1 real faltando uma das estrelas do cruzeiro do sul...

Responder
Mensagem
Autor
bruck
Reinado D.Maria II
Mensagens: 265
Registado: segunda abr 09, 2018 10:35 pm

1 real faltando uma das estrelas do cruzeiro do sul...

#1 Mensagem por bruck » quarta mai 16, 2018 12:38 am

... Tem algum valor numismático ou apenas mera curiosidade? É a 1ª com essa característica que encontrei dentre todas as moedas de real que já me caíram nas mãos. no local onde deveria haver a estrela (não sei se na imagem reduzida é possível perceber esse detalhe) aparece uma reentrância no disco, mas não tem sinais de que isto tenha sido feito intencionalmente (ou não) após a cunhagem. Me parece alguma falha que já veio no processo de cunhagem. e aí, qual a opinião de vocês, pessoal? :)
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.



Avatar do Utilizador
silvio2
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 9510
Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm
Localização: Leiria (Distrito)

Re: 1 real faltando uma das estrelas do cruzeiro do sul...

#2 Mensagem por silvio2 » quarta mai 16, 2018 7:50 am

Na minha opinião, a moeda foi manipulada e a estrela apagada pois nota-se, claramente, que onde deveria haver a estrela, há um desgaste no metal. :2evil:
Cumprimentos,
Sílvio Silva

bruck
Reinado D.Maria II
Mensagens: 265
Registado: segunda abr 09, 2018 10:35 pm

Re: 1 real faltando uma das estrelas do cruzeiro do sul...

#3 Mensagem por bruck » quarta mai 16, 2018 11:27 pm

agradeço tua opinião, colega Silvio. De fato (na foto original tirada com câmera digital é possível ver uma reentrância/concavidade no metal- bem onde deveria haver a estrela). Enquanto bem acima da letra A da palavra "real" nota-se uma saliência/elevação/excrescência no disco em formato de meia lua. isto também seria fruto de uma adulteração pós-cunhagem?? :think:
Acho que nestas fotos é possível notar (embora com a imagem deveras reduzida para adaptar-se ao ficheiro do fórum).
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

Responder

Voltar para “República (1889-Presente)”