Cumprimentos
Moderador: Moderador de Honra
Ora bem, a palavra "Bizantino" foi criada pelos historiadores do século XVII para diferenciar/separar a idade média da antiguidade relativamente ao império Romano, o que com certeza absoluta, complica a associação cronológica de qualquer facto relatado antes disso, mas com tantos dados já conhecidos em relação a essa sociedade por vezes consegue-se decifrar através da associação e confrontação de factos, determinada informação contida em artefactos encontrados em Portugal.
O império Bizantino à partida foi fundado por Constantino quando decide mudar a capital do império romano para Constantinopla em 390 DC.
A meu ver caro ilustre, este anel foi de um alto clero e chegou a Portugal por altura da dinastia Justiniana
pmborges Escreveu:Depois de dormir sobre o assunto fico com a ideia que será algo tardo-romano ou visigótico.![]()
Mas vamos lá desconstruir algumas coisas que aqui foram ditas:Ora bem, a palavra "Bizantino" foi criada pelos historiadores do século XVII para diferenciar/separar a idade média da antiguidade relativamente ao império Romano, o que com certeza absoluta, complica a associação cronológica de qualquer facto relatado antes disso, mas com tantos dados já conhecidos em relação a essa sociedade por vezes consegue-se decifrar através da associação e confrontação de factos, determinada informação contida em artefactos encontrados em Portugal.
Isso é verdade mas apenas para o império romano do oriente, aqui em Portugal após as invasões bárbaras de 410 (altura do imperador Honório), a população que cá vivia foi deixada um pouco à sua sorte coabitando no nosso território com os povos germanicos invasores, sobretudo Suevos e Visigóticos. Aqui não houve império Bizantino nenhum.O império Bizantino à partida foi fundado por Constantino quando decide mudar a capital do império romano para Constantinopla em 390 DC.
Em 390 Constantino já tinha morrido faz tempoe mesmo em 330 a única coisa que ele fez foi mudar a capital do império romano.
Para mim só faz sentido falar em império Bizantino a quando da queda do último imperador Romano do Ocidente (Romulus Augusto).
Este simbolo cristão da cruz bem como simbolos como o CHi-Rho foram usados extensivamente no império romano do ocidente.
Com isto tudo fico sem perceber o que faz este anel ser bizantino em vez de tardo-romano ou visigótico.
É que estes povos estiveram efectivamente cá durante muitos anos.A meu ver caro ilustre, este anel foi de um alto clero e chegou a Portugal por altura da dinastia Justiniana
Não consigo perceber como se chega a esta conclusão, era como eu dizer que o anel era de algum discípulo do S. Martinho de Dume.![]()
Mas sobre a parte histórica ninguém melhor que o Mário Carvalho para esclarecer.
Quanto ao local do achado só adensa um pouco isto tudo, foram zonas altamente povoadas e com trocas comerciais desde tempos muito precoces.
Mas pode ser que todos juntos consigamos investigar mais um pouco e chegar a uma conclusão mais sólida e fundamentada.
Utilizadores neste fórum: Adrhosan e 1 visitante