Moedas Comemorativas Portuguesas

Tudo relacionado com a moeda da União Europeia

Moderador: Moderador de Honra

Responder
Mensagem
Autor
dmoura
Reinado D.João VI
Registado: quarta jan 19, 2011 6:47 pm

Moedas Comemorativas Portuguesas

#1 Mensagem por dmoura » domingo jul 26, 2020 7:09 pm

Infelizmente a emissão de moeda comemorativa por parte da INCM é cada vez mais, se não o é na totalidade, meramente um negócio.
Este ano temos o Meio Escudo e, num patamar mais acessível, a Sardinha. O que serão estas moedas? Moedas quase num sentido figurativo da questão pois nenhuma delas aparecerá nunca a circular no bolso de ninguém.

Isto leva-nos a um patamar mais profundo desta questão da emissão de moeda comemorativa. Para que serve a emissão de moeda comemorativa?
Nestas emissões, todos os anos, são escolhidos temas ou referências com importância para a história, para a cultura, para efemérides etc, que muito dizem a Portugal e dos Portugueses.
Nos últimos anos, principalmente desde a introdução dos euros, estas emissões correntes (excepção feita ao caso de algumas das emissões de 2€) nunca circularam nem cumpriram o seu propósito quer como moeda quer como elemento de divulgação do que se comemora.

Relembro as emissões das últimas comemorativas em escudos, de 100$00, 200$00, 500$00 e mesmo 1000$00 que circulavam no nosso dia a dia, amplamente conhecidas da população e comércio em geral que não as recusavam na ora de pagar.
Hoje, tirando as moedas de 2€ digam-me, é fácil alguém as aceitar como método de pagamento? Muito dificilmente. O que realmente é pena!
as emissões especiais em metais nobre, proof e outras servem um propósito exclusivo de coleccionismo, mas as emissões corrente servem o propósito de MOEDA, de dinheiro de método de pagamento.

A circulação destas moedas traria o beneficio de dar a conhecer o evento ou facto que se comemora na moeda,de dar a conhecer que o nosso património numismático é mais vasto que que 90% da população possa imaginar e quem sabe não incutiria o bichinho do coleccionismo e da numismática em mais gente e principalmente nas gerações mais novas. Falta inclusivamente divulgação da existência destas moedas e que podem ser utilizadas no dia a dia, não basta publicar no Diário da República.

A minha colecção começou precisamente aos 12 anos de idade com essas moedas comemorativas de escudos que até nos autocarros serviam como troco.
Não vos dá algum gozo olhar para algumas das moedas já saídas de circulação e terem recordações de andarem com elas na carteira?

São moedas! Não estará a INCM a deixar perder o intuito destas emissões?

D. Moura

cajuscp
Senhor Escudo da I República
Registado: segunda fev 08, 2010 4:08 pm

Re: Moedas Comemorativas Portuguesas

#2 Mensagem por cajuscp » quarta jul 29, 2020 7:38 pm

Boa noite, este ano tenho andado muito ocupado e distraído, alguém me pode dizer se já foi emitida alguma moeda comemorativa portuguesa neste ano de 2020 ?
Obrigado

limburgo
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: domingo mai 10, 2009 10:01 am

#3 Mensagem por limburgo » quinta jul 30, 2020 10:05 am

cajuscp Escreveu:
quarta jul 29, 2020 7:38 pm
Boa noite, este ano tenho andado muito ocupado e distraído, alguém me pode dizer se já foi emitida alguma moeda comemorativa portuguesa neste ano de 2020 ?
Obrigado
Pelo menos já sairam 4 que eu saiba.

5 euros Golfinho
5 euros Dia mundial da língua portuguesa
7,50 euros Ibero americana Comboios Históricos
10 euros Sardinha assada esta só saiu em Proof, nao sei se saira normal.
Se a inveja matasse a humanidade já nao existia.
Cumps Paulo

fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

#4 Mensagem por fernanrei » quinta jul 30, 2020 9:00 pm

cajuscp Escreveu:
quarta jul 29, 2020 7:38 pm
Obrigado
Veja aqui neste link https://incm.pt/portal/loja_main.jsp :thumbupleft:
:D FMMRei :D

Responder

Voltar para “Euros de Portugal e restantes países da UE”