Fórum Numismática

Lugar de convívio de colecionadores de moedas, notas e outros artigos
Data/Hora: segunda out 22, 2018 6:33 pm

Hora UTC

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 8 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: sábado dez 29, 2012 3:29 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso Henriques

Registado: quarta mar 04, 2009 7:23 pm
peço ajuda principalmente ao Augusto Motta que é conhecedor destas pçs.

Imagem

Uploaded with ImageShack.us

mede 3,9 cm por 2,6

MensagemEnviado: sábado dez 29, 2012 5:36 pm 
Desligado

Registado: terça nov 09, 2004 2:50 am
Nessas velhas peças fundidas chinesas não me arrisco... São para quem estuda bastante especificamente essa área.

MensagemEnviado: sábado dez 29, 2012 5:43 pm 
Desligado

doliveirarod Escreveu:
Nessas velhas peças fundidas chinesas não me arrisco... São para quem estuda bastante especificamente essa área.

pois é, e o vendedor é até bom.
mas nestas sempre fico com um pé atras....
andei pesquisando e ví que até bons vendedores tem tomado "tinta" com estas..por isto tenho muito medo....

houvi falar que as falsificações destas pçs andam tão perfeitas em todos detalhes que os próprios colecionadores chineses criaram uma tecnica meio " mediúnica" para distinguir falsas...
é algo intuitivo,tem que se pegar a peça na mão e sentir o "kin"(que seira alma ou algo assim) dela..
se sentir , aí é verdadeira..... :erofl:

MensagemEnviado: sábado dez 29, 2012 5:45 pm 
Desligado
Sou só um euro caloiro

Registado: sábado dez 29, 2012 5:38 pm
sou novo aqui tenho varias moedas de coleçao mas persiso de alguem que ajude

MensagemEnviado: sábado dez 29, 2012 5:47 pm 
Desligado
Sou só um euro caloiro

Registado: sábado dez 29, 2012 5:38 pm
tenho uma moeda romana mas nao encontro o seculo
mas agora tenho uma de roberto ivens e capelo mas nao encontro igual é de 1885
aqui no saite tem uma mas é com o mapa de africa e a minha é diferente

MensagemEnviado: domingo jan 20, 2013 1:39 am 
Desligado
Reinado D.Filipe I

Registado: quinta ago 07, 2008 9:54 pm
Boa noite, desculpem a resposta algo tardia.
Esta moeda do tipo pá (spade) atribuída ao reino de Wei, que floresceu entre 475 e 221 aC, está mencionada nas principais obras de referência com características semelhantes mas com pequenas variantes significativas. Como já deve ter dado conta, existem dois tipos com esta inscrição básica, mas o de maior formato tem duas barras horizontais o pé esquerdo, que é o numeral 2. O tipo sem numeral é o referenciado com o número 3.11 na obra CAST CHINESE CASH de David Hartill, e o que tem o numeral 2 é referenciado nessa obra com o n.º 3.12. Assim, o valor da sua moeda será de 1 jin, unidade ponderal correspondente a cerca de 14g, o que enquadra o padrão monetário deste reinado no período anterior à assunção do padrão fiduciário.
A sua moeda é também o n.º 157 do MONNAIES CHINOISES 1. L'Antiquité Pré Impériale, de François Thierry, catálogo da colecção da Bibliothèque Nationale de France, cuja moeda é idêntica à sua excepto no facto de não ter furo. O mesmo se passa com o ZHONGGUO GUQIAN DAJI, de Hua Guanpu, 2004, actualmente o principal catálogo generalista em uso na China, que apresenta decalque de uma peça sem furo e fotografia a cor de outra também sem furo.

A moeda é atribuída por François Thierry ao reino de Wei, cidade de Anyin. O comentário que faz na obra citada é o seguinte (traduzido do francês):
"A leitura da inscrição, "Anyin", é clara, mas o sentido que lhe deve ser dado é-o muito menos: Wang Qingzheng considera que se trata do nome duma cidade de Wei, que ele situa ao sul da actual Anyang, na província de Henan; Cai Yangyu e Zhu Huo transcrevem simplesmente Anyin sem atribuir lugar nem pertença a um estado; Zheng Jiaxiang estima que é necessário compreender An(yi) yin, ou seja "o norte de Anyi", do mesmo modo que se deve compreender Anyang como An(yi) yang, "o sul de Anyi"; esta hipótese é apoiada pela existência de pás comportando a inscrição Anyi yang. Ele situa portanto o local ao norte de Anyi, primeira capital de Wei. Wang Xiantang situa a cidade ao norte de Anyang."
Assim, existe entre os estudiosos (chineses e ocidentais) algumas dúvidas quanto à localização exacta da cidade emissora, e portanto não é certo que seja "Warring States period An yi, in S. W. Shanxi, was the capital of the State of Liang (Wei)" como refere Hartill na obra acima referida.

Quanto à autenticidade, tenho algumas dúvidas. Claro que o seu valor estimado por Hartill (cerca de 500 USD) potencia o fabrico de falsificações cuidadas, mas não´deve ser esse o critério (ser "falso porque pode ser" não é critério).
Vejamos, poderia referir-se o contorno grosso e de espessura muito regular, mas a moeda da colecção francesa tem estas características. Quanto ao furo, a colecção francesa e a obra chinesa não o referenciam, mas ele está presente na peça da obra de Hartill. A escrita não está fora de estilo. Assim, estes aspectos não são relevantes para uma análise. Mas subsistem dois pontos interessantes no desenho que me parecem evidentes deficiências ou desvios ao padrão, ao contrário das outras características que já referi:
1. O desenho do contorno superior da pá ultrapassa o caractere Yin (lado direito), detalhe algo suspeito que não se confirma em nenhum exemplar referenciado;
2. O traço do lado esquerdo ultrapassa bastante a dimensão dos restantes elementos escritos, que respeitam uma linha inferior imaginária.
Estes dois pontos são os únicos que me fazem ter razões para duvidar da autenticidade da moeda.

Quanto à patina da sua moeda, não me parece ser possível fazer uma avaliação. A moeda fotografada no ZHONGGUO GUQIAN DAJI tem a tonalidade muito semelhante à sua, mas sem as manchas castanho-escuro.
As falsificações andam tão perfeitas que se torna difícil. Chegam a enterrá-las em terra trazida das regiões donde as moedas originais procederam para que a tonalidade da patina não seja fonte de desconfiança.

Assim, apesar do desenho apresentar as características que fogem ao standard que já referi, não posso dizer com certeza se é falsa, mas dado o preço que certamente lhe pedem por ela, eu não arriscaria.
Abraço

MensagemEnviado: domingo jan 20, 2013 2:03 am 
Desligado
Reinado D.Filipe I

Registado: quinta ago 07, 2008 9:54 pm
Quanto à observação do Dante, o "kin" ou "shen" como por vezes é referido, é considerado uma das seis características das moedas que devem obrigatoriamente ser analisadas pelos coleccionadores para distinguir as verdadeiras das falsas, segundo os velhos tratados chineses: legenda (notem que as antigas moedas chinesas não eram figurativas), liga, som, cor, odor e aspecto geral ou "shen", devendo este último ser interpretado como uma avaliação intuitiva que o numismata experiente faz com a moeda na mão.
Abraço

MensagemEnviado: domingo jan 20, 2013 12:08 pm 
Desligado

provavelmente é falsa mesmo.pois saiu por um décimo do valor citado.... :angry:
quando chegar posto foto.

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 8 mensagens ] 

Hora UTC

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibido