Ajuda com moedas romanas (Antoninianos)

Moderadores: Paul Gerritsen Plaggert, Marcelo Leal, Moderador de Honra

Mensagem
Autor
riquinh0
Reinado D.Manuel II
Registado: segunda abr 26, 2010 11:50 pm

Re: Ajuda com moedas romanas (antoninianos)

#21 Mensagem por riquinh0 » segunda abr 29, 2013 5:32 pm

Uau! Vocês percebem mesmo disto! :clap3: São muitos anos a "virar frangos"? :biglaugh:

Quando eu for grande também quero ser assim... :thumbs:

A ver se ainda hoje mostro mais algumas.

"A não ser que ambas as partes fiquem satisfeitas, não pode ter sido um bom negócio"
Anónimo Inteligente

riquinh0
Reinado D.Manuel II

Re: Ajuda com moedas romanas (Antoninianos)

#22 Mensagem por riquinh0 » segunda abr 29, 2013 10:24 pm

Mais um grupo de 8, faltam outras 8.

ImagemImagem

ImagemImagem

ImagemImagem

ImagemImagem

ImagemImagem

ImagemImagem

ImagemImagem

ImagemImagem

A moeda 26 é a mais pequena de todas. É ainda um Antoniniano?
"A não ser que ambas as partes fiquem satisfeitas, não pode ter sido um bom negócio"
Anónimo Inteligente

riquinh0
Reinado D.Manuel II

#23 Mensagem por riquinh0 » terça abr 30, 2013 12:40 pm

26 Claudius II EC: EF
Sear: 11356 RIC: 157 Cohen : 202
Leg.Obv: IMP CLAVDIVS PF AVG
Leg.Rev: PAX AVG
Mintmark: T

21 Probus EC: VF
Sear: 12038 RIC: 203 Cohen : 642 or 672
Leg.Obv: PROBVS PF AVG
Leg.Rev: SOLI INVICTO
Mintmark: R-thunderbolt-Γ

27 Probus EC: F+
Sear: 12049 RIC: 129 Cohen : 727
Leg.Obv: IMP C PROBVS PF AVG
Leg.Rev: TEMPOR FELICIT
Mintmark: B

22 Diocletianus EC: VF-
Sear: 3516? RIC: V162? Cohen : 228?
Leg.Obv: IMP DIOCLETIANVS AVG
Leg.Rev: IOVI CONSERVAT AVGG
Mintmark: XXI

25 Diocletianus EC: F
Sear: 3516? RIC: V162? Cohen : 228var
Mintmark: XXIΓ

28 Diocletianus EC: F+
Sear: 3516? RIC: V162? Cohen : 228?
Mintmark: XXIε

24 Maximianus EC: VF
Sear: ? RIC: 558 Cohen : 333?
Leg.Obv: IMP C M A VAL MAXIMIANVS PF AVG
Leg.Rev: IOVI CONSERVAT
Mintmark: SXXIT

23 Maximianus EC: VF-
Sear: 3616? RIC: V 506? Cohen : 355
Leg.Obv: IMP MAXIMIANVS PF AVG
Mintmark: XXIZ

As moedas de Diocletianus 1, 19, 22, 25 e 28 são todas muito parecidas.

Ajuda com os ECs?
Última edição por riquinh0 em quarta mai 01, 2013 1:17 am, editado 2 vezes no total.
Anónimo Inteligente

MoedasdeMinas
Reinado D.Afonso II
Registado: segunda mar 12, 2012 8:00 pm
Contacto:

#24 Mensagem por MoedasdeMinas » terça abr 30, 2013 1:31 pm

Ricardo, a peça 26 de Claudio II segue uma emissão um tanto quanto reduzida em peso e tamanho devido a ser a época de Galieno e Claudio a mais conturbada de todos os tempos dentro do império, dai que se eles dois não fossem imperadores\soldados\cavaleiros,ginetes\infantaristas o império teria degringolado, tendo esses dois realizado esforços hercúleos e figurando dentre os grandes de Roma em todos os tempos, a peça ainda é um antoniano, que só viria a desaparecer com as reformas de Diocleciano já no século findar do século III e iniciar do século IV DC.
O reverso de PAX AUG(usta) é muito bonito e interessante e a peça está num estado soberbo de conservação.

21 - MBC-
22 - BC+
23 - MBC-
24 - MBC
25 - REGULAR\BC
26 - SOB
27- BC
28 -BC
"O sábio não é o homem que fornece as verdadeiras respostas, é quem faz as verdadeiras perguntas" - Strauss

MoedasdeMinas
Reinado D.Afonso II
Contacto:

#25 Mensagem por MoedasdeMinas » terça abr 30, 2013 1:40 pm

Os temas de emissão de Diocleciano em governo conjunto com seu "brother de armas" Maximiano tende a ser uma nova exaltação aos antigos valores, uma refundação do estado romano voltado para o que há de mais tradicional, um abandono dos tempos de crise, uma centralização do poder, um neo-nacionalismo, que culminaria na sua reforma de edito de preços e no lançamento de novas emissões de denominações de moedas.
Então o tema de "iovi conservatori est", tem em Júpiter o deus da Guerra (que é uma das essências romanas) uma re-exaltação desse passado glorioso, e que poderia ser traduzido pelo portador da moeda, em um novo "presente" no estado romano, fomentado pela nova linha de pensamento que era digamos neo-nacionalista. Vale lembrar que Aureliano e seus seguidores já haviam dado um UP no estado romano, porém introduziram na vida palaciana e social temas orientais que acabaram por ir de encontro com a linha de pensamento mais "italiana" de Roma,então a volta de Júpiter como o conservador é válida nesse aspecto de "quem somos e quem queremos ser"!
"O sábio não é o homem que fornece as verdadeiras respostas, é quem faz as verdadeiras perguntas" - Strauss

MoedasdeMinas
Reinado D.Afonso II
Contacto:

#26 Mensagem por MoedasdeMinas » terça abr 30, 2013 1:47 pm

Ricardo também gostaria de lhe falar que seu pai colecionou esses antonianos, talvez não pensando em seus valores monetário de revenda e sim pensando em como formam um conjunto a ser refletido de uma época de Roma, que pode traduzir muito do que se passa hoje em dia na atualidade. Por exemplo essa exaltação do nacionalismo nos EUA é algo como a refundação de Diocleciano, por exemplo essa crise existencial da Europa devido a crise econômica pode ser vista na mesma época de "poucas perspectivas" de Tacitus, a guerra contra o terrorismo e a invasão da Europa por povos Africanos e da Ásia muçulmana, pode refletir a guerra de Galieno e Claudio pela defesa das fronteiras romanas.
O luxo e ostentação dos emergentes comprando tudo o que o dinheiro pode comprar da Rússia atual, que ao mesmo tempo está recheada de separatistas e conturbações, reflete um pouco o que Probus representou no poder. E por ai vai..
Então acho que esse ajuntamento\coleção criada por seu pai, tem uma razão de existir.

riquinh0
Reinado D.Manuel II

#27 Mensagem por riquinh0 » terça abr 30, 2013 2:33 pm

Boa tarde Sérgio,

Tudo isto é interessantíssimo do ponto de vista histórico e cultural, eu enquanto vou me documentando e estudando para poder classificar estas moedas, também vou encontrando uma série de factos e curiosidades interessantes. Penso que o Império Romano teve uma importância fundamental que se continua a refletir nos dias de hoje, desde os sistemas de valores, política, estratégia, militar, estética, etc., etc. Ou seja, estudarmos esse período é muito importante para ajudar a compreender o porquê das coisas.

Gostaria de esclarecer que o meu pai não era um numismata mas sim um filatelista, um dos mais importantes em Portugal e tinha uma coleção da Europa valiosíssima que, felizmente, chegou a vender na maioria ainda em vida. Ao que sei foi comprada por um português residente na Holanda pelo que deve estar por lá. Nos últimos anos de vida o meu pai foi um pouco comerciante de tudo o que era coleções, desde selos a canetas, postais e cartões telefónicos, passando claro por moedas pois eu, que comecei a coleciona-las mais ao menos aos meus 25 anos, fui despertando o interesse dele para isto. Foi graças a isso que o meu pai comprou estes Antonianos (é Antonianos ou Antoninianos?) ao que sei em Inglaterra a um português emigrante lá. Ao que ele me disse, pensava que estava a fazer um grande investimento mas, mais tarde, veio a ver que as moedas valiam bem menos do que ele pensava. Seja como for: penso que ele terá vendido algumas poucas do lote e estas que aqui estão foram as que sobraram e que eu herdei pois os meus irmãos não se interessam por colecionismo.

Só uma coisa em relação à sua mensagem anterior: desculpe corrigi-lo mas Júpiter era o pai dos Deuses e o Deus mais poderoso do Olimpo, o Deus da guerra era Marte. Certo?
Anónimo Inteligente

MoedasdeMinas
Reinado D.Afonso II
Contacto:

#28 Mensagem por MoedasdeMinas » terça abr 30, 2013 3:17 pm

Sim Ricardo, no meu arrombo de escritor troquei Júpiter por Marte, está corretíssimo.

Seu pai foi um pouco o que todos nós colecionadores somos, tentamos investir em algo que gere dividendos, sejam dividendos de felicidade ou em dividendos monetários mesmo hehe

Ed_Gein
Reinado D.Miguel
Registado: sábado mar 30, 2013 1:45 pm

#29 Mensagem por Ed_Gein » terça abr 30, 2013 3:27 pm

Se houvesse um contexto aqui no forum, para eleger a pessoa, que para mim mais entende de moedas romanas, eu votava no nosso amigo MoedasdeMinas. Parabéns pelo seu vasto conhecimento.
“Nobody believes in Hell—until they get there”

MoedasdeMinas
Reinado D.Afonso II
Contacto:

#30 Mensagem por MoedasdeMinas » terça abr 30, 2013 3:56 pm

Obrigado pelo elogio, porém só sou um humilde estudioso do tema, por aqui no fórum há TITÃS nessa temática, destacando:
Marcelo Leal, Zefer44, AntonioPereira, Mario67, Pmborges, Doliveirarod, Paul, Pizarro Bravo, e tantos outros...

Responder

Voltar para “Romanas”