Dinheiro Pepión (1157-1256)

Responder
Mensagem
Autor
paulj
Reinado D.Filipe III
Mensagens: 774
Registado: quarta mai 15, 2013 2:30 am

Dinheiro Pepión (1157-1256)

#1 Mensagem por paulj » segunda fev 12, 2018 1:23 am

Dinheiro Pepión, tipologia cuja cunhagem abarcou vários reinados, desde Afonso VIII Rei de Castela (1158-1214) até Afonso X Rei de Castela e Leão (1252-1284). Até há bem pouco tempo era atribuído a Afonso I de Aragão, tese que tem sido abandonada com os novos estudos da numária medieval castelhano-leonesa. Foi cunhado até 1256.
Moeda encontrada no Alentejo.
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.



Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Dinheiro Pepión (1157-1256)

#2 Mensagem por numisiuris » segunda fev 12, 2018 7:51 am

Bonito dinheiro, sempre envolto em querelas quanto à atribuição. Esse seu tem estrelas de âmago preenchido. Eu tenho um com estrelas desse género também e outro com estrelas de âmago vasado. O primeiro foi demasiado barato para o estado de conservação, mas nunca me dei ao trabalho de reunir bases de dados destas moedas para comparação. Deixo fotos:
Imagem

paulj
Reinado D.Filipe III
Mensagens: 774
Registado: quarta mai 15, 2013 2:30 am

Re: Dinheiro Pepión (1157-1256)

#3 Mensagem por paulj » segunda fev 12, 2018 4:54 pm

numisiuris Escreveu:Bonito dinheiro, sempre envolto em querelas quanto à atribuição. Esse seu tem estrelas de âmago preenchido. Eu tenho um com estrelas desse género também e outro com estrelas de âmago vasado. O primeiro foi demasiado barato para o estado de conservação, mas nunca me dei ao trabalho de reunir bases de dados destas moedas para comparação. Deixo fotos:
Imagem

Bem bonitos, então o 1º está um "mimo". Também tenho um outro com estrela de âmago vasado, mas ainda não o fotografei, e além de estes dois tenho um meio pepión, que acho curioso. As notícias que me chegam é que estes dinheiros vão aparecendo de vez em quando em Portugal, em especial nas zonas de fronteira.

Responder

Voltar para “Medievais”