Fórum Numismática

Lugar de convívio de colecionadores de moedas, notas e outros artigos
Data/Hora: quinta out 18, 2018 9:49 pm

Hora UTC

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 28 mensagens ]  Ir para a página Anterior 1 2 3 Próximo
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Re: Antoniano - Valeriano I
MensagemEnviado: quinta ago 09, 2018 7:51 pm 
Desligado
Reinado D.Sancho I

Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm
pmborges Escreveu:
fernanrei Escreveu:
Eu não levo nada a mal, se não quero ser criticado, ou não apareço ou não participo nas discussões temáticas. Ora vamos lá então tentar explanar o meu ponto de vista sem criar más interpretações. Será comum aparecer uma moeda com mais de dois mil anos enterrada ainda com pormenores suficientes para identificar a moeda? Eu quero crer que não, apesar de aparecerem algumas em estado muito melhor, esta em especial, está muito boa para a idade que tem e além de mais, está atraente, só é pena ter estado exposta aos elementos. Caro pmborges , aceito tudo o que diz, porque além de saber muito mais do que eu desta matéria, tem dado provas das competências que desenvolveu no campo da numismática. Só há uma coisa que eu não posso aceitar, é que se olhe para estas moedas milenares como se fossem centenárias, apenas isso :beer:
Se tiver algum exemplar e possa partilhar as imagens, eu agradeço, sempre dá para comparar o desgaste da minha :thumbupleft:

Ao contrário do que possa pensar, é comum aparecerem moedas com pormenores suficientes para serem identificadas.
É preciso perceber que o império romano era extremamente vasto (estava em três continentes) e foram cunhadas milhões de moedas.
Para além disso existem mais algumas razões para que isso aconteça:

- melhor qualidade de cunhagem, exceptuando naquele período final do império do Ocidente
- com a instabilidade provocada pela conquista de território, defesa das fronteiras por parte das legiões, guerras entre imperadores, grande fluxo comercial entre territorios romanos e não só, fez que ao longo do tempo houvessem muitos entesouramentos.
Quando esses tesouros eram bem acondicionados em vasilhas de ceramica, conseguem chegar aos dias de hoje em estados de conservação assombrosos, basta ver imagens de achados documentados em Inglaterra, Espanha ou mesmo cá em Portugal com o tesouro de Alvarelhos ou de Friume.
Mesmo em moedas gregas que são bem mais antigas vemos exemplares em excelentes estados de conservação.

Vejo muitas vezes esse argumento da idade das moedas, mas isso só seria válido se as moedas tivessem a mesma qualidade de metal e de gravação e tivessem sido expostas ao longo dos anos às mesmas vicissitudes. Basta ver qualquer moeda de 1,2 e 5 centimos passados meia duzia de anos como ficam :)

Quanto a moedas de valeriano tenho algumas sendo que a melhor é uma que comprei recentemente em leilão.
Paguei um pouco caro mas é uma moeda de uma coleção importante e que eu consegui através de pesquisa ir buscar os leilões onde esteve até 1982. :)
Aqui ficam imagens dela.

Imagem

É uma excelente moeda sem dúvida, mas lá está, também é de outro valor :biglaugh:

MensagemEnviado: quinta ago 09, 2018 11:29 pm 
Desligado
Reinado D.Dinis

Registado: quinta mar 04, 2010 2:32 am
A minha intenção ao mostrar a minha moeda não era estabelecer comparações entre as duas, só a mostrei porque pediu. :D
Os meus comentários foram apenas no seguimento de ter apelidado a moeda de excelente exemplar e de pouco comum.
Se prestar atenção pode ver na moeda do Iuri a titulo de exemplo um busto em melhor estado e uma moeda sem corrosão fruto possivelmente de uma liga mias rica e de ter sido encontrada num terreno mais generoso.
Mas claro é a minha opinião e tenho que respeitar a sua :beer:

MensagemEnviado: sexta ago 10, 2018 10:18 am 
Desligado
Reinado D.Sancho I

pmborges Escreveu:
A minha intenção ao mostrar a minha moeda não era estabelecer comparações entre as duas, só a mostrei porque pediu. :D
Os meus comentários foram apenas no seguimento de ter apelidado a moeda de excelente exemplar e de pouco comum.
Se prestar atenção pode ver na moeda do Iuri a titulo de exemplo um busto em melhor estado e uma moeda sem corrosão fruto possivelmente de uma liga mias rica e de ter sido encontrada num terreno mais generoso.
Mas claro é a minha opinião e tenho que respeitar a sua :beer:

Caro ilustre, o seu comentário é próprio de si e só será aceite num ambiente de pluralidade de opiniões, como é o caso, mas será sempre a sua opinião e tal como a minha e a do Iuri não deixam de ser opiniões. Gostaria de esclarecer apenas uma coisa, eu não apelidei a moeda de excelente exemplar e pouco comum, se por acaso usei este tipo de adjectivos foi depois de os ter referido, mas não me recordo :think: . O que eu disse foi, "apesar de apresentar desgaste está divinal" e fiz a pergunta "Será comum aparecer uma moeda com mais de dois mil anos enterrada ainda com pormenores suficientes para identificar a moeda? " . Mas não quero andar para aqui a focar-me nas pessoas e acredito que o senhor também não o queira, o que pretendo é falar de moedas e de tudo aquilo que as rodeia, algo que o senhor faz muito bem. Relativamente às moedas que o senhor e o Iuri mostraram, são bonitas moedas mas não são iguais à minha, como disse que a minha moeda é "vulgar" pensei que tivesse um exemplar em melhores condições e que ao publicar as fotos eu pudesse comparar para imaginar aquilo que o tempo e os elementos roubaram à minha. Cumprimentos caro ilustre :beer:

MensagemEnviado: sexta ago 10, 2018 12:06 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso Henriques

Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm
A moeda, tal como a história do pobre Valeriano, é muito interessante. Na minha opinião é isso que valoriza as moedas: conhecer o seu significado :)

(só um à parte ;) - a moeda é um antoniniano - não "antoniano", que não existe. Tem essa designação por ter sido introduzida por Marcus Aurelius Severus Antoninus Augustus, mais conhecido como Caracala)

Assunto da Mensagem: Re: Antoniniano - Valeriano I
MensagemEnviado: sexta ago 10, 2018 12:37 pm 
Desligado
Reinado D.Sancho I

MCarvalho Escreveu:
A moeda, tal como a história do pobre Valeriano, é muito interessante. Na minha opinião é isso que valoriza as moedas: conhecer o seu significado :)

(só um à parte ;) - a moeda é um antoniniano - não "antoniano", que não existe. Tem essa designação por ter sido introduzida por Marcus Aurelius Severus Antoninus Augustus, mais conhecido como Caracala)

Tem toda a razão meu caro ilustre e agradeço a sua chamada de atenção, erro ortográfico e desatenção. É sempre uma honra receber os seus comentários, sem dúvida que são sempre assertivos e razoáveis.

MensagemEnviado: sexta ago 10, 2018 4:56 pm 
Desligado
Reinado D.Dinis

Registado: sexta ago 06, 2010 3:10 pm
Prezado Fernanrei, obrigado por partilhar sua moeda.
Como foi falado na discussão, não é incomum serem encontrados potes com moedas em excelente estado de conservação. Muitas como saíram da oficina de cunhagem , com todos os pormenores preservados. Podemos observar isso, como exemplo, nos tetradrachmas de Athenas, que foram cunhados por volta de 400-500 antes de Cristo e encontramos, com certa facilidade, exemplares tais como foram cunhados. Dessa forma, acredito que o estado de conservação de sua peça seja mediano quando comparamos com os exemplares de potes.

Em relação à história de Valeriano I, algumas fontes sugerem que ele foi usado como troféu vivo pelo líder sassanida Shapur I, tendo sido mutilado ao longo de seu período de cativeiro. Além disso, era usado como suporte para que o último subisse em seu cavalo. Também mencionam que após sua morte (causa desconhecida), a sua pele foi retirada e mantida exposta por um longo tempo no palácio real do soberano sassanida. (texto retirado de Vagi DL. Coinage and History of the Roman Empire, Volume 1: History / página 348)

Abraço.

MensagemEnviado: sábado ago 11, 2018 12:19 am 
Desligado
Reinado D.Sancho I

Marcelo Leal Escreveu:
Prezado Fernanrei, obrigado por partilhar sua moeda.
Como foi falado na discussão, não é incomum serem encontrados potes com moedas em excelente estado de conservação. Muitas como saíram da oficina de cunhagem , com todos os pormenores preservados. Podemos observar isso, como exemplo, nos tetradrachmas de Athenas, que foram cunhados por volta de 400-500 antes de Cristo e encontramos, com certa facilidade, exemplares tais como foram cunhados. Dessa forma, acredito que o estado de conservação de sua peça seja mediano quando comparamos com os exemplares de potes.

Em relação à história de Valeriano I, algumas fontes sugerem que ele foi usado como troféu vivo pelo líder sassanida Shapur I, tendo sido mutilado ao longo de seu período de cativeiro. Além disso, era usado como suporte para que o último subisse em seu cavalo. Também mencionam que após sua morte (causa desconhecida), a sua pele foi retirada e mantida exposta por um longo tempo no palácio real do soberano sassanida. (texto retirado de Vagi DL. Coinage and History of the Roman Empire, Volume 1: History / página 348)

Abraço.

:beer: agradeço o seu comentário caro ilustre

MensagemEnviado: domingo ago 12, 2018 12:01 pm 
Desligado
Reinado D.Sancho I

Afinal a moeda não é assim tão comum :think: , eu próprio tenho andado à procura e não encontrei muitas iguais. Tinha a esperança de ver aqui publicadas algumas fotos de moedas iguais, mas não me parece fácil, senão já teria acontecido :biglaugh:

MensagemEnviado: domingo ago 12, 2018 12:08 pm 
Desligado
Reinado D.Dinis

Registado: quinta mar 04, 2010 2:32 am
Deixo-lhe aqui o valor dela no catalogo do Sear.

Imagem

MensagemEnviado: domingo ago 12, 2018 12:15 pm 
Desligado
Reinado D.Sancho I

pmborges Escreveu:
Deixo-lhe aqui o valor dela no catalogo do Sear.

Imagem

Obrigado caro ilustre, quanto ao valor já o conhecia, mas o que gostava de ver era fotos :beer:

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 28 mensagens ]  Ir para a página Anterior 1 2 3 Próximo

Hora UTC

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Limited
Traduzido por: phpBB Portugal