Antoniniano - Valeriano I

Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11046
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Antoniniano - Valeriano I

#1 Mensagem por fernanrei » sábado ago 04, 2018 5:58 pm

Boa tarde caros ilustres, apresento este excelente exemplar que espero ser do vosso agrado.

Diâmetro - 20/21mm
Peso - 2,8g

IMP C P LIC VALERIANUS AVG
Imagem
Imagem
Última edição por fernanrei em sexta ago 10, 2018 1:15 pm, editado 1 vez no total.


"Quod erat demonstrandum"

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11046
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Antoniano - Valeriano I

#2 Mensagem por fernanrei » sábado ago 04, 2018 8:32 pm

Fotos melhores
Imagem Imagem
"Quod erat demonstrandum"

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11046
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Antoniano - Valeriano I

#3 Mensagem por fernanrei » domingo ago 05, 2018 4:34 pm

É um exemplar excelente, gostaria de ver alguns comentários em relação ao estado em que se encontra e ao aspecto da liga.
"Quod erat demonstrandum"

pmborges
Reinado D.Afonso III
Mensagens: 1757
Registado: quinta mar 04, 2010 2:32 am
Localização: Porto, Portugal

Re: Antoniano - Valeriano I

#4 Mensagem por pmborges » quarta ago 08, 2018 5:43 pm

Olá,

A nível de autenticidade, nada a dizer, trata-se claramente de uma moeda autentica.
Quanto ao estado de conservação ainda apresenta algum prateado, pena o desgaste que a moeda foi tendo na orla da moeda que fez com que parte da legenda se perde-se com o tempo.
São moedas relativamente comuns.

Do ponto de vista histórico esta moeda é bem curiosa :)
O imperador mandou cunhar este antoniano com o reverso FORTVNA REDVX, que era a deusa responsável pelo bom regresso de longas viagens.
Mal imaginava Valeriano que não regressaria mais a Roma após a batalha com o império Sassânida.
Penso ter sido o único imperador capturado em batalha e que morreu em cativeiro.
Teve um triste fim.

Aqui fica uma imagem que documenta bem a captura do imperador.

Imagem

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11046
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Antoniano - Valeriano I

#5 Mensagem por fernanrei » quinta ago 09, 2018 8:26 am

pmborges Escreveu:Olá,

A nível de autenticidade, nada a dizer, trata-se claramente de uma moeda autentica.
Quanto ao estado de conservação ainda apresenta algum prateado, pena o desgaste que a moeda foi tendo na orla da moeda que fez com que parte da legenda se perde-se com o tempo.
São moedas relativamente comuns.

Do ponto de vista histórico esta moeda é bem curiosa :)
O imperador mandou cunhar este antoniano com o reverso FORTVNA REDVX, que era a deusa responsável pelo bom regresso de longas viagens.
Mal imaginava Valeriano que não regressaria mais a Roma após a batalha com o império Sassânida.
Penso ter sido o único imperador capturado em batalha e que morreu em cativeiro.
Teve um triste fim.

Aqui fica uma imagem que documenta bem a captura do imperador.

Imagem
Sim é verdade Caro ilustre, é daquelas moedas que a sua autenticidade não é posta em causa e, sendo de Valeriano, é uma moeda que vai aparecendo, mas este Antoniano não aparece muito e ainda muito menos neste estado de conservação, que apesar de apresentar desgaste está divinal. Agradeço o seu excelente comentário :beer:
"Quod erat demonstrandum"

onlion
Reinado D.Pedro V
Mensagens: 248
Registado: segunda mar 06, 2017 3:30 pm

Re: Antoniano - Valeriano I

#6 Mensagem por onlion » quinta ago 09, 2018 8:36 am

Qual a composição destas moedas? Tenho uma meio partida mas está de tal maneira corroída que não se vê quase nada
Mas tal como esta apresenta aspecto de prata mas de muito baixa qualidade

pmborges
Reinado D.Afonso III
Mensagens: 1757
Registado: quinta mar 04, 2010 2:32 am
Localização: Porto, Portugal

Re: Antoniano - Valeriano I

#7 Mensagem por pmborges » quinta ago 09, 2018 12:37 pm

fernanrei Escreveu:
pmborges Escreveu:Olá,

A nível de autenticidade, nada a dizer, trata-se claramente de uma moeda autentica.
Quanto ao estado de conservação ainda apresenta algum prateado, pena o desgaste que a moeda foi tendo na orla da moeda que fez com que parte da legenda se perde-se com o tempo.
São moedas relativamente comuns.

Do ponto de vista histórico esta moeda é bem curiosa :)
O imperador mandou cunhar este antoniano com o reverso FORTVNA REDVX, que era a deusa responsável pelo bom regresso de longas viagens.
Mal imaginava Valeriano que não regressaria mais a Roma após a batalha com o império Sassânida.
Penso ter sido o único imperador capturado em batalha e que morreu em cativeiro.
Teve um triste fim.

Aqui fica uma imagem que documenta bem a captura do imperador.

Imagem
Sim é verdade Caro ilustre, é daquelas moedas que a sua autenticidade não é posta em causa e, sendo de Valeriano, é uma moeda que vai aparecendo, mas este Antoniano não aparece muito e ainda muito menos neste estado de conservação, que apesar de apresentar desgaste está divinal. Agradeço o seu excelente comentário :beer:
Não quero que me leve a mal, mas não percebo essa do estado de conservação incomum. :)
A moeda tem corrosão lateral, corrosão na cabeça do imperador que limpa deixa visível um buraco de todo o tamanho.
Para além disso tem desgaste acentuado no reverso como podemos observar na representação da deusa Fortuna, campo picado, etc

Como referi é uma moeda que aparece com regularidade e muitas em bom estado, basta ver o valor delas em leilões internacionais.
Mais uma vez, não quero que leve a mal a minha opinião, estou simplesmente a ser sincero na avaliação que faço da moeda.

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11046
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Antoniano - Valeriano I

#8 Mensagem por fernanrei » quinta ago 09, 2018 4:37 pm

Eu não levo nada a mal, se não quero ser criticado, ou não apareço ou não participo nas discussões temáticas. Ora vamos lá então tentar explanar o meu ponto de vista sem criar más interpretações. Será comum aparecer uma moeda com mais de dois mil anos enterrada ainda com pormenores suficientes para identificar a moeda? Eu quero crer que não, apesar de aparecerem algumas em estado muito melhor, esta em especial, está muito boa para a idade que tem e além de mais, está atraente, só é pena ter estado exposta aos elementos. Caro pmborges , aceito tudo o que diz, porque além de saber muito mais do que eu desta matéria, tem dado provas das competências que desenvolveu no campo da numismática. Só há uma coisa que eu não posso aceitar, é que se olhe para estas moedas milenares como se fossem centenárias, apenas isso :beer:
Se tiver algum exemplar e possa partilhar as imagens, eu agradeço, sempre dá para comparar o desgaste da minha :thumbupleft:
"Quod erat demonstrandum"

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Antoniano - Valeriano I

#9 Mensagem por numisiuris » quinta ago 09, 2018 6:06 pm

Eu não entendo muito de romanas. Sobram algumas moedas bem conservadas, especialmente as que foram conservadas em potes, entretanto descobertos. E de cada vez que se descobre um são centenas, às vezes milhares de moedas, muitas imaculadas. Na terra será de facto muito mais difícil. Essa, para a idade que tem, está pelo menos coleccionável. Na minha, com outro tipo de reverso, não se vê metade da legenda:
Imagem
Imagem

pmborges
Reinado D.Afonso III
Mensagens: 1757
Registado: quinta mar 04, 2010 2:32 am
Localização: Porto, Portugal

Re: Antoniano - Valeriano I

#10 Mensagem por pmborges » quinta ago 09, 2018 6:27 pm

fernanrei Escreveu:Eu não levo nada a mal, se não quero ser criticado, ou não apareço ou não participo nas discussões temáticas. Ora vamos lá então tentar explanar o meu ponto de vista sem criar más interpretações. Será comum aparecer uma moeda com mais de dois mil anos enterrada ainda com pormenores suficientes para identificar a moeda? Eu quero crer que não, apesar de aparecerem algumas em estado muito melhor, esta em especial, está muito boa para a idade que tem e além de mais, está atraente, só é pena ter estado exposta aos elementos. Caro pmborges , aceito tudo o que diz, porque além de saber muito mais do que eu desta matéria, tem dado provas das competências que desenvolveu no campo da numismática. Só há uma coisa que eu não posso aceitar, é que se olhe para estas moedas milenares como se fossem centenárias, apenas isso :beer:
Se tiver algum exemplar e possa partilhar as imagens, eu agradeço, sempre dá para comparar o desgaste da minha :thumbupleft:
Ao contrário do que possa pensar, é comum aparecerem moedas com pormenores suficientes para serem identificadas.
É preciso perceber que o império romano era extremamente vasto (estava em três continentes) e foram cunhadas milhões de moedas.
Para além disso existem mais algumas razões para que isso aconteça:

- melhor qualidade de cunhagem, exceptuando naquele período final do império do Ocidente
- com a instabilidade provocada pela conquista de território, defesa das fronteiras por parte das legiões, guerras entre imperadores, grande fluxo comercial entre territorios romanos e não só, fez que ao longo do tempo houvessem muitos entesouramentos.
Quando esses tesouros eram bem acondicionados em vasilhas de ceramica, conseguem chegar aos dias de hoje em estados de conservação assombrosos, basta ver imagens de achados documentados em Inglaterra, Espanha ou mesmo cá em Portugal com o tesouro de Alvarelhos ou de Friume.
Mesmo em moedas gregas que são bem mais antigas vemos exemplares em excelentes estados de conservação.

Vejo muitas vezes esse argumento da idade das moedas, mas isso só seria válido se as moedas tivessem a mesma qualidade de metal e de gravação e tivessem sido expostas ao longo dos anos às mesmas vicissitudes. Basta ver qualquer moeda de 1,2 e 5 centimos passados meia duzia de anos como ficam :)

Quanto a moedas de valeriano tenho algumas sendo que a melhor é uma que comprei recentemente em leilão.
Paguei um pouco caro mas é uma moeda de uma coleção importante e que eu consegui através de pesquisa ir buscar os leilões onde esteve até 1982. :)
Aqui ficam imagens dela.

Imagem

Responder

Voltar para “Romanas”