NOVAS MOEDAS COMEMORATIVAS DO BRASIL - NOVIDADE

Moderador: Moderador de Honra

DENIS.ZEPLIN
Reinado D.Manuel II
Registado: quinta jun 14, 2007 9:06 am
Contacto:

NOVAS MOEDAS COMEMORATIVAS DO BRASIL - NOVIDADE

Mensagempor DENIS.ZEPLIN » sexta fev 22, 2008 5:10 pm

BANCO CENTRAL lança duas novas moedas comemorativas
22/02/2008 09h13

Brasília - O Banco Central do Brasil lançará moedas comemorativas referentes a dois importantes eventos históricos que serão celebrados em 2008: o bicentenário da chegada da corte portuguesa ao Brasil; e o centenário do início da imigração japonesa ao país. O lançamento das moedas, aprovado pelo Conselho Monetário Nacional, ocorrerá em junho. A moeda comemorativa referente ao bicentenário da chegada da corte portuguesa ao Brasil será lançada no dia 13 de junho no Rio de Janeiro e a do centenário da imigração japonesa no dia 18 de junho, em São Paulo. As emissões fazem parte do programa de moedas comemorativas do BC, cujo principal objetivo é difundir a história e a identidade nacional e afirmar a imagem do Brasil, consolidando seu padrão monetário no País e no exterior.

200 anos da chegada da Família Real

Em 7 de março de 1808, chegavam ao Rio de Janeiro o então príncipe regente D. João e a Família Real portuguesa, deixando para trás uma Europa conturbada pelas guerras napoleônicas. A presença da corte portuguesa no país transformou a antiga colônia em sede do reino, desencadeando mudanças profundas, dentre as quais pode-se mencionar: o expressivo desenvolvimento econômico decorrente da abertura dos portos; a transformação arquitetônica e urbanística da cidade do Rio de Janeiro; e o desenvolvimento cultural e artístico representado pela criação de bibliotecas e museus. A presença da corte no país ensejou também a fundação, já a partir de 1808, de importantes instituições que contribuíram para a formação das bases da nação brasileira. Todo este importante legado trazido pela Família Real acabou por determinar as condições para a proclamação da independência poucos anos mais tarde, em 1822, o que dá a dimensão da importância simbólica deste evento histórico para o Brasil.
O projeto da moeda comemorativa do evento, desenvolvido pela Casa da Moeda do Brasil, mediante trabalho integrado com o Departamento do Meio Circulante do BC, registra o evento simbólico do desembarque da Família Real no Rio de Janeiro, na atual Praça XV, e presta homenagem a cinco importantes instituições que, fundadas por D. João, também comemoram seu bicentenário em 2008: a Justiça Militar da união (criada como "Conselho Supremo Militar e de Justiça"); o Jardim Botânico do Rio de Janeiro ("Jardim da Aclimação"); a Imprensa Nacional ("Impressão Régia"); o Ministério da Fazenda ("Erário Régio"); e o Banco do Brasil.

Centenário da Imigração Japonesa no Brasil

Em 18 de junho de 1908, chegava ao porto de Santos o navio Kasato Maru, trazendo os primeiros 781 imigrantes japoneses ao Brasil. Convocados a trabalhar nas fazendas de café, os imigrantes japoneses logo diversificaram suas atividades, marcadamente na agricultura, onde se destacaram desde o princípio com suas técnicas no cultivo de hortifrutigranjeiros, mas também nos mais diversos segmentos da atividade econômica, imprimindo sua contribuição para a formação da riqueza cultural brasileira. Hoje, o Brasil abriga o maior contingente de japoneses e descendentes de japoneses fora do Japão – cerca de um milhão e meio de pessoas.
No contexto das comemorações do evento ao longo de 2008 – considerado o ano do Intercâmbio Brasil-Japão – o BC lançará moeda comemorativa, o que também ocorrerá no Japão, com o lançamento de uma emissão comemorativa pelo Ministério das Finanças japonês.
O projeto da moeda comemorativa brasileira apresenta o navio Kasato Maru, que representa o início da imigração japonesa ao Brasil, e faz referência à presença japonesa no desenvolvimento da agricultura brasileira, simbolizada por uma camponesa japonesa colhendo caquis. O caqui, que tem seu próprio nome originado do japonês, foi escolhido por ter sido difundido no Brasil por aqueles imigrantes.

Características Básicas das moedas comemorativas:

200 Anos da Chegada da Família Real

Imagem

Imagem

200 Anos da Chegada da Família Real
Denominação: 5 reais
Material: prata 925/1000
Diâmetro: 40 mm
Peso: 27 g
Tiragem inicial: 2 mil moedas
Tiragem máxima: 10 mil moedas

Imagem

Imagem

Denominação: 2 reais
Material: cuproníquel
Diâmetro: 30 mm
Peso: 10,17 g
Tiragem inicial: 2 mil moedas
Tiragem máxima: 10 mil moedas

Denis D. Zeplin
Pomerode - Brasil

Numis
Reinado D.João II
Registado: domingo mai 06, 2007 9:59 am

Re: NOVAS MOEDAS COMEMORATIVAS DO BRASIL - NOVIDADE

Mensagempor Numis » sexta fev 22, 2008 5:19 pm

Muito bonitas gostava de as adquirir sabe onde poderei encontra las? :biggthumpup:
As minhas moedas Atualizado 05/04/2017

https://drive.google.com/file/d/0BydyGE ... p=drivesdk

Bandadolopes
Reinado D.Afonso IV
Registado: domingo mai 08, 2005 2:00 am

Mensagempor Bandadolopes » sexta fev 22, 2008 6:47 pm

Algum forista que pudesse adquirir aqui para o Fórum...
Cumprimentos,

Alberto Praça

AntonioMota
Reinado D.Afonso VI
Registado: sábado jan 28, 2006 10:17 am

Mensagempor AntonioMota » sexta fev 22, 2008 10:22 pm

Em principio, também estou interessado... Vamos ver se alguém tem uma solução!

Numis
Reinado D.João II

Mensagempor Numis » sexta fev 22, 2008 10:55 pm

Eu não sei mas penso que o doliveirarod estando no brasil teria mais facilidade em as arranjar

vma
Reinado D.João V
Registado: quinta out 19, 2006 10:32 pm

Mensagempor vma » sábado fev 23, 2008 12:52 am

Parabéns ao Brasil que não vive de complexos... a História de um povo não se muda com uma simples substituição de um facto.
Portugal e os portugueses têm muito a aprender com o Brasil.

A celeuma que não seria cá no burgo comemorar certos factos históricos...
Vitor Almeida

doliveirarod
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: terça nov 09, 2004 2:50 am

Mensagempor doliveirarod » sábado fev 23, 2008 3:38 am

o doliveirarod estando no brasil teria mais facilidade em as arranjar

Gostaria de arranjar p/ todos, mas por motivos de trabalho nem tenho tido tempo de vir frequentemente ao fórum. Ainda mais que essas peças têm que ser compradas, a de prata deve ter um limite de compra por pessoa (como acontece na maioria das vezes no caso de prata e ouro comemorativos), teria que fazer a lista, arrecadar os euros, converter, remeter, fora a responsabilidade de uma grande compra sem ter tempo a dedicar...

Se eu conseguir alguma de 2 reais eu boto p/ trocar por alvéolos na secção de trocas...
http://www.megaleiloes.com/leiloes.php? ... liveirarod ML - http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_14426169
"O colecionador é um homem mais feliz"
DIGA "NÃO" ÀS FALSIFICAÇÕES CHINESAS - Não colabore com mercado criminoso

AntonioMota
Reinado D.Afonso VI
Registado: sábado jan 28, 2006 10:17 am

Mensagempor AntonioMota » sábado fev 23, 2008 10:17 am

vma Escreveu:Parabéns ao Brasil que não vive de complexos... a História de um povo não se muda com uma simples substituição de um facto.
Portugal e os portugueses têm muito a aprender com o Brasil.

A celeuma que não seria cá no burgo comemorar certos factos históricos...

Totalmente de acordo! :smilebr :smilebr

AM.

Numis
Reinado D.João II

Mensagempor Numis » sábado fev 23, 2008 11:40 am

doliveirarod Escreveu:
o doliveirarod estando no brasil teria mais facilidade em as arranjar

Gostaria de arranjar p/ todos, mas por motivos de trabalho nem tenho tido tempo de vir frequentemente ao fórum. Ainda mais que essas peças têm que ser compradas, a de prata deve ter um limite de compra por pessoa (como acontece na maioria das vezes no caso de prata e ouro comemorativos), teria que fazer a lista, arrecadar os euros, converter, remeter, fora a responsabilidade de uma grande compra sem ter tempo a dedicar...

Se eu conseguir alguma de 2 reais eu boto p/ trocar por alvéolos na secção de trocas...
Compreendo de qualquer forma obrigado em nome de todos os interessados pode ser que tenhamos sorte :biggthumpup:

lincon
Reinado D.Miguel
Registado: terça jun 12, 2007 4:29 pm
Contacto:

Mensagempor lincon » sábado fev 23, 2008 2:33 pm

se algum dos foristas conseguí-las, aqui está mais um interessado,
muito obrigado a todos!!!
Fiat Justitia Pereat Mundus!!!
Meus leiloes no e-bay: