Dois bronzes da antiga Grecia (Macedonia)

Moderadores: Paul Gerritsen Plaggert, Marcelo Leal, Moderador de Honra

babbitt1930
Reinado D.Afonso V
Registado: domingo nov 07, 2004 2:08 am

Dois bronzes da antiga Grecia (Macedonia)

Mensagempor babbitt1930 » sexta abr 15, 2005 11:08 pm

Boas noites,

Eu gostaria, se for possível, obter informação destas 2 moedas. Uma é do rei Filipo II, o pai de Alejandro Magno (Alejandro III), e a outra do reinado do gran Alejandro. No entanto, não sei se a data de cunhagem corresponde aos tempos destos dois reis ou é posterior. Tambén gostaria, se não é um abuso, conhecer o porqué dos motivos dos retratos das moedas (penso ser o deus Apolo na moeda do rei Filipo II e do Herakles com pele de leão na moeda de Alejandro) e se as legendas corresponden com o nome em grego dos reis. Em geral, um pouco de tudo... :roll:

Muito obrigado e espero que gostem. Um gran abraço,

Alex. :bier:
Imagem
Imagem

Camisa_Negra
Reinado D.Pedro I
Registado: quarta jan 12, 2005 10:20 pm

Mensagempor Camisa_Negra » sexta abr 15, 2005 11:23 pm

Não queria ser atrevido colega, mas quanto é o preço de cada moeda dessas?
"A paz do coração é o paraiso dos homens" Platão

MCarvalho
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm

Mensagempor MCarvalho » sexta abr 15, 2005 11:39 pm

As moedas são muito bonitas.
Não conheço bem as moedas da Macedónia, mas penso que as restituições póstumas só aconteceram em ouro e prata.

A de Filipe II apresenta no rev., sobre o cavalo, o nome de Filipe, em grego, será contemporânea do pai de Alexandre.

http://www.wildwinds.com/coins/greece/macedonia/kings/philip_II/t.html

A de Alexandre, também deve ser contemporânea, mas não consigo ler grande coisa, apenas o alfa do início, e a moca de Hércules.

Imagem

Aqui: http://www.wildwinds.com/coins/greece/macedonia/kings/alexander_III/
MCarvalho

babbitt1930
Reinado D.Afonso V

Mensagempor babbitt1930 » sábado abr 16, 2005 12:32 am

Olá,

Obrigado pela rápida resposta e pelo link Mario (já está nos meus favoritos) :biggthumpup: . O certo é que as moedas estam bastante bem conservadas, sobretudo a do rei Filipo II.

Respecto dos preços, dizer que por exemplo a moeda do pai de Alejandro não é a mais rara da série, pois o retrato do rei aponta pela direita (se for a esquerda, a moeda é bem mais escassa). Eu as comprei as dois (sem incluir alguma mais romana e bizantina) por 20 euros incluidos os portes e os gastos da transferencia bancaria a um vendedor alemão em Ebay (garanto que as moedas são auténticas). O certo é que é um bom preço. Em feiras por cá em Espanha a moeda do Filipo II pode vender-se em esse estado de conservação por 40 ou mais euros. A do rei Alejandro é mais comun e certamente tenhe mais desgaste e deterioro, mas pode estar perto dos 10-15 euros. Esta é a minha modesta opinião baseada em preços em feiras e na net. Mas não estou longo de ser um gran conhecedor destas moedas (gosto delas muito mas..., sobretudo com as pratas e ouros recomendo muita precaução) simplesmente estou a começar em esto das gregas e romanas.

Um abraço,

Alex.

babbitt1930
Reinado D.Afonso V

Mensagempor babbitt1930 » sábado abr 16, 2005 12:34 am

Não é caro por um pedaço tão interessante da História com mais de 2300 anos de antiguidade, não o é?

MCarvalho
Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm

Mensagempor MCarvalho » sábado abr 16, 2005 12:40 am

Não é caro. Tanto uma como outra têm patines maravilhosas, o que só por si é de louvar.

Eu acho que a de Filipe realmente está mais bonita, mas de Alexandre também não é nada de deitar fora ;)

Já agora, como curiosidade, aqui na nossa terra, a Península Ibérica, o culto de Herakles ou Hércules era muito popular, há muitas moedas, mesmo anteriores aos romanos, com a cabeça de Hércules com pele de leão.
MCarvalho

doliveirarod
Registado: terça nov 09, 2004 2:50 am

Mensagempor doliveirarod » sábado abr 16, 2005 12:46 pm

As moedas são muito boas! São sem dúvida autênticas, têm todas as características. :biggthumpup:
O preço foi um achado, foi barato!
http://www.megaleiloes.com/leiloes.php? ... liveirarod ML - http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_14426169
"O colecionador é um homem mais feliz"
DIGA "NÃO" ÀS FALSIFICAÇÕES CHINESAS - Não colabore com mercado criminoso

Voltar para “Gregas”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante