As mais clássicas e conhecidas fichas Brasil - Peça inédita?

Temas relacionados com fichas/tokens

Moderador: Moderador de Honra

Avatar do Utilizador
Rogbert
Reinado D.Maria I
Mensagens: 493
Registado: quinta set 02, 2010 2:07 pm
Localização: Curitiba - Parana - Brasil

As mais clássicas e conhecidas fichas Brasil - Peça inédita?

Mensagempor Rogbert » terça ago 30, 2016 4:33 pm

Caros colegas,

Há 4 meses ví uma ficha a venda na internet. Ao vê-la e consultado o catálogo de Fichas e Vales Particulares do Brasil do senhor Alexandre Barros e sabendo de históricos de peças falsas no Rio, imediatamente a coloquei como falsa. A imagem desfocada e de má qualidade a desabonava ainda mais.

O principal fato que a colocava com falsa, era o fato de ter o valor de 2.000 réis. No catálogo do senhor Alexandre, o maior valor listado era de 1.000 Réis e com somente 5 peças conhecidas deste valor. Linhagem de peças muito estudada e conhecida, diferente de outras, um novo valor desta série seria algo bem inusitado.

Como me parecia algo novo em termos de falsas, a comprei para poder analisar e avaliar. Tem sido um novo método dos falsários criar coisas nunca vistas, então impossíveis de comparar e assim enganando novamente os compradores iniciantes. Pensei ser este o caso. Ao chegar a peça fiz imagens e comecei a comparar.

Mas quanto mais olhava, mais difícil de achar defeitos na peça. Estudei, ampliei imagens, comparei ainda mais com as peças verdadeiras, e cada vez menos achava ser uma peça falsa ou contrafeita, digamos que poderiam pegar uma de 120 Réis e transformar em 2.000 Réis.

Bem, analisei bem com os erros e diferenças das conhecidamente falsas. Nenhuma semelhança. Passei a comparar com as verdadeiras, e para minha surpresa, batia em muitos detalhes. Alguns provavelmente muito difíceis de reproduzir.

Perguntei a alguns colegas com décadas de numismática, se viam qualquer traço de possibilidade de ser uma cópia fundida, contrafeita ou se viam algum sinal que poderia ser adulterada. Tinha o meu julgamento, mas o dono da peça sempre pode querer ver mais do que a realidade aponta, então solicitei o julgamento deles. Não acharam nada que desabonasse a peça.

Encontrei a peça em abril deste ano, e aguardei até o momento. Se alguém a estava reproduzindo, não seria somente uma a aparecer. Estive olhando a internet e nada de novas peças aparecerem, o vendedor nunca mais ofertou peça igual novamente. Como o preço de compra não foi um absurdo, seria muito trabalho para somente uma peça.

Depois de 4 meses de quarentena, creio que se fosse nova produção de falsas, outras teriam aparecido, mas nenhuma outra peça veio ao mercado, ao que pude detectar.

Falta um último parecer que creio poderei conseguir logo sobre a autenticidade da peça, mas creio ter suficiente certeza para dizer que é uma peça autêntica.

Abaixo apresento a peça inédita, uma ficha de 2.000 Réis da Companhia Nicteroi & Inhomerim :

Imagem Imagem



Estes são algumas ampliações de detalhes para comparações. A peça mais amarela escura é a de 2.000 Réis, a mais clara uma de 120 réis autêntica.

Imagem Imagem Imagem

Imagem

Mesmo pequenos traços entre as pérolas vistas nas imagens se mostram iguais nas duas. As letras de LONDON e W. J. TAYLOR são similares em forma e posição. Creio sem dúvida que vieram do mesmo cunho.

Procurei muito alguma informação de época, para saber se existiam informações de valores emitidos, mas nunca achei, embora tive o prazer de achar o texto abaixo, onde se fala da entrada das chapinhas em abril de 1864, embora estivessem pressas desde 1857 nos armazens da alfândega.

Imagem

Não se listam os valores, mas é informada sua quantidade. Foram 8.500 chapinhas que chegaram, e como coloca que estiveram presas desde 1857, temos uma idéia de quando foram confeccionadas na Inglaterra. Teria que ser no máximo em 1857.

Deixo aqui então para os colegas que gostam do assunto, a imagem da peça, e aguardo opiniões sobre o que pensam sobre ela.

Abraços.


Avatar do Utilizador
Jorge Silva
Moderador
Mensagens: 9314
Registado: terça mai 09, 2006 5:57 pm
Localização: Moita

Re: As mais clássicas e conhecidas fichas Brasil - Peça inéd

Mensagempor Jorge Silva » terça ago 30, 2016 6:05 pm

Bonita e interessante chapinha, foram pertinentes os detalhes de ambas as peças, a conclusão provável será o mesmo cunho.
Cumprimentos

Jorge Silva

" A medalha deve ser acarinhada como uma arte nobre da escultura ".

https://betaleiloes.net/os_meus_leiloes.php

Avatar do Utilizador
Rogbert
Reinado D.Maria I
Mensagens: 493
Registado: quinta set 02, 2010 2:07 pm
Localização: Curitiba - Parana - Brasil

Re: As mais clássicas e conhecidas fichas Brasil - Peça inéd

Mensagempor Rogbert » segunda set 19, 2016 2:58 pm

Caros colegas,

Agradeço a observação do colega.
Aguardei e este fim de semana tirei a dúvida que restava com a pessoa que creio ser a mais competente em se falando de fichas do Brasil, o senhor Alexandre de Barros, o autor do catálogo de fichas e vales do Brasil.
Ele ficou com a peça alguns dias, e confirmou como autêntica, então ela está devidamente confirmada.
Embora em coleções como a de Julius Meili catalogada em seu livro de 1905, apareçam somente até o valor de 1.000 réis, agora ela temos mais um valor incluído na série, a de 2.000 réis.
Fazendo analogias de época, em 1857 ano aproximado em que foram produzidas as fichas, existia o padrão de moedas de prata até 2.000 réis, então pode ser que a série tenha sido feita para acompanhar este padrão, quem sabe.

Abraços.


Voltar para “Fichas/Tokens”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes