Dúvida: variantes de 10 cêntimos de Real

rsrockcoins
Senhor Escudo da I República
Registado: quarta mai 11, 2011 12:46 am

Re: Dúvida: variantes de 10 cêntimos de Real

Mensagempor rsrockcoins » segunda jul 25, 2011 6:06 pm

Raebig Escreveu:As da seguna série da segunda familiasão um pouco diferentes no desenho. As estrelas sõa mais finas na segunda série. e as figuras tomaram as formas um pouco diferentes.
Saudações

Coloquei as duas moedas lado a lado e sinceramente não consigo ver diferenças entre elas :think:
RSROCKCOINS

D.Elorriaga
Escudinho da II República
Registado: quarta jul 27, 2011 1:27 am

Mensagempor D.Elorriaga » quarta jul 27, 2011 2:47 am

Olá queridos amigos, venho humilde-mente participar de sua discussão, e em nota oficial aqui no Brasil dadas pela casa da moeda, só exitem 3 diferentes modelos por assim dizer, um em aço e outros dois do mesmo tipo de cunho "desenho" com diferença apenas na composição do metal, claro que temos alguns erros de cunhagem e pra variar também falsificações, rsrsrsrs. Ha sim são boatos a troca de mão da espada de Dom Pedro, e a diferença de com ou sem serrilhado, aqui no rio exitem um catalogo feito por um colecionador chamado Vieira que faz exatamente essa separação que você usa em sua coleção a mesma que a minha diga se de passagem, rsrs.
Bom não sei se ajudei em algo mas dês de já grato por participar de sua duvida!!
Um grande abraço e muita luz e paz!
D.Elorriaga

william
Reinado D.João IV
Registado: domingo set 07, 2008 3:04 pm
Contacto:

Mensagempor william » quarta jul 27, 2011 1:16 pm

D.Elorriaga Escreveu:..., só exitem 3 diferentes modelos por assim dizer, um em aço e outros dois do mesmo tipo de cunho "desenho" com diferença apenas na composição do metal, ......

Na moeda de 10 centavos que eu saiba alem da mudança de Aço Inox (1ª família) para Aço eletrorrevestido (2ª família), não houve mudança na na composição do metal. Qual documento ou site do BCB que o colega tirou a informação da mudança na composição do metal na 2ª familia ?

Fiquei curioso :think:

As mudanças na composição do metal que eu conheço, foram só nas moedas de 50 centavos e R$1 conforme informações que podem serem vistas no seguinte link:

http://www.bcb.gov.br/?MUDAMOEDA

Veja também o seguinte documento do BCB:

http://www.bcb.gov.br/htms/mecir/mcomum ... Moedas.pdf

william
Reinado D.João IV
Registado: domingo set 07, 2008 3:04 pm
Contacto:

Mensagempor william » quarta jul 27, 2011 1:29 pm

Quanto as variantes no desenho da moeda, vejam o seguinte site:

http://mgermina.zip.net/arch2006-12-03_ ... 3555572-25

Resumindo: Como não coleciono variantes, pra mim só tenho dois tipos de moedas de 10 centavos na minha coleção, a da 1ª família e da 2ª familia.

SDS :brasil:

PS.: Complementado, coleciono as moedas brasileiras também por data.

D.Elorriaga
Escudinho da II República
Registado: quarta jul 27, 2011 1:27 am

Mensagempor D.Elorriaga » quarta ago 03, 2011 1:24 am

Querido amigo William,
Antes de mais nada gostaria muito de agradecer-lhe por disponibilizar seu material para nós iniciantes, o documento que me referia foi um folder que meu tio me presenteou da casa da moeda, e gostaria de corrigir minha errônea informação.
Não houve toca de metal e sim um banho para que as moedas ficassem mais brilhantes, estou a procurar esse folder para disponibilizar aqui no forum, para meus novos amigos avaliarem. Peço só um pouco de paciência pois devido ao meu trabalho mudo muito de Pais , estado e cidade rsrs, levara um tempo para colocar minha vida em ordem, mas prometo providencia-lo o mais rápido possível.
Abraços e muita paz!!!
D.Elorriaga

Paulo Mattioda
Sou só um euro caloiro
Registado: sexta abr 28, 2017 8:59 pm

Mensagempor Paulo Mattioda » sexta abr 28, 2017 9:28 pm

Boa noite amigo, com relação as diferenças ocorridas nas moedas de 10 centavos da segunda família do Real, ou seja, de 1998 ate hoje que lhe gerou dúvidas, gostaria de esclarecer alguns pontos. A partir do ano de 2004, não só a moeda de 10 centavos, como todos os cunhos das moedas do Real sofreram uma leve modificação sem que o Banco Central do Brasil fizesse nenhum comentário A palavra "Centavos" nas moedas e a forma mais rápida de se verificar estas mudanças, pois nas de 1998 até 2003 pode reparar que a letra "C" da palavra centavos encontra-se completamente sobre as linhas inclinadas que compõem a moeda, enquanto nas moedas de 2004 em diante esta mesma letra encontra-se praticamente tolamente fora destas linhas.
Muitas outras diferenças menores existem porém ficaria difícil enumerá-las todas aqui.
Sugiro que leiam a matéria escrita no link abaixo para maiores detalhes.
https://colecaosfm.wordpress.com/2013/1 ... nguem-viu/
Gostaria de lembrar que não são variantes, visto que todas as moedas mudaram o cunho, e não existem moedas do mesmo ano com cunhos diferentes, com exceção nas de 50 centavos de 2008 que é possível encontrar no mesmo ano moedas com reverso do primeiro e do segundo cunho. alem de alguns anos também serem encontrados no mesmo ano moedas com o testo "BRASIL ORDEM E PROGRESSO" escrito na Orla com fontes diferentes, algumas com fonte normal e outras em itálico. Estas sim são variantes. Existem também quem diga que tem variantes nas moedas de 5 centavos, porém ainda não identifiquei nenhuma.
Espero ter podido ajuda-los.

mbrodrigues
Reinado D.Afonso VI
Registado: quarta set 19, 2012 12:03 pm

Mensagempor mbrodrigues » sábado abr 29, 2017 8:32 pm

As moedas de 5, 10 e 25 centavos, não são de aço inoxidável, elas são de aço cromo, como eu fiquei sabendo quado fui em uma visita a CMB, moedas de aço inoxidável, somente as de 50 centavos e a de 1 real.
Existe também um detalhe quase impercebível, as moedas de 5, 10 e 25 centavos até 2008, a palavra CENTAVOS e a ERA , as fontes são menores que as moedas atuais de 2009 até hoje.
Marcio B. Rodrigues
mbr1976@gmail.com
Rio de Janeiro - RJ
BRASIL
PECUNIA TOTUM CIRCUMIT ORBEM

Voltar para “República (1889-Presente)”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante