One Penny model 1844

Temas relacionados com fichas/tokens

Moderador: Moderador de Honra

Responder
Mensagem
Autor
AdrianoHS
Reinado D.Pedro V
Registado: segunda nov 26, 2018 4:47 am

One Penny model 1844

#1 Mensagem por AdrianoHS » terça set 03, 2019 1:46 pm

Bom dia, amigos.

Apresento este pequeno token inglês vitoriano. Um sucesso em seu tempo, o que forçou a coroa se pronunciar alertando não ser responsável pela emissão, tamanha a aceitação que teve no mercado local. Incialmente um projeto a ser apresentado numa possível substituição dos cobres oficiais da época (o que não ocorreu) criado pelo gravador Joseph Moore passou a ser executado em Birmingham como tokens, de anel em cobre e núcleo em zinco/níquel, parece existirem em prata também.
O digno de nota é de ser uma antecessora de nossas moedas bimetálicas modernas. Embora numa rápida pesquisa encontrei outros tokens até mais antigos que se utilizaram desse curioso conceito como alguns exemplares escoceses, franceses e alemães. Fica a nota, ainda, da excelente qualidade na execução do token considerando a época.
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Última edição por AdrianoHS em terça set 03, 2019 2:26 pm, editado 1 vez no total.

MCarvalho
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm

Re: One Penny model 1844

#2 Mensagem por MCarvalho » terça set 03, 2019 2:06 pm

Muito interessante.
Seria curioso fazer um levantamento destas primeiras bimetálicas da história, ainda que não oficiais.
MCarvalho

AdrianoHS
Reinado D.Pedro V

#3 Mensagem por AdrianoHS » terça set 03, 2019 2:13 pm

MCarvalho Escreveu:
terça set 03, 2019 2:06 pm
Muito interessante.
Seria curioso fazer um levantamento destas primeiras bimetálicas da história, ainda que não oficiais.
Olá, Carvalho. Tudo bem?

Realmente daria um belo artigo esse levantamento, desde o desenho, técnicas fabris, materiais, etc. :beer: :thumbs:

silvio2
Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm

#4 Mensagem por silvio2 » terça set 03, 2019 3:11 pm

Olá, amigo Adriano
Excelente exemplar, o que o amigo connosco compartilha.
Não conhecia, confesso. Daí fui procurar na Net e encontrei, a propósito, estas interessantes imagens e informação Imagem http://wbcc-online.com/new-releases/gbmodels.html :D

Também encontrei um "site" (onde podem ser vistos outros exemplares, sendo que alguns não são bimetálicos),
aqui Imagem http://www.mycoincollection.co.uk/page14.html

Parabéns e obrigado, por partilhar. :thumbupleft:
Cumprimentos,
Sílvio Silva

AdrianoHS
Reinado D.Pedro V

#5 Mensagem por AdrianoHS » terça set 03, 2019 3:49 pm

silvio2 Escreveu:
terça set 03, 2019 3:11 pm
Olá, amigo Adriano
Excelente exemplar, o que o amigo connosco compartilha.
Não conhecia, confesso. Daí fui procurar na Net e encontrei, a propósito, estas interessantes imagens e informação Imagem http://wbcc-online.com/new-releases/gbmodels.html :D

Também encontrei um "site" (onde podem ser vistos outros exemplares, sendo que alguns não são bimetálicos), aqui Imagem http://www.mycoincollection.co.uk/page14.html

Parabéns e obrigado, por partilhar. :thumbupleft:
Olá, amigo Sílvio. Um prazer reencontra-lo.
Antes de adquirir o token conheci esses sites que colocou que me tiraram qualquer dúvida em fechar negócio. Realmente existem muitas variantes, mas a maioria são peças únicas ou extremamente raras. Esta minha é a mais comum e de larga emissão, aliás muito baratas e fáceis de encontrar. Já estou na captura do Meio Penny (tenho T.O.C. de sets incompletos, quase me dá alergia ter uma lacuna em alguma série). Cogito abrir um tema de bimetálicas históricas como o Carvalho sugeriu levantar. Vai depender do bolso. Existem alguns muito interessantes que ajudaram consolidar esse conceito. :rotate:

fernanrei
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

#6 Mensagem por fernanrei » terça set 03, 2019 7:35 pm

É interessante o tema e o artigo que apresenta uma qualidade espantosa :thumbupleft:
:D FMMRei :D

Responder

Voltar para “Fichas/Tokens”