fernanrei Escreveu:Por mim é um anel Bizantino, a cruz parece-me ser a referente a esse império e a simbologia tem muito a ver com a forma encriptada de passar a mensagem, muito comum no império romano do oriente. Além das imagens típicas da azulejaria e dos frescos das igrejas, as figuras geométricas eram muito comuns nas jóias usadas pelos habitantes de Bizâncio (Constantinopla )

O primeiro anel é um sinete para lacrar documentos. Tem a cruz e um anagrama do nome do portador (seria um funcinário religioso) YVAN, João (Ioan ou Ivan). Foi com essa premissa, de estar em caracteres latinos, que li como um anagrama visigótico, e não bizantino (que deveria estar em grego).
A questão de ter sido encontrado em conjunto com material mais recente (dinheiros e o anel com a cruz de Malta), compromete a cronologia, daí poder ser bizantino.
O problema com estes achados, é que não temos contexto, logo não temos significado. Por exemplo, a versão germânica do nome João, a que passou para a cristianização dos eslavos, é precisamente Ivan. Há referências godas a clérigos com esse nome na Península Ibérica, como o célebre João de Santarém. Mas, lá está, sem contexto, não há leitura.
[edit] o anagrama está, como é evidente, em negativo
