Duvida UNC , BNC, FDC, proof

Tudo relacionado com a moeda da União Europeia

Moderador: Moderador de Honra

julio_
Reinado D.Pedro IV
Registado: sábado dez 11, 2010 8:45 pm

Re: Duvida UNC , BNC, FDC, proof

Mensagempor julio_ » sexta jan 07, 2011 8:56 pm

Espero esclarece-lo...
UNC-Unidade não circulada.
BNC-Brilhante não circulada-Moeda de cunhagem normal
FDC-Flor de cunho-moeda absolutamente impecavel,sem apresentar o mais pequeno vestigio de manchas,mossas...
Proof-Moeda de cunhagem especial com fundo brilhante e espelhado
Cumps...
Cumps JD

Luís B.
Reinado D.Dinis
Registado: domingo out 10, 2010 11:30 am

Mensagempor Luís B. » sexta jan 07, 2011 8:58 pm

Bom... vou tentar responder, alguem que confirme o que vou dizer!
PROOF: usa um disco metálico especial, com fundo espelhado e relevos baços, normalmente aqui é usado metal nobre, puro, ou quase puro
UNC: UNCIRCULATED
BNC: BRILHANTE NÃO CIRCULADA (creio que é igual a UNC)
FDC: flor de cunho, creio que são as primeiras moedas a ser cunhadas, portanto com o cunho novo

os preços, é que já não sei. Mas penso que é de cima para baixo, com empate ao meio.
CARPE DIEM

Luís

Pedromig
Reinado D.Pedro V
Registado: sexta abr 28, 2006 5:37 pm
Contacto:

Mensagempor Pedromig » sexta jan 07, 2011 9:10 pm

divadlord Escreveu:Boas,

Queria saber quais os tipos de estados das moedas, se faltar algum: UNC, BNC, FDC, Proof
Tenho também umas duvidas: o que quer dizer UNC (é a unica que nao sei o significado do U) e também se UNC é igual a BNC
Queria também saber por ordem as mais baratas para as mais caras.

Aos estado mecionados, falta ainda Bela, Muito Bem Conservada (MBC) e Bem Conservada (BC) em que UNC seria o equivalente a Soberba (SOB), esta é a classificação mais usada em Portugal.
A sigla UNC, quer dizer uncirculated, é um termo inglês usado para moedas não circuladas, mas não é a mesma coisa que BNC, as moedas no estado UNC, são moedas de uso corrente, mas que não circularam, tem o brilho original de cunhagem, etc.
A ordenação é a seguinte:
UNC
FDC
BNC
PROOF

Espero ter esclarecido as suas dúvidas :green:
Cumprimentos
Pedro Carvalho

ruben tacus
Reinado D.Carlos
Registado: sábado mai 17, 2008 8:09 pm

Mensagempor ruben tacus » domingo jan 09, 2011 2:24 am

HÁ! E A ÚNICA QUE SE DIFERENCIA DAS OUTRAS É A PROOF PORQUE DE RESTO, MISTUREM-NAS E ADEUS UNC, BNC E FDC.
CMPS
rbtc

Soares_Reis
Reinado D.Maria II
Registado: sábado dez 25, 2010 7:36 am
Contacto:

Mensagempor Soares_Reis » domingo jan 09, 2011 2:40 am

ruben tacus Escreveu:HÁ! E A ÚNICA QUE SE DIFERENCIA DAS OUTRAS É A PROOF PORQUE DE RESTO, MISTUREM-NAS E ADEUS UNC, BNC E FDC.
CMPS
rbtc

UNC diferencia-se das BNC e FDC porque pode ter alguns riscos decorrentes do contacto com outras moedas durante embalamento e transporte. As BNC e as FDC são embaladas logo. a FDC distingue-se da BNC porque a FDC, se não estou em erro, corresponde às primeiras cunhagens quando os cunhos ainda são bem novos.

Montenegro
Escudinho da II República
Registado: domingo mar 11, 2012 7:30 am

Mensagempor Montenegro » sábado set 30, 2017 6:34 pm

Boas, peço desculpa se ressuscitei o tópico, mas gostaria de saber onde posso encontrar moedas unc para venda, em qualquer banco ou só na casa da moeda?

Obrigada

Lysitan
Senhor Escudo da I República
Registado: sábado dez 31, 2016 3:57 pm

Mensagempor Lysitan » domingo out 01, 2017 12:27 am

UNC encontra para troca por valor facial em agências bancárias ou no Banco de Portugal, é uma questão de solicitar, alguma sorte no atendimento, e normalmente são do ano corrente, no entanto podem ter em stock algumas comemorativas de 2€ e outras de colecção. Na INCM encontra sim UNC mas apenas as ditas de colecção, mais recentes, ao facial, e Proof, FDC e BU/BNC de circulação correntes à venda, dos anos mais recentes.
Cumprimentos

Montenegro
Escudinho da II República
Registado: domingo mar 11, 2012 7:30 am

Mensagempor Montenegro » terça out 03, 2017 12:28 pm

Lysitan Escreveu:UNC encontra para troca por valor facial em agências bancárias ou no Banco de Portugal, é uma questão de solicitar, alguma sorte no atendimento, e normalmente são do ano corrente, no entanto podem ter em stock algumas comemorativas de 2€ e outras de colecção. Na INCM encontra sim UNC mas apenas as ditas de colecção, mais recentes, ao facial, e Proof, FDC e BU/BNC de circulação correntes à venda, dos anos mais recentes.

Liguei, a pouco para o banco de Portugal e parece que pararam de vender moedas unc, novas ainda embaladas dos próprios anos correntes pouca sorte parece me... :think:

Lysitan
Senhor Escudo da I República
Registado: sábado dez 31, 2016 3:57 pm

Mensagempor Lysitan » terça out 03, 2017 11:34 pm

meu caro, não sou a pessoa mais indicada para informar mas com base na minha experiência posso referir apenas uma situação em que fui procurar comemorativas ao BP no Porto. Por curiosidade, uma vez que fornecem trocos aos comerciantes, perguntei se teriam moedas do ano corrente. O senhor acedeu sem problemas ao meu pedido e informou-me que nesse preciso momento tinha de 10 cts. Penso que será nessa base que pode tentar. Agora por telefone?! não acredito
Tomara eu q fosse como em muitos dos Bancos Centrais Europeus q vendem rolos.
Cumprimentos

Voltar para “Euros de Portugal e restantes países da UE”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes