Imperador dos Frangos

Temas relacionados com fichas/tokens

Moderador: Moderador de Honra

Responder
Mensagem
Autor
jsalgado2007
Reinado D.Afonso III
Registado: quinta out 11, 2007 8:12 pm

Imperador dos Frangos

#1 Mensagem por jsalgado2007 » terça jan 14, 2020 11:12 am

35 x 33 mm ; liga cromada ou niquelada ; peso?
anverso 1 IMPERADOR DOS FRANGOS
reverso sem legenda

Esta chapa penso que terá sido utilizada ainda nos anos 60, mas é claro gostava de poder confirmar.

ImagemImagem

lmsalgado
Reinado D.Maria II
Registado: sexta ago 28, 2009 10:49 am

Re: Imperdor dos Frangos

#2 Mensagem por lmsalgado » terça jan 14, 2020 11:41 am

O valor 1 é para fazer jus ao provérbio: "token a token, enche o frango o papo!" :biglaugh:

Aparentemente ainda existe um imperador dos frangos, mas não sei se é o imperador original ou um usurpador dos trono:
Jorge O Imperador dos Frangos
Rua Feira Popular Pav. 213/4
Lisboa
1600- LISBOA
Telefone: 217968602
fonte: https://codigopostal.ciberforma.pt/dir/ ... s-frangos/

tm1950
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: sexta nov 05, 2004 10:15 pm

Re: Imperador dos Frangos

#3 Mensagem por tm1950 » terça jan 14, 2020 3:03 pm

Não me lembro de ter visto. Ainda fiz uma pesquisa por iNperador, mas sem resultado.
Celso.
Saúde e Fraternidade.
Os meus leilões

lmsalgado
Reinado D.Maria II

#4 Mensagem por lmsalgado » terça jan 14, 2020 4:31 pm

Eu também pesquisei iNperador, para ver se não seria de outro país, mas como resultado só obtive um monte de analfabetos :erofl:
Na verdade, segundo a wikipedia, iNperador é uma palavra válida em Veneto, uma lingua de Veneza, mas as preposições por eles usadas invalidam essa hipótese.
Acho que podemos tomar o "n" como uma gralha.

lmsalgado
Reinado D.Maria II

#5 Mensagem por lmsalgado » terça jan 14, 2020 4:36 pm

Só um acréscimo: as legendas parecem ter sido gravadas à mão.... parece-me uma carga de trabalhos demasiado grande para terem sido feitas em grandes (ou mesmo médias) quantidades.

jsalgado2007
Reinado D.Afonso III
Registado: quinta out 11, 2007 8:12 pm

#6 Mensagem por jsalgado2007 » terça jan 14, 2020 8:08 pm

Na procura de uma data para esta chapa retirei esta informação de
https://www.agroportal.pt/producao-avic ... ro-soares/
...
Em Portugal, a moderna Avicultura – exercida com base nos conhecimentos científicos alcançados nas primeiras décadas do século XX – tem início na década de 1940, quando são construídos os primeiros aviários, começando-se a expandir após 1955, quando o escasso consumo de carne de aves criadas em capoeiras domésticas estava ainda reservado apenas para situações particulares, designadamente para dias de festa ou situações de enfermidade.
Na verdade, na década de 1950 a balança alimentar portuguesa era muito deficitária em géneros alimentícios de origem animal –carne, ovos e leite – que em 1960 atingiam capitações edíveis diárias de 51,4g, 9,6g e 71,9g respectivamente; à carne de frango correspondia uma modesta capitação de 3,7g (1,4kg/habitante/ano versus 28,5kg em 2017, e, se adicionarmos os consumos de peru, galinha, pato e codorniz, a capitação de carne de aves eleva-se actualmente a 42,2 kg).
...
Aquela data de anos 60, sugestão a confirmar, poderá aproximar-se da minha hipótese, e nesses anos eu já comia bastantes frangos num
restaurante ao pé do Condes e do Coliseu, creio que na Travessa de Santo Antão, o Bonjardim (já lá não vou há muitos anos).

Responder

Voltar para “Fichas/Tokens”