Fórum Numismática

Lugar de convívio de colecionadores de moedas, notas e outros artigos
Data/Hora: domingo mai 26, 2019 3:02 am

Hora UTC

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 45 mensagens ]  Ir para a página Anterior 1 2 3 4 5 Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: quinta dez 05, 2013 6:51 pm 
Desligado
Reinado D.Pedro V

Registado: sexta dez 30, 2005 5:35 pm
Sergio, boa tarde!

Parabéns pelo apanhado, e pela paciência e compilar toda esta informação.

Tenho algumas moedas de 2.000 reis deste período e corri com a lupa, para verificar e buscar estas diferenças que poderiam alterar a classificação das moedas pelo toque.

Confesso que as diferenças são muito sutis... :scratchheadyellow: e a julgar que das 7 moedas que possuo, apenas uma delas me chamou a atenção pela tonalidade, e em uma delas percebi a diferença no "E" da palavra independência, me parece que a parte inferior do traço vertical esta "fundida" à a barriga da letra "d", fazer esta diferenciação é algo bastante difícil.

Se fui bom observador, acho que dentre as minhas moedas, tenho uma de toque .500.

É possível que seja chumbo, o metal utilizado junto à prata para fazer estas moedas? Visto que o chumbo é mais pesado que a prata 0,8g/cm³ (10,5 g/cm³ para a prata e 11,3g/cm³ para o chumbo) , e a quantidade de prata na formação do disco, "dissolveria" a diferença do chumbo de forma a equalizar o peso?

Sds.

Jv.
:brasil:

MensagemEnviado: quinta dez 05, 2013 10:52 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso VI

Registado: quarta set 19, 2012 12:03 pm
Eu não creio que seja o chubo porque esse metal é muito frágil, e a moeda ficaria vulnerável e na hora de fundir ou de cunhar poderia danificar a moeda, esse é um mistério que somente poderia ser desvendado por uma perícia para identificar qual é a liga que forma essa moeda.

BRASIL
PECUNIA TOTUM CIRCUMIT ORBEM

MensagemEnviado: sábado dez 07, 2013 12:10 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso II

Registado: segunda mar 12, 2012 8:00 pm
Eu não entendo muito bem da química dos metais, mas acredito e no meu ponto de vista que uma liga objetando um peso pode ser feita com qualquer soma de metais, pois se o resultado objetado é o peso específico, é só ir pesando uma composição e o recorte dos cospéis que serão cunhados... me corrijam se estiver errado.., pois acredito que muitas pessoas devem pensar o mesmo que eu...esse negócio da densidade interferir no peso final, não compreendo, é muito teórico, será?

Tal como na brincadeira de o que pesa mais um kg de chumbo ou um kg de penas, e todas as crianças respondiam um kg de chumbo....haha

MensagemEnviado: domingo dez 08, 2013 2:27 am 
Desligado
Reinado D.Pedro V

Registado: sexta dez 30, 2005 5:35 pm
Não tenho certeza, pois já faz algum tempo que sai das aulas de quimica, mas...

A densidade é a relação entre massa e volume.

Ou seja, as massas até podem ser iguais (igualado seus pesos) mas o volume não seria o mesmo. Ou seja, no caso da moeda de 2000 réis sabemos que seu peso é igual (entre as de toque 900 e 500), mas se a densidade for muito desigual entre os dois tipos, teríamos o mesmo peso mas tamanhos ou espessura diferentes de forma a equalizar a massa.

Usando a mesma brincadeira do chumbo x pena, ambos pesariam o mesmo 1 kg (pois tem a mesma massa). Mas sendo a densidade do chumbo muito maior, se concentra num pequeno volume, diferentemente do algodão que a densidade é menor e assim ocupa mais volume.

Sds.

Jv.

MensagemEnviado: domingo dez 08, 2013 4:37 am 
Desligado
Reinado D.Afonso VI

Sim, é uma questão que atiça a curiosidade, e o assunto da pauta sobre qual seria a liga das moedas de 2000 réis .500 e .900 permanece a ocupar esse fórum sobre esse mistério, mesmo após os 91 anos depois, a numismática não é mesmo sensacional !

BRASIL

MensagemEnviado: segunda dez 09, 2013 12:03 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso II

Registado: segunda mar 12, 2012 8:00 pm
Agora sim eu fiquei intrigado, pois então se o volume for outro a peça tinha que ter ao menos leve espessura diferente e não tem...

Questionei nesse fim de semana outros numismatas e eles foram unânimes na resposta que a liga seria o cobre, coisa que eu também tinha na cabeça como o óbvio, pela tonalidade avermelhada que já vi em peças BC- do tipo 500 em lotes para prata peso,... porém hoje estou revendo essa minha opinião, e se alguém me perguntar hoje, sobre a liga, eu simplesmente responderia que não sei e também quem ninguém sabe também!!!

