas mais barato que as vendidas nos sites do exterior. Infelizmente não tive nenhuma em mãos, mas dizem também ter diferenças de cunho das que vieram em estojos.
Ainda é um discussão entre os que conversei, mas existem as possibilidades destas peças serem da China, que como sabemos tem incomodado com essas coisas.

Não posso confirmar nem que sim nem que não pois como disse não avaliei pessoalmente, mas deixo o aviso aos colega, para que avaliem e postem suas opiniões. De qualquer forma, se forem verdadeiras, caiu muito o preço destas peças, se não forem, é um cuidado que temos que ter.

Abaixo as imagens que consegui no ML.


Última edição por Rogbert em domingo jun 18, 2017 1:28 am, editado 3 vezes no total.

Topo
   
MensagemEnviado: quinta jun 15, 2017 1:30 am 
Desligado
Reinado D.Afonso Henriques
Avatar do Utilizador

Registado: terça nov 09, 2004 2:50 am
Mensagens: 15195
Localização: Brasil
Possibilidade real de serem super fakes. Essas moedas novas em proof, com algum valor de mercado, estão sendo bastante falsificadas, as prensas de alta tonelagem dos chinas imitam bem o equipamento das casas da moeda mundo afora. Esses pequenos detalhes de cunho que as diferenciam das moedas lacradas são muito suspeitos, pois eh por meio deles que se identificam as super fakes. Não coleciono esse tipo de peça, mas não compraria nada fora do lacre do estojo original...

_________________
http://www.megaleiloes.com/leiloes.php? ... liveirarod ML - http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_14426169
"O colecionador é um homem mais feliz"
DIGA "NÃO" ÀS FALSIFICAÇÕES CHINESAS - Não colabore com mercado criminoso


Topo
   
MensagemEnviado: quinta jun 15, 2017 3:39 pm 
Desligado
Reinado D.José
Avatar do Utilizador

Registado: quinta set 02, 2010 2:07 pm
Mensagens: 520
Localização: Curitiba - Parana - Brasil
Caros colegas,

Ainda não tive em mãos as peças para avaliar, mas já ví algumas diferenças em imagens. Abaixo as imagens para possam avaliar.



Abraços.


Última edição por Rogbert em domingo jun 18, 2017 12:13 am, editado 2 vezes no total.

Topo
   
MensagemEnviado: quinta jun 15, 2017 7:36 pm 
Desligado
Senhor Escudo da I República
Avatar do Utilizador

Registado: quarta jul 20, 2016 4:04 am
Mensagens: 37
Localização: Goiânia
Claramente temos uma de duas situações: Ou são cunhos diferentes (o que acho improvável, dada a quantidade emitida), ou são superfakes chinesas. Dada a alta demanda dessas peças no exterior, penso que pode ser a segunda opção. E quanto ao certificado que as acompanha? Se forem falsas, o certificado é igualmente falso, e seria excelente se conseguíssemos imagens frente e verso em alta resolução dos certificados das peças que vem em estojos adquiridas no Banco Central, e dessas que estão surgindo agora. Diferenças nos padrões de impressão e na qualidade acabariam com todas as dúvidas.

No mais, não pude deixar de notar: Que serrilhas estranhas! Será que tem o mesmo número de dentes das sabidamente originais?

_________________
Moedas da Ucrânia http://ucranianumismatica.blogspot.com.br/


Topo
   
MensagemEnviado: domingo jun 18, 2017 1:03 am 
Desligado
Reinado D.José
Avatar do Utilizador

Registado: quinta set 02, 2010 2:07 pm
Mensagens: 520
Localização: Curitiba - Parana - Brasil
Caros colegas,

Fui avisado em MP que as peças comentadas vieram da Alemanha com documentação, e me foi explicado que as diferenças que notei vinham da má qualidade das imagens.

Assim me avisaram que as peças seriam das que foram para fora do Brasil e a dúvida estaria esclarecida.


Abraços.


