O «EURO» Almorávida

Responder
Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
oscarpt2000
Reinado D.Filipe I
Mensagens: 877
Registado: terça jan 25, 2005 10:17 pm
Localização: Lagos Algarve

O «EURO» Almorávida

#1 Mensagem por oscarpt2000 » sábado mar 19, 2005 1:54 pm

O euro dos séculos XI, XII e XIII denominava-se morabitino e era de ouro.
Circulava em todos os reinos ibéricos com o mesmo nome, independentemente de quem o cunhava. Tratava-se, na origem, do dinar dos almorávidas, senhores de um importante império no norte de África, berberes a quem os pequenos reinos de taifa muçulmanos peninsulares pediram auxílio para repelir o avanço da reconquista cristã, em finais do século XI.
Uma vez desempenhada essa tarefa, os invasores instalaram-se e estenderam o seu domínio territorial até ao centro peninsular.
A designação morabitino tem origem em al-Murabitun, (o dinheiro dos Almorávidas). O ouro (quase puro) das inovadoras moedas almorávidas (que se foram espalhando por toda a Europa e Próximo-Oriente, regiões privadas de metais preciosos desde o tempo do domínio romano) provinha da região do Gana e sul do Sudão, rotas por eles controladas. Os reis das taifas almorávidas fizeram cunhar sucessivas emissões, o mesmo sucedendo com os reis cristãos, que adaptaram o desenho à sua fé e às suas pessoas. O morabitino sobreviveu na Península aos seus criadores.
De facto, quando o primeiro morabitino de ouro português, de que há conhecimento, foi mandado bater por D. Sancho I, já a dinastia Almorávida fora substituída pela dos Almohadas.

---
para responder ao tópico da Ana, fui procurar na literatura e descobri este pequeno texto que achei curioso e resolvi divulgar.



Responder

Voltar para “Medievais”