Mistério!!! hahaha

MensagemEnviado: segunda dez 09, 2013 12:34 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso VI

Pois é se os metais tem a mesma massa, não quer dizer que tenha o mesmo volume, qual é a ipótese dessas moedas de prata .500 serem banhadas em prata ?
Isso caberia uma análise de um químico, só ele poderia dizer qual seria a liga das duas moedas, a de .900 e a de .500.

BRASIL

MensagemEnviado: sábado dez 21, 2013 12:55 am 
Desligado
Reinado D.Carlos

Registado: quarta jun 06, 2007 1:41 am
Olá.
Vejam a legislação acerca das peças em questão. Em nenhum momento, pelo menos que eu tenha encontrado, há qualquer menção ou definição sobre a liga. Apenas que será de 0,500 ou 0,900 e que a Casa da Moeda fará o trabalho que for necessário.

O Decreto nº 4.182, de 13 de novembro de 1920 autoriza o governo a fazer uma emissão de papel-moeda; no artigo 2º diz que o Governo poderá aplicar à cunhagem de moedas de quinhentos, mil e dois mil réis a prata que possuir e for adquirindo, serviço feito na Casa da Moeda.
As moedas de $500 e de 1$000 foram criadas pelo Decreto nº 4.555, de 10 de agosto de 1922 – Art. 146 – que, entre outras providências, manda cunhar, no país ou no estrangeiro, moeda de alumínio e cobre, dos valores de 500 e 1000 réis, destinadas à comemoração do centenário da independência, e substituição as cédulas de 1$ e 2$.
O Decreto nº 15.620, de 19 de agosto de 1922, regulamenta o decreto nº 4.555, de 10 de agosto de 1922, e autoriza a cunhagem, no pais ou no estrangeiro, de moedas de alumínio e cobre, dos valores de $500 e 1$, destinados a comemoração do centenário da independência.
O Decreto nº 15.728, de 12 de outubro de 1922, autoriza o Ministro da Fazenda a mandar cunhar moeda de prata do valor de 2$000, com peso de 8,0 g e módulo de 26 mm, e título de 0,900.
O Decreto nº 15.936, de 24 de janeiro de 1923, autoriza a modificar o título da moeda de prata corrente e elevar a tolerância na liga das moedas de cobre e alumínio, mandadas cunhar pelas Leis n° 4.182, de 13 de novembro de 1920 e 4.555, de 10 de agosto de 1922.

MensagemEnviado: sábado dez 21, 2013 3:19 am 
Desligado
Reinado D.Afonso Henriques

Registado: terça nov 09, 2004 2:50 am
Citar:
1ª diferença - Acclam. da Independência - repare no E de Ind(E)pendência embotado dentro da barriga do D.

2ª diferença - D. Pedro. I. - reparem que essa legenda tem ponto antes e depois do "I", reparem na distância maior entre D. Pedro, entre o "D." e o (P)EDRO.

3ª diferença - reparem na estrela maior da ponta do cruzeiro entre as cabeças de Pedro e do presidente.

Não dá p/ diferenciar os teores assim. A única forma segura de saber é pela análise do metal, não por diferença de cunhos.

A moeda de prata 0,500 tem a mesma liga das "Cachorrinhas". Era uma imitação da liga inglesa pós 1920, ela levava uma porção de manganês, se não me engano zinco também. O zinco e principalmente o manganÊs não dão boa liga com a prata, o resultado são as extremidades dos relevos enegrecidas com a circulação, os metais "se separando" com a oxidação.

As "caras sujas" são o melhor indicador (em moedas circuladas) de que a liga é a de prata baixa.

MensagemEnviado: sexta jun 08, 2018 1:50 am 
Desligado
Reinado D.Pedro V

Registado: segunda abr 09, 2018 10:35 pm
Muitíssimo interessante este tópico. Parabéns a todos que contribuíram. Aqui, abunda informação e pude dirimir todas as minhas dúvidas.
aproveito para compartilhar com os ilustres colegas algumas fotos da minha peça de 2000 réis desta série comemorativa do centenário (adquiri num leilão).
o que os colegas acham do estado de conservação? ela tem a borda em excelente estado, sem qualquer "machucado" na serrilha do bordo. Quanto ao campo anverso e reverso, penso que há um moderado desgaste junto à patina, resultado certamente do fato de já ter sido circulada. O "A" de república tem o traço bem visível (até a olho nú), então seguindo esse princípio, deve tratar-se de liga 900 milésimos, conforme afirmou o vendedor. :clap3: :clap3:
Abaixo, deixo algumas fotos da mesma.

Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 45 mensagens ]  Ir para a página Anterior 1 2 3 4 5 Próximo

Hora UTC

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Limited
Traduzido por: phpBB Portugal