Hummm,.....suspeita

Responder
Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
luisc
Reinado D.Manuel II
Mensagens: 69
Registado: segunda jan 09, 2017 4:51 pm

Hummm,.....suspeita

#1 Mensagem por luisc » segunda jun 05, 2017 12:17 am

Algo vai mal ........

Esta novela aqui é minha e só la fiz o poste porque não entendia o reinado da moeda.....e queria colocar a moeda no meu blogue com a identificação correcta

Afinal ando a escavar moedas falsas.... :erofl: ....tirada a cerca de 10 metros do meio real atípico que coloquei aqui ontem....

Nem sei o que dizer......

O que vale é isto a mim não me afecta....afinal só quero aquilo fotografado e no blog...

Mas alguém aqui nota alguma anormalidade naquela moeda.....????

Ou recebi aquilo de troco no chinês e nem me apercebi???? :erofl:

http://www.imperio-numismatico.com/t117 ... ta#1054400



Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Hummm,.....suspeita

#2 Mensagem por numisiuris » segunda jun 05, 2017 1:12 am

É não ligar a isso Luís. Não são frequentes as moedas que saem da terra nesse estado de conservação e com uma patine tão bonita. Sendo um tipo raro, a avaliar pelo que eles dizem, é natural que levante suspeitas. Só que às vezes não se percebem certas coisas. Relativamente ao estilo, só falam nos castelos. Querem dar a entender que é fundida. Percebo. Não lhe vêm nenhuma racha e a textura é esquisita, empastada, sim. O que foi feito pela crosta... É tramado distinguir essas coisas, muito mais por fotos.

Enfim, adiante! A moeda está um sonho! É não lhe mexer! :thumbs:

Avatar do Utilizador
palves
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2259
Registado: segunda jan 11, 2010 11:02 am

Re: Hummm,.....suspeita

#3 Mensagem por palves » segunda jun 05, 2017 9:19 am

Fundida?! Se as fundidas chegaram a este nível está tudo fundido sem "n"...

Não percebo nada dessas moedas, mas não vejo sinais de que seja problemática.

Avatar do Utilizador
luisc
Reinado D.Manuel II
Mensagens: 69
Registado: segunda jan 09, 2017 4:51 pm

Re: Hummm,.....suspeita

#4 Mensagem por luisc » terça jun 06, 2017 9:59 am

Pois eu compreendo...mas custa aceitar

E custa aceitar não do ponto de vista desta moeda nem de nenhum interesse pessoal ou monetário sobre ela, mas sim do ponto de vista numismático..!!

Chegamos a um ponto em que qualquer coisa que fuja só que seja um bocadinho ao normal já é duvidoso. Eu não percebo nada disto mas falando-se em moedas batidas à 500 anos atrás tenho a certeza que as coisas não podem ser tão genericamente lineares como para se ter chegado a este ponto.

Por outro lado entendo que as falsificações devem ter atingindo um patamar em que anda tudo assustado e duvida-se até da própria sombra..!!...e também acredito que o detectorismo já tenha sido usado para validar moedas falsas...

Pelo que na minha opinião deveria de haver mais algum cuidado de quem realmente entende destas coisas e não aparecer logo a dizer que a moeda veio das horta das alfaces do beltrano....como um deles o fez....

....o problema é que a própria história e a numismática perdem, e tendo isto em linha de conta parece-me que a numismática batida não estará podre mas para lá caminha.....

enfim...

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Hummm,.....suspeita

#5 Mensagem por fernanrei » terça jun 06, 2017 10:17 am

Caros ilustres, os homens vão e as moedas ficam!!! Uma moeda falsa será sempre um artigo duvidoso e mais tarde ou mais cedo cai na rede cada vez mais apertada. O que as moedas batidas têm de bom é o facto de serem únicas porque é muito difícil, senão impossível, bater manualmente duas moedas de forma a serem iguais. O que acontece muitas vezes é aparecerem semelhanças bastante expressivas, mas basta levar ao microscópio para se notar as diferenças necessárias para provar a singularidade. Eu pessoalmente continuo a gostar muito das moedas batidas e não é um grupo pequeno de batoteiros que me vai roubar essa paixão. Mais vale ser enganado uma vez que afastado para sempre. Quanto à moeda em causa, não vejo problemas.Cumprimentos a todos os ilustres.
"Quod erat demonstrandum"

Responder

Voltar para “Medievais”