opiniões quanto à autenticidade

Moderadores: Paul Gerritsen Plaggert, Marcelo Leal, Moderador de Honra

numisiuris
Reinado D.Manuel I
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

opiniões quanto à autenticidade

Mensagempor numisiuris » sábado nov 18, 2017 1:20 am

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

numisiuris
Reinado D.Manuel I

Re: opiniões quanto à autenticidade

Mensagempor numisiuris » sábado nov 18, 2017 1:21 am

Pesa 3,34g

carrancho
Reinado D.José
Registado: sexta mar 05, 2010 3:31 pm
Contacto:

Mensagempor carrancho » sábado nov 18, 2017 10:49 am

Parece uma autêntica reprodução por fundição.
Um abraço,
Carrancho

Meus leilões em http://megaleiloes.pt/leiloes-de-Carrancho
Minha colecção de Ceitis no Museu da Moeda: https://sites.google.com/site/numismati ... a_moeda/mc

Marcelo Leal
Reinado D.Afonso IV
Registado: sexta ago 06, 2010 3:10 pm

Mensagempor Marcelo Leal » segunda nov 20, 2017 1:17 am

Peça falsa em minha opinião.
Non omne quod fulget aurum est

doliveirarod
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: terça nov 09, 2004 2:50 am

Mensagempor doliveirarod » segunda nov 20, 2017 2:42 am

A impressão que me passa é de fundição, principalmente pela textura que se observa na primeira foto, é empastada. Há porosidade e algo que parece um defeito no processo de moldagem.
Engraçado é que é uma peça que nesse estado valeria pouco...
http://www.megaleiloes.com/leiloes.php? ... liveirarod ML - http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_14426169
"O colecionador é um homem mais feliz"
DIGA "NÃO" ÀS FALSIFICAÇÕES CHINESAS - Não colabore com mercado criminoso

numisiuris
Reinado D.Manuel I

Mensagempor numisiuris » segunda nov 20, 2017 5:56 am

Eu comprei, por 20 euros mais comissões e iva, este lote na Martí Hervera(anunciado previamente como lote de moedas falsificadas):
Imagem
Imagem
Postei a foto dessa "moeda" porque um numismata experiente a tinha visto em mão e me tinha dito que não a achava falsificada. Para lá daquelas borbulhas, no ouvido, no cabelo, nos lábios, a racha tem um aspecto muito boleado. Se fosse um cunho rachado nunca ficaria assim arredondado, teria arestas mais vincadas. Depois aquilo que me parece o decalque de uma marca de cambista no pescoço. Também não tem arestas vincadas, que o carimbo certamente teria deixado. No demais, o aspecto empastado é de facto evidente. Ficam as imagens, para comparação. A mim as "moedas" vão-me servir para estudo e comparação de texturas. :)

silvio2
Reinado D.Sebastião
Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm

Mensagempor silvio2 » segunda nov 20, 2017 8:03 am

numisiuris Escreveu:Eu comprei, por 20 euros mais comissões e iva, este lote na Martí Hervera(anunciado previamente como lote de moedas falsificadas):
..//..
Postei a foto dessa "moeda" porque um numismata experiente a tinha visto em mão e me tinha dito que não a achava falsificada. ..//.. :)

Ora, aqui está um post de grande interesse, para todos nós, onde se mostra como é fácil "enganar" ... até um numismata experiente, com estas espectaculares falsificações ... ;)
Obrigado, Iuri, por mais esta honesta e despretensiosa partilha. :clap3: :thumbupleft:
Cumprimentos,
Sílvio Silva

RubenGMelo
Reinado D.Maria I
Registado: domingo ago 04, 2013 11:09 pm

Mensagempor RubenGMelo » segunda nov 20, 2017 8:55 am

Existem umas ai bem feitas, pelo menos servem para estudar!
Cumprimentos,

Ruben Melo

Megaleilões: https://megaleiloes.pt/RubenGM/loja

fernanrei
Reinado D.Henrique
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Mensagempor fernanrei » segunda nov 20, 2017 8:24 pm

Na moeda em questão, é muito fácil identificar os aspectos que a classificam como falsificação, mas acreditem que existem por aí muitas que enganam até os mais experientes, mas não se assustem porque mais tarde ou mais cedo essas moedas caem nas malhas dos mais atentos.
:D FMMRei :D

pmborges
Reinado D.Pedro I
Registado: quinta mar 04, 2010 2:32 am

Mensagempor pmborges » terça nov 21, 2017 11:15 pm

Eu sinceramente não tenho certezas a nível de autenticidade, a única certeza que tenho é que alguém fez trinta por uma linha com a moeda. :angry:
Antes de mais há que perceber de que denário de Augusto se trata para poder fazer comparações.
Na minha opinião será um dos denários cunhados na peninsula Iberica, possivelmente Colonia Patricia com o escudo no reverso.
Dentro disto podem ser várias referencias, mas a moeda no estado em que está é dificil ter certezas.

Quanto aos "problemas" que a moeda apresenta, acho que são todos explicáveis pelos maus tratos que a moeda sofreu.
Primeiro o aspecto basso da prata e um ligeiro empastamento podem estar relacionados com produtos de limpeza tipo Marpal.
Depois parece-me que esteve na mão de alguém sem o mínimo de sensibilidade numismática e que terá riscado a moeda toda no sentido de perceber que tipo de metal era feito.

Depois aqueles excessos de metal parecem-me fruto de alguém ter partido a moeda e depois andar com solda a juntar os bocados.
Algum aprendiz de ourives enquadrava-se bem no perfil :erofl:

A ser verdadeira está totalmente adulterada e perde muito do seu interesse numismático e de colecionismo.
A ser falsa custa-me entender como é que alguém se deu ao trabalho de por a moeda neste estado. :think:
Pessoalmente nunca compraria uma moeda assim para a minha coleção, as dúvidas são mais que muitas.

Voltar para “Romanas”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes