Um testemunho da reconquista?

Responder
Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Um testemunho da reconquista?

#1 Mensagem por numisiuris » segunda nov 13, 2017 7:12 pm

Comprei este half-penny, que ainda não chegou, e do qual só tenho imagens:
Imagem
Se estivesse inteiro ainda valeria uns trocos, assim duvido... De qualquer modo, para o que interessa, foi encontrado neste mês de Novembro, na zona de Alcácer do Sal.
Tentando decompôr a legenda, leio “(...)hEnR(...)” no anverso, que deverá corresponder a “hENRICVS REX” e “(...)ON WIN(...)” no reverso, que deverá corresponder a “GOLCEM ON WINC”, “ADAM ON WINC”, “CLEMENT ON WINC”, “HENRI ON WINC”, “OSBER ON WINC”, “REINIER ON WINC” ou “RODBERT ON WINC”.
Significará isto que o cunho desta moeda deverá ter sido aberto por um dos mestres moedeiros, na casa da moeda de Winchester, para correr com o nome de Henrique II, rei de Inglaterra entre 1154 e 1189.
Não se consegue saber o nome do moedeiro ao certo, por faltar parte da legenda. Pelo que comparei, inclinar-me-ia para Golcem, daí a atribuição a Henrique II e não aos “reis do Robin dos Bosques”, “Ricardo Coração de Leão” e “João sem Terra”...
O que acaba por interessar é que este dinheiro fará parte ainda da “short cross coinage”, cujo lavramento se inicia em 1180.
Sendo a moeda de Henrique II, podemos certamente balizar a sua cunhagem entre os anos de 1180 e 1189. Caso seja de Ricardo ou João (em nome de Henrique, como o foram todas) o lapso temporal irá até 1216.
Deixo um vídeo onde se toca a questão da conquista de Alcácer:
http://ensina.rtp.pt/artigo/castelo-de- ... afonso-ii/
Pesado o estado de conservação deste “halfpenny”, não será difícil especular que o mesmo tenha sido trazido para Portugal, em 1217, por um qualquer nobre inglês que integrasse a Quinta Cruzada. Só por isso valeu a pena comprá-lo! :)



Avatar do Utilizador
doliveirarod
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 15237
Registado: terça nov 09, 2004 2:50 am
Localização: Brasil

Re: Um testemunho da reconquista?

#2 Mensagem por doliveirarod » segunda nov 13, 2017 10:55 pm

Aparecem muitas delas assim, cortadas no meio, as vezes até "quartos" aparecem.
http://www.megaleiloes.com/leiloes.php? ... liveirarod ML - http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_14426169
"O colecionador é um homem mais feliz"
DIGA "NÃO" ÀS FALSIFICAÇÕES CHINESAS - Não colabore com mercado criminoso

MCarvalho
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 7998
Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm

Re: Um testemunho da reconquista?

#3 Mensagem por MCarvalho » terça nov 14, 2017 12:34 pm

Muito interessante! Um achado que nos pode dizer muito.

O rev. não poderá ser WILL[EL], de Willelm, moedeiro em York?
MCarvalho

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Um testemunho da reconquista?

#4 Mensagem por numisiuris » terça nov 14, 2017 8:37 pm

Eu penso que nestas moedas da short cross coinage aparece sempre o nome do moedeiro e depois "on" e a casa monetária. "On" significa "em". Portanto depois do "on" virá sempre o nome da casa monetária. Pelo menos assim interpretei. Há a casa de Winchester e a de Wilton. Mas precisamente por serem duas barras ao alto, não poderia ser Wilton. E penso que se vê o tracinho da união entre as duas barras, formando um "N". De qualquer modo, ainda é só a segunda moeda medieval inglesa que tenho, pelo que ainda não estou treinado... a primeira também é interessante e também foi encontrada em Portugal, em Porto Sabugueiro. Diz-me quem a encontrou que, nessa zona (e só nesse local e mais nenhum), ao longo dos anos já apareceram cerca de 500 pennies ingleses. A maioria de Eduardo I e alguns, muito poucos, de Eduardo III. Suspeita-se pois que lá possa haver uma embarcação soterrada, no rio Tejo, visto ser a única forma de explicar o afluxo de tantas moedas inglesas nessa zona em específico. Eu escolhi uma moeda de Bristol, precisamente por causa das relações comerciais com essa cidade durante o século XIV.
Leio (ED)W R ANGL DNS hVB" e "WILL ABR ISTO LLI(E)".
Imagem
image upload

Responder

Voltar para “Medievais”