Fórum Numismática

Lugar de convívio de colecionadores de moedas, notas e outros artigos
Data/Hora: sábado fev 23, 2019 1:12 pm

Hora UTC

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 7 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: sábado nov 17, 2018 12:24 pm 
Desligado
Reinado D.Luís

Registado: quarta mai 09, 2018 1:16 am
Bom dia!

Encontrei esta moeda de 50 centavos do ano de 2008 com Anverso diferente das que costumo encontrar, algum colega já viu igual?

REVERSO - A 1ª MOEDA É A QUE COSTUMO ENCONTRAR, JÁ A SEGUNDA...
Imagem

ANVERSO - A 1ª MOEDA É A QUE COSTUMO ENCONTRAR, JÁ A SEGUNDA...
A moeda que costumo encontrar tem 5 linhas abaixo do busto, a segunda tem seis.
Imagem

Rio de Janeiro, RJ - Brasil

MensagemEnviado: sábado nov 17, 2018 4:13 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso II

Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm
Olá, amigo Lincoln
Tem "tudo" explicado aqui Imagem https://colecaosfm.wordpress.com/2014/1 ... -centavos/ :thumbupleft:

Imagem
(fonte: https://ilhacolecoes.wordpress.com/2016 ... s-de-2008/)

MensagemEnviado: sábado nov 17, 2018 7:54 pm 
Desligado
Reinado D.Luís

Olá, amigo Silvio.
Obrigado pela informação, eu já olhei diversas moedas de 50 centavos do ano de 2008, e esta é a primeira que acho diferença de cunho, o cunho mal acabado era até então o único que eu conhecia, até achar este cunho com melhor acabamento. Enfim...coloquei a moeda na coleção.
Abraços.

MensagemEnviado: sábado nov 17, 2018 9:58 pm 
Desligado
Reinado D.José

Registado: quinta set 02, 2010 2:07 pm
Caro Salema,

Pode ter algo novo em mãos. O que é conhecido, é 5 linhas no cunho antigo de 2003 para trás e 6 linhas no cunho novo de 2005 para a frente. Uma moeda de 50 centavos após 2005 com 5 linhas eu nunca tinha visto. E se tinham achado por ai, eu ainda não sabia.
Se descartarmos a possibilidade de a de 5 linhas de 2008 ser falsa ( sempre temos que avaliar isso, há muitas moedas falsas de circulação, e a de 50 por ser de inox sem banho foi a mais fácil de falsificarem da segunda família, então sempre devemos avaliar isso por precaução ) pode ser uma variante de cunho.
Pode avaliar 2 coisas ? Primeiro veja o ORDEM E PROGRESSO na borda, ele tem boa qualidade ? Bate com o tipo de outras em letras e espaços, centralização ? Depois compare a 5 linhas de 2008 com uma moeda de 2003, 2002, 2001, e veja se são muito diferentes. Faz sentido um reverso trocado, mas se os anverso e reverso não baterem, é possível ser falsa.
Sua fotos são boas, mas para avaliar sempre uso scannear a 1200 DPI, vai poder avaliar muito mais a moeda.
Se descartada a possibilidade de falsa, pode ser um cunho de reverso modelo antigo usado em 2008. Nessa época podia acontecer.

Boa sorte, e se tiver novidades avise.

Abraços.

MensagemEnviado: quarta nov 21, 2018 2:00 pm 
Desligado
Reinado D.Luís

Rogbert Escreveu:
Caro Salema,

Pode ter algo novo em mãos. O que é conhecido, é 5 linhas no cunho antigo de 2003 para trás e 6 linhas no cunho novo de 2005 para a frente. Uma moeda de 50 centavos após 2005 com 5 linhas eu nunca tinha visto. E se tinham achado por ai, eu ainda não sabia.
Se descartarmos a possibilidade de a de 5 linhas de 2008 ser falsa ( sempre temos que avaliar isso, há muitas moedas falsas de circulação, e a de 50 por ser de inox sem banho foi a mais fácil de falsificarem da segunda família, então sempre devemos avaliar isso por precaução ) pode ser uma variante de cunho.
Pode avaliar 2 coisas ? Primeiro veja o ORDEM E PROGRESSO na borda, ele tem boa qualidade ? Bate com o tipo de outras em letras e espaços, centralização ? Depois compare a 5 linhas de 2008 com uma moeda de 2003, 2002, 2001, e veja se são muito diferentes. Faz sentido um reverso trocado, mas se os anverso e reverso não baterem, é possível ser falsa.
Sua fotos são boas, mas para avaliar sempre uso scannear a 1200 DPI, vai poder avaliar muito mais a moeda.
Se descartada a possibilidade de falsa, pode ser um cunho de reverso modelo antigo usado em 2008. Nessa época podia acontecer.

Boa sorte, e se tiver novidades avise.

Abraços.

Prezado Rogério,

Andei observando as moedas do ano 2008 com anverso mal acabado e pude observar que todas tem 5 linhas (igual as moedas de 2002 e 2003), na borda a frase ORDEM E PROGRESSO está na mesma posição que as moedas de 2002 e 2003, entretanto, a escrita da frase com melhor acabamento na de 2008, a moeda de 2008 com anverso diferente e de bom acabamento com 6 linhas só tenho uma, e nunca vi outra igual.

Existe moeda de 2008 com anverso mal acabado com 6 linhas? O amigo tem?

MensagemEnviado: quarta nov 21, 2018 4:30 pm 
Desligado
Reinado D.José

Registado: quinta set 02, 2010 2:07 pm
Caro Salema,

Tenho que lhe pedir desculpas e aos colegas do Fórum, pois nos posts anteriores cometi um erro, de cabeça achei que não haveria variantes em 50 centavos 2008. É a idade, não posso mais confiar na cabeça, tenho que verificar as moedas. É que disso nunca escrevi algo e sempre vejo o que já escrevi para lembrar, então não recordava bem.

Então peço desculpas aqui aos colegas pela informação errada postada antes, e me retrato do que disse, há sim 50 centavos 2008 com 5 e 6 linhas em 2008. Com seu questionamento fui ver minhas moedas e achei os 2 tipos guardados. Nas minhas garimpagens, era possível achar os dois tipos circulando, Abaixo imagens :

Imagem

Moedas 2008 com 5 e 6 linhas
Imagem

E aproveitando, há uma outra variante que pode lhe interessar. São 50 centavos 2008 6 linhas reverso novo, com sombras de linhas descendo a 30 graus. Vejam as imagens abaixo (a moeda da direita fiz linhas vermelhas para ficar fácil identificar na da esquerda :

Imagem

Estas linhas são difíceis de se explicar, uma possibilidade é batida do cunho a vazio marcando o reverso com as linhas, pois as linhas vão mais próximas a borda que o reverso, mas no anverso elas vão, mas mesmo assim a batida não seria normal, teria que ser inclinada, e bate com traços leves embaixo do busto:
Imagem

Ao menos é o que me parece. Como vemos, só há vestígios de linhas, no resto da moeda não há sinais.

Fica ai a moeda para os colegas avaliarem, e quem sabe garimparem umas.

Abraços.

MensagemEnviado: quarta nov 21, 2018 6:07 pm 
Desligado
Reinado D.Luís

Prezado Rogério.

Obrigado pela resposta e imagens, vou procurar então esta moeda com 6 linhas no anverso mal acabado, uma vez que com anverso com bom acabamento já consegui.

Abraços.

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 7 mensagens ] 

Hora UTC

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por: