Proto-moeda fenicia em prata-Séc.VI a.C.

Moderadores: Paul Gerritsen Plaggert, Marcelo Leal, Moderador de Honra

tiberius
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: sábado set 10, 2011 12:51 pm

Re: Proto-moeda fenicia em prata-Séc.VI a.C.

Mensagempor tiberius » terça fev 14, 2012 9:52 pm

Bom, ele não parece ter sido fundido, nem forjado.
Parece mesmo extrusão.
Alguém sabe quando começaram a fazer cilindros ou fios por esse método?
Visite minha galeria (em construção).
http://www.forumancientcoins.com/galler ... ?cat=34492

DanteD
Registado: quarta mar 04, 2009 7:23 pm
Contacto:

Mensagempor DanteD » terça fev 14, 2012 11:20 pm

tenho uma boa coleção de proto moedas mas desconheço este tipo de pç., aliás desconheço qualquer tipo de proto moeda de origem fenícia.
se for,no mínimo a datação deve estar errada, pois em 600 a.c.já se cunhavam moedas, e pela proximidade da cultura fenícia com a grega, seria comum se usassem ou aceitassem as deste povo.

os fenícios eram eximios comerciantes, acho que por isto, mesmo antes da existencia da moeda como conhecemos, qualquer coisa DE VALOR serviria como objeto de troca.

muitas (a maioria)das protos moedas da antiguidade eram objetos religiosos que a uma certa altura acabaram virando objetos de escambo, não vejo algo que indique isto nesta sua pç. ......

convem vc checar as referências com quem a vendeu a vc. pois na net, já procurei muito e não encontrei nada parecido na cultura fenícia.

algumas tribos Celtas tinham algumas proto moedas que até lembram estas suas(lembram, mas não são iguais). pelo que parece qualquer pedaço de metal trançado virava moeda nas mãos deles...mas na minha opinião, isto é mais marketing dos vendedores que realidade...é dificil atribuir um uso exato a algo sem fontes ou referências.

doliveirarod
Registado: terça nov 09, 2004 2:50 am

Mensagempor doliveirarod » sexta abr 06, 2012 1:21 am

Matos, pelo grau de cristalização no interior da peça, acredito que vc tem, de fato, uma proto-moeda aí. Veja isso, que apareceu numa "Botija" egipcia:

Imagem

Era o metal a peso circulando, dinheiro em "arame" (aqui no Brasil até chamam dinheiro de "arame" na gíria, a or[igem seria isso aí).
O metal cirulava em barras e arame pelo comércio, o que facilitava seu corte e pesagem em pedaços. Isso era feito no velho Egito, e com certeza tbm pelos povos do Oriente antes ( e mesmo depois, um tempo) da criação da moeda. Deve mesmo ter sido usado na Pérsia, por exemplo, antes da criação dos ciclos de prata Aquemênidas.
Gostei dessa curiosidade arqueológica!
http://www.megaleiloes.com/leiloes.php? ... liveirarod ML - http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_14426169
"O colecionador é um homem mais feliz"
DIGA "NÃO" ÀS FALSIFICAÇÕES CHINESAS - Não colabore com mercado criminoso

Rodrigues Ferreira
Escudinho da II República
Registado: segunda ago 11, 2014 11:56 am

Mensagempor Rodrigues Ferreira » quarta set 17, 2014 12:22 am

Boas noites. Assunto: Proto moeda fenícia.
Se me permitem gostaria também de dar a minha opinião sobre um assunto que por acaso estou neste momento a investigar, embora noutro âmbito.
Desde sempre os povos, usando ou não moedas em simultâneo, usaram fragmentos de metais nobres, quando efectuavam deslocações longas, quer ainda para entesourar. De algum modo essa prática com uma ou outra variante, subsiste até à actualidade. Há imensos vestígios do que refiro nos nossos museus. O Museu Municipal de Chaves tem um conjunto admirável de rolos de "arame" de ouro, com um diâmetro talvez de três milímetros e que foram encontrados junto a uma raiz velha de uma árvore.
Penso portanto que não se poderá afirmar tratar-se de uma moeda e, quanto à cronologia não vejo elementos suficientes para a avaliar. Se este tipo de achado foi encontrado em contexto com outros elementos referenciáveis, será obviamente diferente e a cronologia já estará relativamente apoiada, e digo relativamente porque estes objectos "viajam" no tempo...
Estou neste momento à espera de umas análises de absorção atómica que mandei fazer de prata fenícia. Estes artefactos terão presumivelmente uma cronologia de referência para o século VIII a.C.. Quando vier a análise teremos então encontrada a percentagem de prata, de chumbo e de alguns elementos traço.
As barras que a fotografia documenta parecem-me, numa observação despretensiosa, como não podia deixar de ser em semelhantes condições, que terão um razoável teor de chumbo. Se mandarem efectuar uma análise semelhante ou por esta técnica ou por fluorescência de raios-x, poderemos depois, se pretenderem, comparar o resultado das análises; terei o maior gosto. Em princípio para o fim desta semana já devo ter alguns resultados preliminares.

Rodrigues Ferreira
Escudinho da II República
Registado: segunda ago 11, 2014 11:56 am

Mensagempor Rodrigues Ferreira » sexta out 03, 2014 5:11 pm

Cá estamos novamente às voltas com a prata fenícia. Dado o desfasamento desta resposta, não sei se será útil, mas pronto, damos o que temos.
Os resultados são fornecidos pelos laboratórios da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e são válidos obviamente para o anel fenício que submeti à análise, embora traduza uma tendência da época (século VIII a.C.).
Análise de Espectrofotometria de Absorção Atómica
Ag, visível em quatro picos de diferentes comprimentos, embora nitidamente marcando a quase totalidade da amostra
Pb3O4 - Como traço e em consequência do processo natural da oxidação do chumbo. Recordemos que a análise é sempre efectuada sobre a camada externa.
Ag2S - Trata-se de um sulfureto de prata que terá origem ou no enxofre da própria amostra ou de influência dos terrenos em que o anel esteve durante cerca de 3.000 anos.
Na posse destes elementos será fácil compará-los com as amostras que possui e estabelecer os paralelos.
Só as amostras de prata ibérica apresentam com persistência a existência do chumbo; é uma característica.
Penso que este anel já tenha sido produzido com prata copelada, caso contrário o valor do chumbo seria bem maior.
Se algo mais for necessário, farão o favor de dispor.
Cumprimentos

Voltar para “Outras”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes