Fórum Numismática
http://forum-numismatica.com/

Novo reverso no 25 Centavos 2018
http://forum-numismatica.com/viewtopic.php?f=54&t=121844
Página 1 de 1

Autor:  Rogbert [ quinta ago 09, 2018 4:02 pm ]
Assunto da Mensagem:  Novo reverso no 25 Centavos 2018

Caros colegas,

Peguei minhas primeiras 2 moedas de 25 centavos 2018 de troco esta semana. Mas ao olhar notei que tinha algo errado. Olhei e percebi que o reverso mudou. Aparentemente trocaram o cunho mãe do reverso para um feito em computador, pois os detalhes são perfeitos.
Isso não é novo, em 2008 notei que o reverso dos 5 centavos tinham 2 reversos, e até fiz um artigo sobre isso. A de 50 centavos também teve essa mudança (não lembro o ano) mas nunca achei dois reversos diferentes no mesmo ano nas de 50 centavos.
Pelo que ouví, não deve mais ocorrer esses casos de 2 reversos no mesmo ano, mas... vale a pena ficar de olho. Vou olhar moedas de 25 centavos 2017 com o reverso novo e 2018 com o velho, quem sabe aparece. Se alguem encontrar, avisem.
Há muitos detalhes diferentes, podem se perceber nas imagens a abaixo, mas o Cruzeiro do Sul no centro e as letras de "REPÚBLI" e "15 de NOVEMB" são 2 detalhes fáceis de comparar.

Para quem gosta, boa caça...

2017
Imagem
2018
Imagem

ImagemImagem

ImagemImagem

Autor:  bruck [ domingo ago 26, 2018 11:41 pm ]
Assunto da Mensagem:  Re: Novo reverso no 25 Centavos 2018

Até agora, só me caiu na mão a de 1 real- e nesta não notei alguma mudança em relação às dos anos anteriores. Mas muito obrigado por partilhar tuas informações sobre esta de 25 centavos, nobre colega. Sempre conveniente para os usuários do fórum. Certamente guardarei uma unidade quando por aqui der o ar da graça. A propósito: a casa da moeda lançou alguma nota oficial- se manifestando sobre a alteração na cunhagem dos 25 centavos deste ano? e quanto às de 5 10 e 50 - alguma alteração também, ou permanecem como antes?
abs. :)

Autor:  Rogbert [ segunda ago 27, 2018 1:30 pm ]
Assunto da Mensagem:  Re: Novo reverso no 25 Centavos 2018

Caro bruck,

Não existe nada oficial, não é uma alteração geral, nem quer dizer que todas irão ter, até por que é um processo normal que vem desde 2002. Da segunda família já se vão 20 anos, e é óbvio que os processos de produção melhorem, e isso causa melhoras no resultado final que são as moedas. Não se pode parar no tempo. Moedas mais perfeitas impedem mais a falsificação, quanto mais sofisticado e perfeito o processo que gera as moedas, mais difícil para os falsificadores duplicarem. Pra exemplificar, Em 2002 houve mudanças sutis no anverso das moedas com melhoria dos cunhos, mas sem variantes ao que sei. Dai em diante acompanhei o seguinte :

- Em 2007 houve no reverso da de 5 Centavos, com duas variantes, de 13 e 12 linhas no reverso, mas nas minhas pesquisas sem raridade em especial, pois encontrei nas mesmas quantidades. Quem tiver o boletim e quiser saber mais detalhes, fiz o relato no boletim 37 da SNP em abril de 2009. Nesta data então há variantes de cunho.
Imagem

- Pesquisei mais e notei que em 2005 houve no reverso da de 50 Centavos a mesma mudança, com 5 e 6 linhas, sendo 5 linhas no cunho antigo de 2003 e 6 linhas no cunho novo de 2005. Quer tiver o boletim e quiser saber mais, fiz o relato no boletim 38 da SNP em Julho de 2009. Nestas data então não há variantes de cunho.
Imagem

- Existe também a mudança da legenda na borda de 50 centavos, comecei a pesquisar com as abaixo, mas nunca tive tempo de procurar mais, então nunca fiz artigos, mas parecem ser todas de mesma raridade também, mas se tiver uma rara pode ser que eu simplesmente não tenha achado. Há mais variantes, mas nunca tive tempo de catalogar, quem sabe algum colega tenha tempo e liste melhor isso. Reparem principalmente no G, na estrela e no O as diferenças.
Imagem


- Por coincidência voltei ontem do encontro de colecionismo da Casa da Moeda no Rio de Janeiro, o qual foi muito bom! Houve palestras fantásticas, de numismatas e do pessoal da Casa da Moeda.Inclusive eles foram extremamente simpáticos e atenciosos, conversaram conosco sobre nossas dúvidas e sobre os planos futuros da Casa da Moeda e das moedas comemorativas, inclusive lançaram uma série de medalhas sobre o Real. Chamada os Bichos do Real, vejam no link abaixo :

https://www.clubedamedalha.com.br/temas/bichos-do-real

- Lá conversando eles confirmaram que os processos das moedas estão mudando, melhorando e se informatizando. Na medida que os cunhos se gastam (pois não duram para sempre) são substituídos por novos feitos com melhor tecnologia, não há por que fazer cunhos novos com tecnologia de 20 anos atrás, é óbvio. Então não há planos nessas mudanças, apenas quando se gastam os cunhos são feitos novos com novas tecnologias.

- E comentando sobre o evento novamente. O que se pode dizer é que a Casa da Moeda quer ser parceira dos colecionadores, e quer nos ouvir, ser nossa amiga, mas há questões burocráticas que a prendem, pois quem pode autorizar moedas é somente o Branco Central, mas há uma vontade hoje de melhorar a relação entre a Casa da Moeda e os colecionadores, o evento que fizeram no Rio de Janeiro não é a primeira, mas a principal amostra disso até agora na minha opinião. E aguardem, poderão vir mais.

Rogério




Autor:  LSalema [ quinta set 06, 2018 9:55 pm ]
Assunto da Mensagem:  Re: Novo reverso no 25 Centavos 2018

Rogério,
Obrigado por estas informações.

Página 1 de 1 Hora UTC
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Limited
https://www.phpbb.com/