Topo
   
MensagemEnviado: domingo jun 18, 2017 2:38 am 
Desligado
Sou só um euro caloiro

Registado: domingo jun 18, 2017 1:51 am
Mensagens: 1
Pessoal, sou Presidente da Sociedade Numismática Paranaense, quero aqui fazer uma retratação sobre comentários das moedas comemorativas de prata, de 2014 a 2015 ( catalogadas como P.756 a P.757) onde pelo simples fato de que algumas moedas estavam sendo comercializadas há menos de 2 meses, até 2.000,00 Reais, hoje, estão sendo comercializadas até por R$ 500,00. Esta brusca desvalorização destas moedas, ocorreu pelo fato de que alguns comerciantes fizeram compra destas moedas que foram vendidas no exterior ( Alemanha) e repatriaram estas peças para o Brasil em grande quantidade. Sempre é natural que quando ocorre uma grande oferta ao mercado, os preços caem e vertiginosamente. Principalmente quando lá na Alemanha, foram distribuídas a um preço mais acessível e assim os preços caem naturalmente aqui no Brasil. Oferta de mais e demanda de compra de menos, é a melhor explicação para a caída de preços. Até aí todo mundo entende. O que não se entende, é que teve muitos comentários falando sobre FALSIFICAÇÃO, CUNHOS DIFERENTES, CERTIFICADOS FALSOS e etc. Faz com que comerciantes sérios e comprometidos, e até associados da SNP e SNB de longos anos, tenham seu nome abalado no mercado de numismática brasileiro. Isto não pode acontecer. A SNP esta comprometida com a verdade, sempre a verdade. Tanto é que determinou um diligência junto a Casa da Moeda do Brasil, para que se expliquem se existe apenas um cunho ou existe mais de um cunho para estas mesmas moedas e também para que se expliquem de que forma foram distribuídas lá fora, se com caixa, sem caixa, com certificado ou não, se com involucro e outros detalhes desta distribuição. Assim, pedimos cautela nos comentários, pois não podemos expor sócios e comerciantes de longos anos em situação embaraçosa que venha a colocar dúvidas em seus negócios, acerca da origem destas moedas. Embora não tenha sido a SNP, que tenha feito comentários sobre estas moedas, mas a SNP, se sente na obrigação de defender seus sócios e comerciantes associados, principalmente, quando são atingidos por dúvidas que venham a denegrir sua imagem perante a comunidade Numismática Brasileira. O Mercado Numismático passa por uma situação difícil pela própria crise econômica no Brasil e não precisa mais de uma crise de credibilidade criada em seu próprio meio. Temos que ter união e cada qual fazer seu papel e com grande responsabilidade. Afinal, todos amam esta atividade e ela deve ser protegida, respeitada e defendida para a continuidade do próprio mercado. Tem nosso voto de confiança, os comerciantes associados da SNP, e podem contar com ela em qualquer momento. Atenciosamente . João Gualberto Abib - Presidente da SNP.


Topo
   
MensagemEnviado: domingo jun 18, 2017 4:33 am 
Desligado
Sou só um euro caloiro

Registado: sexta jun 16, 2017 1:21 pm
Mensagens: 2
amigos da numismática, não deem atenção a boatos falsos como os divulgados por Rogbert
as moedas das olimpíadas são originais, o que acontece é que tem pessoas desqualificadas , que pelo visto não entende nada de numismática , que nem se quer chegou a examinar uma unica moeda e escreve um monte de bobagens , apenas para tumultuar o mercado e confundir os colecionadores sérios ! esta pessoa esta prestando um desserviço a numismática nacional , lamentável que seja vice presidente da renomada Sociedade Numismática Paranaense da qual sou membro numero 119 desde 17/07/1991 (com um vice presidente como este já não tao renomada pelo visto ) , com relação a ma qualidade das imagens , foi imagem que esta pessoa pegou sem minha autorização no mercado livre, as imagens são boas ele que não sabe classificar moedas e encontrou variantes de cunho onde não existe !!!
abraços
Marcelo Rocha Borges


Topo
   
MensagemEnviado: domingo jun 18, 2017 7:36 pm 
Desligado
Reinado D.Luís

Registado: terça out 16, 2012 2:52 am
Mensagens: 154
Localização: Belo Horizonte-MG
Quantas você tem à venda, Marcelo?


Topo
   
MensagemEnviado: segunda jun 19, 2017 3:49 am 
Desligado
Senhor Escudo da I República
Avatar do Utilizador

Registado: quarta jul 20, 2016 4:04 am
Mensagens: 37
Localização: Goiânia
Isso de preocupação com o “renome” e “reputação” de comerciantes é uma grande bobagem e causa-me tristeza em saber que isto vem oficialmente de uma sociedade numismática, nas palavras diretas do seu presidente. Tenho a mais absoluta certeza que não são todos seus associados que pensam dessa forma. Parece-me que estão mais preocupados com os lucros do que com a pesquisa e o conhecimento. Não é a primeira vez que vejo isso dessa SNP, qualquer um que tenha dúvidas sobre algo, leva logo um grande “calaboca” desmoralizador, e se for no fórum do “presidente” lá no facebook, tópicos são apagados, e a expulsão é garantida. Triste e lamentável!

Ao meu ver, as dúvidas são reais e válidas, pois há estojos diferentes, cápsulas diferentes, certificados com fonte de impressão com tamanho e cores diferentes, e aparentemente até mesmo cunhos diferentes nas peças em si. É natural e elementar que surjam dúvidas sobre a originalidade das moedas, ainda mais em tempos negros onde as falsificações chinesas abundam, onde os nossos amigos do oriente falsificam não só as moedas, mas também até mesmo slabs de empresas como PCGS e NGC. Porque não falsificariam as moedas brasileiras das olimpíadas?

Numismática não é apenas o mero comércio, não é como vender bananas na feira, é uma arte nobilíssima, e é antes de mais nada estudo e questionamento sobre o “porquê” e o “como” das coisas e a sua história. O comércio é secundário. Logo, ao invés da tal SNP se preocupar apenas com lucros de seus associados, como se fosse uma mera casa numismática comercial ou uma banca de venda ocasional de moedas, deveria se importar em descobrir o motivo pelo qual a Casa da Moeda fez estojos diferentes pras mesmas emissões. Isso sim é fazer papel de entidade tipo "clube" ou "sociedade".

Em tempo, a informação que obtive foi a seguinte: As peças comercializadas pelo Banco Central (através do Banco do Brasil) vinham nos estojos que todos conhecem, e as peças que estão em cápsulas quadradas são uma versão tipo exportação, foram vendidas nos stands do comitê Rio 2006 no Rio de Janeiro e no exterior. No entanto é apenas especulação, e precisamos da informação oficial sobre isto, oriunda do Banco Central ou Casa da Moeda do Brasil.

_________________
Moedas da Ucrânia http://ucranianumismatica.blogspot.com.br/


Topo
   
MensagemEnviado: segunda jun 19, 2017 4:11 am 
Desligado
Senhor Escudo da I República
Avatar do Utilizador

Registado: quarta jul 20, 2016 4:04 am
Mensagens: 37
Localização: Goiânia
Complementando acima: Obtive essa informação sobre as capsulas quadradas serem uma versão tipo exportação através do sr. Bruno Pellizzari, que é assessor especial da presidência da Sociedade Numismática Brasileira, além de gerente de uma grande casa numismática de São Paulo. Com certeza ele tem as fontes primárias dessa informação, ou não teria dito nada. Mas pra sanar todas as dúvidas, precisamos das informações oficiais vindas da CMB ou BC. Até lá, quaisquer dúvidas são, ao meu ver, reais e válidas. Ninguém quer comprar lixo chinês como se fosse original.

_________________
Moedas da Ucrânia http://ucranianumismatica.blogspot.com.br/


Topo
   
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 18 mensagens ]  Ir para a página 1 2 Próximo

Hora UTC


Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Limited
Traduzido por: phpBB Portugal