Limpar moeda Direitos Humanos 1998

Responder
Mensagem
Autor
Bruno Malavolta
Sou só um euro caloiro
Mensagens: 2
Registado: domingo jul 09, 2017 3:41 am

Limpar moeda Direitos Humanos 1998

#1 Mensagem por Bruno Malavolta » sábado jul 15, 2017 11:13 pm

Meus caros,

peguei em circulação, por sorte, essa moeda, em condições precaríssimas.
Comprei um polidor de metais, Brasso, para limpá-la, porque não achei que qualquer outa solução vá resolver.
Não estou MUITO preocupado com o resultado final, afinal, a moeda está nas condições em que está. Mas por ser rara, também não posso ser muito leviano.
Mas ao limpar outras moedas sem valor de um real como teste, percebi que elas "perdiam o brilho" do amarelo.
Sei que o anel dourado em volta, até 1999, eram de outro material, alpaca (níquel + cobre + zinco), e a partir de 2002 em bronze.

Enfim. Minha pergunta é: meto o BRASSO nessa moeda, mesmo que talvez perca um pouco o brilho original, ou que outro procedimento os senhores me recomendariam?

Abraços agradecidos
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.



Avatar do Utilizador
Esteves
Reinado D.Manuel II
Mensagens: 73
Registado: sábado jan 08, 2011 2:52 am
Localização: Rolândia, PR - BRASIL

Re: Limpar moeda Direitos Humanos 1998

#2 Mensagem por Esteves » terça jul 18, 2017 4:48 pm

Olá Bruno!

Eu não diria que ela esta em condições precaríssimas. Ela apenas possui manchas de corrosão da alpaca (não dá pra enxergar direito, mas se for azul esverdeado é carbonato de cobre, o famoso azinhavre). Dissolva um pouco de bicarbonato de sódio em água e esfregue nas manchas com uma escova de dentes de dureza média. Deve resolver sem danificar a moeda. NUNCA pula uma moeda. A pátina natural é uma característica apreciada por colecionadores.

Abraço!
Henrique Esteves

Avatar do Utilizador
RBNumis
Reinado D.Manuel II
Mensagens: 89
Registado: quarta jul 20, 2016 4:04 am
Localização: Goiânia
Contacto:

Re: Limpar moeda Direitos Humanos 1998

#3 Mensagem por RBNumis » quarta set 13, 2017 5:49 pm

Não se limpa moedas, amigo. Muito menos com Brasso ou outro polidor de metais.
Mas a moeda é sua e você faz o que quiser com ela. Só não tente vende-la depois de limpada.

Responder

Voltar para “República (1889-Presente)”