moeda 1 real 1999...lamentável...

Responder
Mensagem
Autor
bruck
Reinado D.Maria II
Mensagens: 265
Registado: segunda abr 09, 2018 10:35 pm

moeda 1 real 1999...lamentável...

#1 Mensagem por bruck » sexta jun 22, 2018 1:30 am

Salve pessoal! :D
Então...Seguinte: desde julho de 2014 que comecei a garimpar as primeiras moedas de 1 real da 2ª família (as que têm o centro de cupro-níquel e o anel em alpaca- que segundos dados oficiais foram cunhadas menos de 22 milhões de peças entre os anos de 1998 e 1999).
Pois bem..em quase 4 anos de "garimpo" na minha pequena cidade de São Francisco de Assis - RS amealhei exatas 65 moedas. Desse total 64 são datadas de 1998. (Sim..eu sei que a proporção está totalmente fora dos parâmetros- mas julgo que isso se deve a amostragem ser pequena perante o montante...mas.. ainda assim é uma estatística no mínimo inusitada, né? :erofl: (18 milhões de peças cunhadas em 1998 e 3 milhões 840 mil em 1999 num total de 21 milhões 840 mil peças). Já chegava a pensar que chegaria a juntar a centésima moeda, todas de 1998!
Eis que hoje, em uma banca de jogo do bicho, onde costumo trocar moedas na esperança de achar algo novo...esta "senhora" se apresenta:

:erofl: :rotate: Na hora, de cara, achei que fosse falsa, mesmo assim não poderia deixar passar...Levei no banco pra tirar a dúvida sobre a autenticidade e validade (nesse estado) da mesma; e obtive a confirmação do funcionário" olha, ela tá bem judiada, mas é autêntica e vale tanto quanto qualquer outra...inclusive já vi outras bem piores passarem aqui pelo banco" me disse o funcionário.
A minha impressão é de que um comboio inteiro de trem passou por cima da coitada, está até meia torta/com o eixo empenado, não sei se dá pra ver. ela foi literalmente esmagada. parece até um trator de esteira passou por cima e deu marcha ré várias vezes.... :angry: confesso que nunca tinha visto nada parecido em se tratando de moedas (e olha que já tive oportunidades de ver algumas em estado deplorável...). Com relação à cédulas já vi algumas que com certeza saíram do esgoto. até fezes...mas em moedas...pra mim é inédito.
o que os colegas me dizem? depois de tantos anos, finalmente topei com a "galinha dos ovos de ouro"... :erofl: :erofl: Fiquem à vontade para comentar.... abraços! :green:
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Última edição por bruck em sexta jun 22, 2018 1:49 am, editado 3 vezes no total.



Adrhosan
Reinado D.Maria II
Mensagens: 260
Registado: sábado mar 24, 2018 12:33 am

Re: moeda 1 real 1999...lamentável...

#2 Mensagem por Adrhosan » sexta jun 22, 2018 1:42 am

Olá, Bruck. O pessoal judia das coitadas realmente. Tenho uma da Alemanha nazista que diria que um panzer deu em cavalo de pau em cima. Mas é o serviço delas, se submeterem a quem as possui até trocar de mãos.
Última edição por Adrhosan em sexta jun 22, 2018 12:26 pm, editado 1 vez no total.

bruck
Reinado D.Maria II
Mensagens: 265
Registado: segunda abr 09, 2018 10:35 pm

Re: moeda 1 real 1999...lamentável...

#3 Mensagem por bruck » sexta jun 22, 2018 1:42 am

...Capricho do destino ou não...a data sobreviveu ao "tsunami" para contar a história... :duel:
Alguém tem algum palpite sobre o que pode ter deixado está coitadinha neste estado?? passou esses 19 anos servindo de goma de mascar para algum tigre??! :1zhelp: ou terá sido intencional?? não terá sido acidente???
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

bruck
Reinado D.Maria II
Mensagens: 265
Registado: segunda abr 09, 2018 10:35 pm

Re: moeda 1 real 1999...lamentável...

#4 Mensagem por bruck » sexta jun 22, 2018 1:58 am

Adrhosan Escreveu:Olá, Bruck. O pessoal judia das coitadas realmente. Tenho uma da Alemanha nazista que diria que um panzer deu em cavalo de pau em cima. Mas é o serviço delas, se submeter a quem as possui até trocar de mãos.
É verdade, colega. já tinha visto muitas oxidadas, atacadas por produtos químicos corrosivos ou "vítimas" de incêndio...Mas nada que se compare a esta pobre sobrevivente... :thumbupleft:
Por enquanto, fica na minha coleção (afinal- foram praticamente 4 anos de buscas infrutíferas) até encontrar outra em melhor estado. Caso não encontre, vou ficando com essa mesma- afinal- não dá pra negar que esta peça tem HISTÓRIA pra contar, né? as cicatrizes não deixam mentir... Vou providenciar um alvéolo e colocar ela dentro pra finalmente gozar de um pouco de "paz" :hammer:

bruck
Reinado D.Maria II
Mensagens: 265
Registado: segunda abr 09, 2018 10:35 pm

Re: moeda 1 real 1999...lamentável...

#5 Mensagem por bruck » sexta jun 22, 2018 2:03 am

AH, sim... uma moeda da Alemanha dos tempos de Hitler até faz sentido encontrar muitas destroçadas- dadas as circunstâncias históricas pelas quais atravessaram...mas essa não me parece o caso...Ainda assim...Não sei se lamento ou se rio imaginando a situação... :D :( :think:

Responder

Voltar para “República (1889-Presente)”