Conheciam essas variantes ? Cruzeiro 1990

Mensagem
Autor
Roberto72
Escudinho da II República
Mensagens: 6
Registado: domingo out 01, 2017 7:31 pm

Re: Conheciam essas variantes ? Cruzeiro 1990

#11 Mensagem por Roberto72 » quinta dez 07, 2017 2:09 am

Caros Rogbert e William, obrigado pelas respostas!
Há algo de estranho no histórico dessa moeda de 50 cruzeiros de 1991. No livro do Caffarelli, páginas 239 e 240, constam as tiragens mês a mês das variantes disco grosso e disco fino, a partir dos comunicados MECIR. Ora, a disco fino oficialmente só foi cunhada em novembro e dezembro daquele ano, após a mudança da espessura ser ordenada pelo CMN. Então oficialmente foram cunhadas 64.559.000 de unidades da 50 cruzeiros 1991 1,4mm "disco grosso" entre janeiro de outubro daquele ano, e somente 10.386.000 unidades com 1,2mm "disco fino". Assim, a tiragem da "disco grosso" teria sido mais de 6 vezes maior que a "disco fino". Como é possível que ninguém consiga achar a "disco grosso"? Isso que você fez, Rogbert, medindo centenas de moedas procurando uma "disco grosso", foi feito por outros colecionadores, com o mesmo resultado. E isso seria estatisticamente improvável, se as tiragens oficiais estiverem corretas. Concluo que há algo errado. As informações não batem.



Avatar do Utilizador
MarceloTM
Reinado D.Carlos
Mensagens: 105
Registado: domingo ago 06, 2017 12:02 am

Re: Conheciam essas variantes ? Cruzeiro 1990

#12 Mensagem por MarceloTM » domingo dez 17, 2017 7:18 pm

Olá a todos!
Fiquei intrigado com relação ao assunto deste tópico sobre as diferenças sutis de tamanho e peso das moedas de 50 cruzeiros de 1991 e resolvi conferir as que tenho aqui desta data.
Sem balança e paquimetro aqui disponíveis, fiz algumas fotos para tentar visualizar alguma diferença que fosse perceptível entre as moedas.
Minha impressão é a de que das 4 moedas, 3 seriam "grossas" e uma seria "fina".
Vejam as fotos abaixo e vejam se minha impressão confere com as dos amigos...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Roberto72
Escudinho da II República
Mensagens: 6
Registado: domingo out 01, 2017 7:31 pm

Re: Conheciam essas variantes ? Cruzeiro 1990

#13 Mensagem por Roberto72 » domingo mai 20, 2018 10:39 pm

Olá, Marcelo!
É possível realmente que alguma dessas que você fotografou sejam "disco grosso". Uma forma prática é pô-las numa mesa bem lisa, uma do lado da outra, e passar o dedo de leve de uma para outra. Aí você consegue perceber a diferença de espessura pelo tato. Não é difícil.
Você pode comparar as espessuras com uma 1990, que com certeza seria "grossa", ou com uma 1992, "fina".
Se você achar mais de uma, aceita vender?
Abraço

Avatar do Utilizador
LSalema
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2299
Registado: quarta mai 09, 2018 1:16 am

Re: Conheciam essas variantes ? Cruzeiro 1990

#14 Mensagem por LSalema » terça jun 05, 2018 9:41 pm

william Escreveu:
Roberto72 Escreveu:Amigos,
Por favor, alguém consegui a moeda 50 cruzeiros 1991 disco grosso? Está muito díficil de achá-la...
Como essa diferença é muito sutil e de dificil percepção acaba não havendo interesse na compra/venda por parte dos colecionadores e comerciantes.

No caso, creio que a moeda de 50 cruzeiros 1991 disco grosso seja a mais difícil de todas de se achar.
Boa noite!
Também estou a procura desta moeda (disco grosso), para notar a diferença é fácil, o difícil é acha-la, a de 5 e 10 cruzeiros são fáceis de achar, já a dê 50 cruzeiros...nem tanto
Cumprimentos,
Lincoln Salema
Rio de Janeiro, RJ - Brasil
O que amar o dinheiro nunca se fartará de dinheiro (Ec 5.10a)
https://www.delcampe.net/en_GB/collecta ... incoln2307
http://lsalema-sdumont.blogspot.com/

Responder

Voltar para “República (1889-Presente)”