Moedas do Reino de Axum

Fale aqui sobre moedas falsas ou viciadas
Responder
Mensagem
Autor
euoutravez
Reinado D.Henrique
Mensagens: 988
Registado: quarta mar 19, 2014 1:27 am

Moedas do Reino de Axum

#1 Mensagem por euoutravez » sexta mai 02, 2014 12:20 am

Boa noite!

Na minha recente viagem à Etiópia adquiri estas duas moedas. Caso seja possível gostava que me confirmassem a sua identificação, pois parece-me não existir muita informação sobre estas moedas.

Verso
Imagem
Reverso
Imagem

Verso
Imagem
Reverso
Imagem

Segundo a minha pesquisa na internet a primeira será do reinado de Endubis enquanto a segunda corresponde ao reinado de Mhdys. As minhas dúvidas são principalmente no que toca à segunda porque demorei imenso tempo até encontrar informação sobre uma moeda similar e segundo o que descobri em 2005 existiriam apenas 4 moedas iguais conhecidas. Mais que uma questão de valor queria confirmar a minha identificação. Deixo também o link da moeda que foi vendida e que penso ser a mesma:
http://www.acsearch.info/record.html?id=35119

Agradeço desde já a ajuda
Cumprimentos a todos!



Avatar do Utilizador
Sugarfree
Reinado D.João VI
Mensagens: 403
Registado: segunda jan 23, 2012 12:32 pm
Localização: Coimbra

Re: Moedas do Reino de Axum

#2 Mensagem por Sugarfree » sexta mai 02, 2014 12:24 am

Posso estar enganado mas as moedas não me parecem ter sido "cunhadas" sendo o estilo comparativamente aquela que mostrou completamente distinto.

Mas como disse é apenas uma avaliação feita com base em fotos.

Abraço

Avatar do Utilizador
Paul Gerritsen Plaggert
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 4115
Registado: sexta fev 01, 2008 3:44 am
Localização: São Paulo -SP Brasil

Re: Moedas do Reino de Axum

#3 Mensagem por Paul Gerritsen Plaggert » sexta mai 02, 2014 12:37 am

São cópias por fundição de moedas axumitas.
Essas são aquelas a venda para turistas, que infelizmente acabam comprando como genuínas.
PECVNiA NON OLET

euoutravez
Reinado D.Henrique
Mensagens: 988
Registado: quarta mar 19, 2014 1:27 am

Re: Moedas do Reino de Axum

#4 Mensagem por euoutravez » sexta mai 02, 2014 12:48 am

Não pondo em causa que possam não ser verdadeiras, mas na etiópia não há propriamente um negócio de moedas para turista como noutros países! Haverá certamente espertalhões, mas quase que punha as mão no fogo pela veracidade das mesmas! Elas foram compradas em axum a dois rapazes que tinham mais duas em estado muito lastimável e por toda a cidade de Axum não encontrei mais moedas à venda. Além disso é proíbidissima a venda delas e não há cópias em lojas de souvenirs..
Amanhã vou tentar tirar fotos melhores para por aqui e tirar isto a limpo!! Em todo o caso obrigado pela opinião

euoutravez
Reinado D.Henrique
Mensagens: 988
Registado: quarta mar 19, 2014 1:27 am

Re: Moedas do Reino de Axum

#5 Mensagem por euoutravez » sexta mai 02, 2014 1:12 am

Fiz um pouco mais de pesquisa e voltei a olhar para elas com olhos de ver e parece-me que terão razão!! Ficam de medalhas de recordação :) O que custaram não doi na carteira!! Mas como disse ainda vou por melhores fotos para tirar isto a limpo! mais uma vez o meu obrigado
Cumprimentos

euoutravez
Reinado D.Henrique
Mensagens: 988
Registado: quarta mar 19, 2014 1:27 am

Re: Moedas do Reino de Axum

#6 Mensagem por euoutravez » sexta mai 02, 2014 11:44 am

Pois que não há necessidade de mais fotos :( São mesmo falsas!!
O pior de tudo é que estas duas não-moedas foram as responsáveis de eu, passados dez anos, voltar a interessar-me por numismática! Eram por isso as minhas duas moedas favoritas e aquelas pelas quais tinha mais apreço. Fico bastante frustrado com a situação, mas pelo menos fico a saber a verdade..

Obrigado pelo alerta
Cumprimentos a todos

ajavb
Reinado D.Luís
Mensagens: 188
Registado: sábado mar 01, 2014 6:15 pm

Re: Moedas do Reino de Axum

#7 Mensagem por ajavb » terça jan 05, 2016 8:47 am

euoutravez Escreveu:O pior de tudo é que estas duas não-moedas foram as responsáveis de eu, passados dez anos, voltar a interessar-me por numismática! Eram por isso as minhas duas moedas favoritas e aquelas pelas quais tinha mais apreço. Fico bastante frustrado com a situação, mas pelo menos fico a saber a verdade
Não me entenda mal mas, se calhar, há males que vêm por bem.
Agradeça a estas duas meninas por lhe terem despertado a vontade de voltar a entrar neste Mundo

Responder

Voltar para “Falsas ou Viciadas”