ROMANAS e CLÁSSICAS - Separando o joio do trigo!

Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
tm1950
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 10374
Registado: sexta nov 05, 2004 10:15 pm
Localização: S. João do Estoril - Lisboa

#21 Mensagem por tm1950 » segunda mai 10, 2010 1:07 pm

Bem-vindo ao fórum! :green:
Em relação à sua dúvida, não há nada como colocar no fórum boas imagens de ambos os lados da moeda.

1. Siga este link: http://www.imagehost.org/
2. Abra uma nova janela com o Fórum
3. Regresse à janela do site de alojamento de imagens e tecle em "procurar" (o ficheiro a colocar)
4. Escolha o ficheiro a colocar no Fórum.
5. Tecle em "Upload"
6. Copie o primeiro link (Forum Thumbnail Link). Com o cursor em cima do link, tecle com o cursor da esquerda do rato que lhe permite seleccionar o link. Depois com o cursor da direita faça "copiar" (copy).
7. Regresse à janela do fórum e posicione-se no tópico onde pretende inserir a imagem.
8. Faça "colar" (paste). O link foi copiado para o tópico do Fórum.
9. Faça "editar". O seu post foi editado e vai ficar disponível para todo o Fórum.


Celso.
Saúde e Fraternidade.
Os meus leilões

Carolcaroline
Sou só um euro caloiro
Mensagens: 4
Registado: domingo mai 09, 2010 2:15 am

Re: ROMANAS e CLÁSSICAS - Separando o joio do trigo!

#22 Mensagem por Carolcaroline » segunda mai 10, 2010 2:10 pm

Imagem
Imagem

Essa é a moeda que eu gostaria de saber a origem.
Obrigada pela atenção.
Carol

Avatar do Utilizador
doliveirarod
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 15237
Registado: terça nov 09, 2004 2:50 am
Localização: Brasil

#23 Mensagem por doliveirarod » segunda mai 10, 2010 2:13 pm

É uma réplica de um dupôndio de Adriano, não é autêntico, é feito por fundição. As letras WLR são a indicação do fabricante e o aviso que é falsa.
Última edição por doliveirarod em segunda mai 10, 2010 2:14 pm, editado 1 vez no total.
http://www.megaleiloes.com/leiloes.php? ... liveirarod ML - http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_14426169
"O colecionador é um homem mais feliz"
DIGA "NÃO" ÀS FALSIFICAÇÕES CHINESAS - Não colabore com mercado criminoso

Carolcaroline
Sou só um euro caloiro
Mensagens: 4
Registado: domingo mai 09, 2010 2:15 am

Re: ROMANAS e CLÁSSICAS - Separando o joio do trigo!

#24 Mensagem por Carolcaroline » segunda mai 10, 2010 2:34 pm

Olhando apenas essas letras vc diz que ela é uma replica?
Pensei que essas letras seriam da pessoa que era proprietário anterior.
Qual o motivo para fazer uma réplica e ainda colocar as letras?
Mesmo assim, se vc puder me passar os dados sobre a época e a idade dela, eu ficaria feliz.
Ela, mesmo vc dizendo que é uma replica, tem um valor sentimental para mim, ela deve estar comigo a uns 15 anos e eu nunca havia notado ela, fiquei curiosa para saber.
Existe a possibilidade de ela ser verdadeira e essas letras serem as iniciais de algum nome? passei horas na internet procurando algo sobre essas iniciais, mas não encontrei nada. Ela realmente é de cobre e ela não tem marcas em suas bordas.
Muito obrigada por sua ajuda, é muito bom poder ter contato com pessoas que realmente sabem sobre o assunto.
Um brande abraço.
Carol

Avatar do Utilizador
doliveirarod
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 15237
Registado: terça nov 09, 2004 2:50 am
Localização: Brasil

#25 Mensagem por doliveirarod » segunda mai 10, 2010 2:45 pm

"WLR" já é uma marca muito conhecida aposta nas réplicas, não é marca de dono anterior, é marca de um fabricante de cópias, não lembro qual o nome. Sua moeda é porosa, traço de fundição. Desculpe, mas a chance de ser autêntica é mesmo 0%.
http://www.megaleiloes.com/leiloes.php? ... liveirarod ML - http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_14426169
"O colecionador é um homem mais feliz"
DIGA "NÃO" ÀS FALSIFICAÇÕES CHINESAS - Não colabore com mercado criminoso

MCarvalho
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 7998
Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm

#26 Mensagem por MCarvalho » segunda mai 10, 2010 5:12 pm

WRL significa Westair Reproductions, Limited.

É uma empresa que fazia (ou ainda faz, não sei) réplicas para serem vendidas em museus. Não são em cobre, são feitas numa pasta semi-metálica pouco convincente. São obtidas por fundição a partir de moldes de moedas originais em museus, daí o estilo perfeito. No bordo vê-se claramente a junção das duas partes.
MCarvalho

Carolcaroline
Sou só um euro caloiro
Mensagens: 4
Registado: domingo mai 09, 2010 2:15 am

#27 Mensagem por Carolcaroline » terça mai 11, 2010 11:49 am

Não tem problema não, vou guarda-la para que um dia a minha filha tenha idéia de como eram as moedas antigas.
Foi muito bom tem entrado para esse Forum.
Parabéns pelo trabalho.
Carol.

Digenes Akrites
Escudinho da II República
Mensagens: 17
Registado: quarta ago 27, 2008 5:13 pm
Localização: Curitiba - Brasil
Contacto:

Re: ROMANAS e CLÁSSICAS - Separando o joio do trigo!

#28 Mensagem por Digenes Akrites » segunda mai 17, 2010 7:55 pm

Muito bom e elucidativo esse tópico, mas há um ponto que tenho que discordar quando você afirma que "A cunhagem bizantina já tem um estilo decadente"

Isso, na minha opinião de historiador, colecionador e fascinado por moedas bizantinas, é uma opinião meio simplista. Dizer que houve uma "decadência" na Civilização e Estética no final do período romano e o início do período bizantino é uma perspectiva que já foi abandonada desde o início do século passado.

O que houve foi uma mudança estética.

O Império Romano do Oriente, conhecido como Império Bizantino, ao abarcar territórios dominados por antigas civilizações orientais (Egito, Síria, Palestina e Asia Menor), absorveu muito de sua arte. São civilizações que desenvolveram ideais estéticos bem diferentes do "naturalismo greco-romano". Como o método bidimenssional da arte egípcia, o ritualismo persa e judaico. Enfim, a arte bizantina, através dessas influências, se tornou mais simbólica, mais ritual, mas de forma nenhuma decadente. É só prestar atenção em qualquer moeda bizantina para ver a riqueza de elementos, trajes, instrumentos, inscrições e imagens...
http://www.denarii.com.br

"O Homem da Fronteira estava construindo um castelo para que a Morte não possa acha-lo
Ele o construiu dupla, triplamente, com pregos de ferro
Ele se vira e olha, a Morte está ao seu lado..

Avatar do Utilizador
emanuelneto
Reinado D.Manuel II
Mensagens: 82
Registado: quarta nov 04, 2009 3:36 am

#29 Mensagem por emanuelneto » quarta jun 23, 2010 8:56 pm

doliveirarod, você pode atualizar o tópico??? algumas imagens já não aparecem mais...

obrigado

mantovano
Escudinho da II República
Mensagens: 7
Registado: domingo mar 27, 2011 6:11 pm

Re: ROMANAS e CLÁSSICAS - Separando o joio do trigo!

#30 Mensagem por mantovano » domingo mar 27, 2011 9:24 pm

Uma prata muito bilhante (mais até que o Vespasiano do começo do texto) denota falsificação ou polimento indevido e exagerado ?
Vi peças em lojas na ITÁLIA em que o brilho era muito grande, para se desconfiar.
Coleciono romanas mas sou novato.
Mantovano.

Responder

Voltar para “Romanas”