Fórum Numismática

Lugar de convívio de colecionadores de moedas, notas e outros artigos
Data/Hora: terça dez 11, 2018 4:05 pm

Hora UTC

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 10 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: sábado nov 17, 2018 12:33 pm 
Desligado
Reinado D.Carlos

Registado: quarta mai 09, 2018 1:16 am
Bom dia!

Encontrei estas duas moedas, ambas do ano de 1997, com dupla batida.

Imagem

Imagem

Pergunto: Se a palavra centavos e o ano de 1997 foi atingido por dupla batida, porque o número 10 não foi? Como isso é possível? O cunho não bate na moeda só uma vez num todo?

Rio de Janeiro, RJ - Brasil

MensagemEnviado: sábado nov 17, 2018 4:21 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso III

Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm
LSalema Escreveu:
Bom dia!
(...//...)
Pergunto: Se a palavra centavos e o ano de 1997 foi atingido por dupla batida, porque o número 10 não foi? Como isso é possível? O cunho não bate na moeda só uma vez num todo?

É estranho, sim. :think:
Concordo com as suas dúvidas e, também, não encontro respostas ... ;)

MensagemEnviado: sábado nov 17, 2018 7:59 pm 
Desligado
Reinado D.Carlos

silvio2 Escreveu:
LSalema Escreveu:
Bom dia!
(...//...)

É estranho, sim. :think:
Concordo com as suas dúvidas e, também, não encontro respostas ... ;)

Silvio,
Espero que algum colega tenha alguma solução.

MensagemEnviado: sábado nov 17, 2018 11:01 pm 
Desligado
Reinado D.José

Registado: quinta set 02, 2010 2:07 pm
Caro Salema

Estas duplas batidas aparecem nas de inox. Quando eu era calouro na numismática lá no século passado (faz tempo...) passava no banco uma vez ou duas por semana, e pegava pacotes de moedas (juntadas, circuladas, não novas) e ficava garimpando.
Nunca achava muita coisa, mas juntei muitas destas, e ví certas curiosidades.
Nos meus garimpos, que foram bem limitados (Depois de quase 1 ano, desisti...) e poderiam ter outros resultados se eu fizesse o mesmo em outra cidade, claro, notei certas coincidências.

- Nas de 50 centavos só achei duplas CENTAVOS em 1995.
- Nas de 10 centavos só achei duplas CENTAVOS em 1997.
- Nas de 1 centavo só achei duplas CENTAVOS em 1997.
- Duplas batidas de reverso BRASIL duplo, só achei duas de 1 centavo 1997 e o CENTAVOS não é duplo. (final da imagem abaixo)
- São poucas as de 50, de 10 tem mais, de 1 centavo mais que todas, mas curioso que 5 centavos nunca achei dupla no CENTAVOS.

Sobre como isso só aconteceu com algumas datas, e de forma parcial, nunca entendi. Pode ser simplesmente pois não garimpei em outra cidades para achar, ou sei lá. Também não tenho informações sobre como era a cunhagem de moeda da primeira família, mas o pessoal da Casa da Moeda me disse que HOJE isso acontece no próprio cunho ao ser duplicado, não na batida.
Perguntei a eles como uma dupla batida pode ser parcial no REAL segunda família, só um pedaço da moeda, e eles me disseram que não é ao cunhar, é ao duplicar o cunho.
Se fosse assim também na época, poderia ser o próprio cunho que estava assim, ao ser duplicado. Por isso esse estranho fato de só ter de certas datas duplicadas, e não um pouco de todas.
Mas não tenho como confirmar, estou supondo pelo que me contaram e eu ví, mas até eu achar uma explicação melhor, fico com essa.

Quem sabe algum colega tem uma outra dica. Sempre estou curioso pra saber.

Abraços.

Imagem

MensagemEnviado: domingo nov 18, 2018 2:54 am 
Desligado
Reinado D.Carlos

Prezado Rogério.
Obrigado pela resposta, mas fiquei com uma dúvida: Como eles duplicam o cunho? o amigo sabe?
Abraços.

MensagemEnviado: domingo nov 18, 2018 10:01 am 
Desligado
Reinado D.Maria II

Registado: sábado mar 24, 2018 12:33 am
Olá, Salema. :hallo:
É um palpite. Não houve uma dupla batida do cunho no disco, acho. Ocorreu uma gravação defeituosa do próprio cunho onde foi estampado, talvez pela matriz mover-se no processo. Até perceberem e os substituírem muitos lotes foram cunhados reproduzindo o erro nas moedas. :jumpgreen: :beer: :rotate:

MensagemEnviado: domingo nov 18, 2018 10:53 am 
Desligado
Reinado D.José

Caro Salema,

Eu soube de segunda mão de um colega que visitou a casa da moeda nos anos 90 já na produção do Real, nas moedas da primeira família ao que consta era assim :
Era gerado um cunho principal, a matriz para tudo, deste era gerado um cunho secundário, uma vez ou outra, e do cunho secundário era gerado um cunho de serviço feito com mais frequencia, e o de serviço cunhava as moedas. O cunho de serviço ficava gasto, era gerado outro cunho de serviço com o secundário, ia assim até o secundário ficar gasto, que demorava muito mais a acontecer, então o matriz gerava outro secundário, que voltava a produzir os de serviço.
Os nomes reais usados não sei, dei nomes para diferenciar, mas era o processo para as moedas sempre serem feitas de um cunho original e saírem iguais. Ao que parece algo no processo gerava estes detalhes, mas exatamente como acontecia não sei dizer.
Quem sabe alguém do Rio um dia tomar umas cervejas com um ex funcionário da Casa da Moeda aposentado que trabalhava na produção, e consegue mais informações.

O que me contaram do processo foi isso, foi de boca, mas se alguém souber melhor a história, também gostaria de saber mais.

Abraços.

MensagemEnviado: segunda nov 19, 2018 5:43 pm 
Desligado
Reinado D.Carlos

Adrhosan Escreveu:
Olá, Salema. :hallo:
É um palpite. Não houve uma dupla batida do cunho no disco, acho. Ocorreu uma gravação defeituosa do próprio cunho onde foi estampado, talvez pela matriz mover-se no processo. Até perceberem e os substituírem muitos lotes foram cunhados reproduzindo o erro nas moedas. :jumpgreen: :beer: :rotate:

Olá, Adrhosan.
É um palpite interessante, pode realmente ter acontecido isto. :thumbs:

MensagemEnviado: segunda nov 19, 2018 5:48 pm 
Desligado
Reinado D.Carlos

Rogbert Escreveu:
Caro Salema,

Eu soube de segunda mão de um colega que visitou a casa da moeda nos anos 90 já na produção do Real, nas moedas da primeira família ao que consta era assim :
Era gerado um cunho principal, a matriz para tudo, deste era gerado um cunho secundário, uma vez ou outra, e do cunho secundário era gerado um cunho de serviço feito com mais frequencia, e o de serviço cunhava as moedas. O cunho de serviço ficava gasto, era gerado outro cunho de serviço com o secundário, ia assim até o secundário ficar gasto, que demorava muito mais a acontecer, então o matriz gerava outro secundário, que voltava a produzir os de serviço.
Os nomes reais usados não sei, dei nomes para diferenciar, mas era o processo para as moedas sempre serem feitas de um cunho original e saírem iguais. Ao que parece algo no processo gerava estes detalhes, mas exatamente como acontecia não sei dizer.
Quem sabe alguém do Rio um dia tomar umas cervejas com um ex funcionário da Casa da Moeda aposentado que trabalhava na produção, e consegue mais informações.

O que me contaram do processo foi isso, foi de boca, mas se alguém souber melhor a história, também gostaria de saber mais.

Abraços.

Prezado Rogério,
A sua colocação é interessante, se essa história é real, está resolvido o problema, uma vez, que realmente não houve dupla batida na moeda, houve uma falha no cunho.

MensagemEnviado: segunda nov 19, 2018 7:27 pm 
Desligado
Reinado D.José

Caro Salema,

Realmente é só história contada, não sei se é verdade, mas bate com o que vejo nas moedas, então creio ser possível.
Vamos ver aqui se algum colega tem alguma informação diferente, sempre gosto de novidades.

Abraços.

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 10 mensagens ] 

Hora UTC

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para: