Moeda corrente comemorativa – 150 Anos da Segurança Pública

Tudo relacionado com a moeda da União Europeia
ricardmag
Senhor Escudo da I República
Registado: quinta abr 20, 2017 9:01 am

Mensagempor ricardmag » terça jul 11, 2017 8:18 am

O Banco de Portugal colocará em circulação, no dia 13 de julho de 2017, uma moeda corrente comemorativa, com o valor facial de 2 €, designada “150 Anos da Segurança Pública”.

A distribuição ao público será efetuada por intermédio das instituições de crédito e das tesourarias do Banco de Portugal.

Imagem

A moeda “150 Anos da Segurança Pública” apresenta:

Na face comum:

O desenho europeu utilizado nas moedas de euro destinadas à circulação.

Na face nacional:

A representação dos cidadãos por duas silhuetas humanas, uma feminina e outra masculina;
As zonas de intervenção da PSP, isto é, um aglomerado de casas a representar o país em geral e as suas cidades em particular;
O emblema simplificado da PSP;
As expressões “Direitos”, “Liberdades” e “Garantias”;
Na orla, as legendas “1867-2017 Segurança Pública”, “INCM” e a indicação do autor, envolvidos pelas 12 estrelas da União Europeia.

As caraterísticas desta moeda foram aprovadas pela Portaria n.º 72/2017, publicada no Diário da República, 1.ª série – N.º 37, de 21 de fevereiro. Foi definido o limite de emissão de 500 000 moedas com acabamento normal.

Nota:
O Banco de Portugal vende ao público, exclusivamente nos seus balcões de tesouraria, moeda de coleção (apenas com acabamento normal).

O interessado deve preencher um impresso próprio, onde se identifica e discrimina, por designação e valor facial, a quantidade de moeda de coleção que pretende adquirir.

O Banco de Portugal não efetua reservas de moeda nem as remete pelo correio.

limburgo
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: domingo mai 10, 2009 10:01 am

Re: Moeda corrente comemorativa – 150 Anos da Segurança Pública

Mensagempor limburgo » terça jul 11, 2017 1:08 pm

obrigado pela informacao, quanto á moeda parece quase reclame ao queijo suico.
Se a inveja matasse a humanidade já nao existia.
Cumps Paulo

ricardmag
Registado: quinta abr 20, 2017 9:01 am

Mensagempor ricardmag » terça jul 11, 2017 1:11 pm

:erofl:

De nada ...

Cumprimentos

A.Rod
Reinado D.Pedro V
Registado: terça fev 24, 2009 9:51 pm

Mensagempor A.Rod » terça jul 11, 2017 10:00 pm

Realmente, também não gosto muito do desenho escolhido. Pessoalmente e na minha modesta opinião, tratando-se do aniversário de uma instituição policial, não seria fora de propósito, cunharem o crachá da P.S.P.
É a minha opinião, vale o que vale.
Cumprimentos.

soga80
Reinado D.Sancho II
Registado: sábado dez 20, 2014 6:31 pm

Mensagempor soga80 » terça jul 11, 2017 10:08 pm

Tem razão tb na minha modesta opinião...
Mas quem decide decide...

mangoorange
Escudinho da II República
Registado: terça jun 20, 2017 11:55 am

Mensagempor mangoorange » quarta jul 12, 2017 5:45 am

A composição escolhida é invulgar no sentido que não parece representar a comemoração utilizando os estilos mais comuns na numismática. Isso é consequência de se ter convidado um artista plástico (José de Guimarães), o que é sempre um risco. Por vezes, como aquando da moeda da participação nos JO do Rio de Janeiro da Joana Vasconcelos, a experiência corre bem, outras vezes o artista tem dificuldade em adaptar o seu estilo a este meio. Parece ser este o caso. Pesssoalmente admiro muito a obra plástica do José de Guimarães mas tenho de concordar que se podia ter esforçado um pouco mais para criar um objecto mais representativo da PSP assim como para encontrar uma composição estética mais agradável. Porque a moeda não só está muito longe das melhores composições do autor como não é particularmente bem conseguida e não é automáticamente evidente a ligação do desenho à efeméride. Talvez a versão prata proof até faça algum sentido, com as adição de cores, tão características do autor da moeda e que a tornam num objecto unico, mas sem estas na versão corrente a moeda perde boa parte do seu sentido.

betnumis
Registado: segunda jul 03, 2017 6:54 pm

Mensagempor betnumis » domingo jul 16, 2017 10:50 am

A.Rod Escreveu:Realmente, também não gosto muito do desenho escolhido. Pessoalmente e na minha modesta opinião, tratando-se do aniversário de uma instituição policial, não seria fora de propósito, cunharem o crachá da P.S.P.
É a minha opinião, vale o que vale.
Cumprimentos.

Sim concordo, com o crachá da PSP acho que na minha opinião ficaria mais bem bonita mas a minha opinião vale o que vale...

Voltar para “Euros de Portugal e restantes países da UE”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes