eternamente grato a quem identificar esta moeda romana

Moderadores: Paul Gerritsen Plaggert, Marcelo Leal, Moderador de Honra

Allevino007D
Escudinho da II República
Registado: sábado dez 09, 2017 5:02 am

eternamente grato a quem identificar esta moeda romana

Mensagempor Allevino007D » quinta dez 14, 2017 1:36 am

Olá, o meu pai me deixou de herança já faz um tempo uma coleção de moedas romanas, todas catalogadas com exceção de uma, já faz alguns meses que procuro identificar a moeda, mas não encontro resposta.

O que sei da moeda: Se trata de uma moeda do Imperador Geta feita na província de Mylasa. O meu pai me disse que comprou na Turquia nos anos 80.
A moeda tem aproximadamente 36mm e é feita de prata (já foi confirmada); pesando 53gramas

Quem puder me ajudar com alguma dica serei muito agradecido, pois se trata da única moeda da minha coleção q falta catalogar.
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Última edição por Allevino007D em domingo dez 17, 2017 6:02 pm, editado 3 vezes no total.

MCarvalho
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm

Re: eternamente grato a quem identificar esta moeda romana

Mensagempor MCarvalho » quinta dez 14, 2017 5:11 pm

Viva :)

Nestas coisas, não há duas moedas exactamente iguais. Esta é que foi vendida a 10 Janeiro de 2005, no leilão da CNG Triton VIII (até tenho o catálogo em papel, aqui ao meu lado).

https://www.cngcoins.com/Coin.aspx?CoinID=57698

Agora, há várias variantes, normalmente com o templo com quatro colunas, também em bronze. A ser em prata, acho estranho ser tão grande e pesada (36mm 53g). Só mesmo vendo a foto da original (pode até ser com scanner).

Até lá, tente descrever as diferenças: legendas (é grego, é difícil :) ), o número de colunas no templo, a posição da imagem de Zeus lá dentro, etc. Pequenas pistas que ajudem a achar a moeda exacta.
MCarvalho

Allevino007D

Mensagempor Allevino007D » domingo dez 17, 2017 1:59 am

MCarvalho Escreveu:Viva :)

Nestas coisas, não há duas moedas exactamente iguais. Esta é que foi vendida a 10 Janeiro de 2005, no leilão da CNG Triton VIII (até tenho o catálogo em papel, aqui ao meu lado).

https://www.cngcoins.com/Coin.aspx?CoinID=57698

Agora, há várias variantes, normalmente com o templo com quatro colunas, também em bronze. A ser em prata, acho estranho ser tão grande e pesada (36mm 53g). Só mesmo vendo a foto da original (pode até ser com scanner).

Até lá, tente descrever as diferenças: legendas (é grego, é difícil :) ), o número de colunas no templo, a posição da imagem de Zeus lá dentro, etc. Pequenas pistas que ajudem a achar a moeda exacta.

COLOQUEI AS FOTOS DA MOEDA SE PUDER AJUDAR COM ALGUMA COISA FICO DESDE JÁ AGRADECIDO
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Última edição por Allevino007D em segunda dez 18, 2017 6:35 pm, editado 1 vez no total.

doliveirarod
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: terça nov 09, 2004 2:50 am

Mensagempor doliveirarod » domingo dez 17, 2017 2:56 am

Seria um "Medallion", mas o aspecto dela é bastante poroso, ao menos na foto.
http://www.megaleiloes.com/leiloes.php? ... liveirarod ML - http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_14426169
"O colecionador é um homem mais feliz"
DIGA "NÃO" ÀS FALSIFICAÇÕES CHINESAS - Não colabore com mercado criminoso

AntonioMota
Reinado D.Afonso VI
Registado: sábado jan 28, 2006 10:17 am

Mensagempor AntonioMota » domingo dez 17, 2017 2:41 pm

Esta coisa de editar seja para retirar fotos já comentadas,
seja para colocar novas fotos para comentar,
em meu entender, não funciona e desprestigia os intervenientes.
Repare-ser no exemplo acima: a leitura actual -- 17/12/2017, às 14.40h -- faz do MCarvalho um voluntarista a falar sem quê nem porquê dado que a imagem que ele comenta foi eliminada e, em seu lugar, outras colocadas de novo. Enfim! :angry:

fernanrei
Reinado D.Afonso V
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Mensagempor fernanrei » domingo dez 17, 2017 2:53 pm

Dá para compreender que o objectivo do autor do post ao colocar as fotos iniciais,não tem má intenção, mas inadvertidamente enganou o Mcarvalho e mais algumas pessoas. A meu ver deveria ter referido que publicou uma foto de uma moeda igual mas não da sua, acredito que a razão se prende à qualidade das fotos ou à ausência de fotos da moeda em referência, mas deveria ter sido referido para evitar confusões. Por mim basta que assuma a incongruência e fica tudo bem. E já agora dirija algumas palavras de apreço ao senhor MCarvalho que é justo merecedor da nossa gratidão pelo excelente trabalho que faz, tanto neste tema como em todos os outros. :beer:
:D FMMRei :D

Allevino007D

Mensagempor Allevino007D » domingo dez 17, 2017 6:01 pm

fernanrei Escreveu:Dá para compreender que o objectivo do autor do post ao colocar as fotos iniciais,não tem má intenção, mas inadvertidamente enganou o Mcarvalho e mais algumas pessoas. A meu ver deveria ter referido que publicou uma foto de uma moeda igual mas não da sua, acredito que a razão se prende à qualidade das fotos ou à ausência de fotos da moeda em referência, mas deveria ter sido referido para evitar confusões. Por mim basta que assuma a incongruência e fica tudo bem. E já agora dirija algumas palavras de apreço ao senhor MCarvalho que é justo merecedor da nossa gratidão pelo excelente trabalho que faz, tanto neste tema como em todos os outros. :beer:

É ISSO MESMO. EU NÃO ESTAVA COM CÂMERA PARA TIRAR FOTO DA MOEDA ENTÃO COLOQUEI UMA BEM PARECIDA, COLOQUEI DO POST QUE SE TRATAVA DE UMA "SEMELHANTE", ELE MESMO ENTENDEU ISSO E ME PEDIU PARA ESCANEAR OU TIRAR FOTO DA MINHA QUANDO PUDER E FOI O QUE FIZ. (PEGUEI UMA PARECIDA POIS MINHA CÂMERA ESTAVA NO CONSERTO E NÃO SABIA QUANTO TEMPO IA DEMORAR). Assim que consegui tirar as fotos apaguei as que eram semelhantes e coloquei as verdadeiras.

Em todo caso desculpe pela confusão. E desculpas ao MCarvalho pelo embaraço.

Allevino007D

Mensagempor Allevino007D » domingo dez 17, 2017 6:05 pm

AntonioMota Escreveu:Esta coisa de editar seja para retirar fotos já comentadas,
seja para colocar novas fotos para comentar,
em meu entender, não funciona e desprestigia os intervenientes.
Repare-ser no exemplo acima: a leitura actual -- 17/12/2017, às 14.40h -- faz do MCarvalho um voluntarista a falar sem quê nem porquê dado que a imagem que ele comenta foi eliminada e, em seu lugar, outras colocadas de novo. Enfim! :angry:

ME DESCULPE. SEI Q FALAR Q SOU NOVO NESTE FÓRUM E EM OUTROS DA INTERNET NÃO É DESCULPA. MAS OBRIGADO POR ME ACONSELHAR A NÃO EDITAR POST, POIS ISSO CAUSA MUITA CONFUSÃO. GRATO

EU NÃO ESTAVA COM CÂMERA PARA TIRAR FOTO DA MOEDA ENTÃO COLOQUEI UMA BEM PARECIDA, COLOQUEI DO POST QUE SE TRATAVA DE UMA "SEMELHANTE", ELE MESMO ENTENDEU ISSO E ME PEDIU PARA ESCANEAR OU TIRAR FOTO DA MINHA QUANDO PUDER E FOI O QUE FIZ. (PEGUEI UMA PARECIDA POIS MINHA CÂMERA ESTAVA NO CONSERTO E NÃO SABIA QUANTO TEMPO IA DEMORAR). Assim que consegui tirar as fotos apaguei as que eram semelhantes e coloquei as verdadeiras.

fernanrei
Reinado D.Afonso V
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Mensagempor fernanrei » domingo dez 17, 2017 6:40 pm

Allevino007D Escreveu:
fernanrei Escreveu:Dá para compreender que o objectivo do autor do post ao colocar as fotos iniciais,não tem má intenção, mas inadvertidamente enganou o Mcarvalho e mais algumas pessoas. A meu ver deveria ter referido que publicou uma foto de uma moeda igual mas não da sua, acredito que a razão se prende à qualidade das fotos ou à ausência de fotos da moeda em referência, mas deveria ter sido referido para evitar confusões. Por mim basta que assuma a incongruência e fica tudo bem. E já agora dirija algumas palavras de apreço ao senhor MCarvalho que é justo merecedor da nossa gratidão pelo excelente trabalho que faz, tanto neste tema como em todos os outros. :beer:

É ISSO MESMO. EU NÃO ESTAVA COM CÂMERA PARA TIRAR FOTO DA MOEDA ENTÃO COLOQUEI UMA BEM PARECIDA, COLOQUEI DO POST QUE SE TRATAVA DE UMA "SEMELHANTE", ELE MESMO ENTENDEU ISSO E ME PEDIU PARA ESCANEAR OU TIRAR FOTO DA MINHA QUANDO PUDER E FOI O QUE FIZ. (PEGUEI UMA PARECIDA POIS MINHA CÂMERA ESTAVA NO CONSERTO E NÃO SABIA QUANTO TEMPO IA DEMORAR). Assim que consegui tirar as fotos apaguei as que eram semelhantes e coloquei as verdadeiras.

O senhor teve uma atitude digna que merece consideração, por mim, faço votos para que continue a partilhar connosco a suas dúvidas e a contribuir com o seu conhecimento. Cumprimentos :thumbupleft:
:D FMMRei :D

AntonioMota
Reinado D.Afonso VI
Registado: sábado jan 28, 2006 10:17 am

Mensagempor AntonioMota » segunda dez 18, 2017 4:02 pm

Claro que o Senhor mostra uma atitude digna e, eu até fico um pouco constrangido, por lhe ter causado algum embaraço. Ok, todos andamos a aprender. Nada de mais, tudo bem!

O que eu mais queria ter então destacado era o facto de ter sido retirada a imagem inicial. No caso, depois de existir um comentário àquela imagem inicial, o ideal seria postar a nova imagem no fim das intervenções aqui reproduzidas (e, claro, deixar a anterior foto lá no inicio). Enfim, não sei se me fiz entender correctamente.

Saudações,

Voltar para “Romanas”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes