Fórum Numismática

Lugar de convívio de colecionadores de moedas, notas e outros artigos
Data/Hora: domingo out 21, 2018 11:54 am

Hora UTC

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 24 mensagens ]  Ir para a página Anterior 1 2 3
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Re: Anel
MensagemEnviado: sábado jan 13, 2018 12:12 pm 
Desligado
Reinado D.Pedro V

Registado: terça dez 21, 2004 6:46 pm
Desculpem não me meter na conversa porque não tenho "arcaboiço " cultural para dar a minha achega. Aquela área que percorri é junto ao rio Sado a montante do mesmo. Naquele local como referi, já encontrei denários, outras em cobre, patacos, dinheiros uma barbuda, estes anéis, fibulas, reais, escudos e até mesmo euros (caçadores descuidados). Por isso, aquela área apresenta uma panoplia de eras.. :D e muito movimento......!
Cumprimentos

MensagemEnviado: sábado jan 13, 2018 2:23 pm 
Desligado
Reinado D.Dinis

Registado: quinta mar 04, 2010 2:32 am
Depois de dormir sobre o assunto fico com a ideia que será algo tardo-romano ou visigótico. :)
Mas vamos lá desconstruir algumas coisas que aqui foram ditas:

Citar:
Ora bem, a palavra "Bizantino" foi criada pelos historiadores do século XVII para diferenciar/separar a idade média da antiguidade relativamente ao império Romano, o que com certeza absoluta, complica a associação cronológica de qualquer facto relatado antes disso, mas com tantos dados já conhecidos em relação a essa sociedade por vezes consegue-se decifrar através da associação e confrontação de factos, determinada informação contida em artefactos encontrados em Portugal.

Isso é verdade mas apenas para o império romano do oriente, aqui em Portugal após as invasões bárbaras de 410 (altura do imperador Honório), a população que cá vivia foi deixada um pouco à sua sorte coabitando no nosso território com os povos germanicos invasores, sobretudo Suevos e Visigóticos. Aqui não houve império Bizantino nenhum.

Citar:
O império Bizantino à partida foi fundado por Constantino quando decide mudar a capital do império romano para Constantinopla em 390 DC.

Em 390 Constantino já tinha morrido faz tempo :think: e mesmo em 330 a única coisa que ele fez foi mudar a capital do império romano.
Para mim só faz sentido falar em império Bizantino a quando da queda do último imperador Romano do Ocidente (Romulus Augusto).
Este simbolo cristão da cruz bem como simbolos como o CHi-Rho foram usados extensivamente no império romano do ocidente.

Com isto tudo fico sem perceber o que faz este anel ser bizantino em vez de tardo-romano ou visigótico.
É que estes povos estiveram efectivamente cá durante muitos anos.

Citar:
A meu ver caro ilustre, este anel foi de um alto clero e chegou a Portugal por altura da dinastia Justiniana

Não consigo perceber como se chega a esta conclusão, era como eu dizer que o anel era de algum discípulo do S. Martinho de Dume. :)
Mas sobre a parte histórica ninguém melhor que o Mário Carvalho para esclarecer.

Quanto ao local do achado só adensa um pouco isto tudo, foram zonas altamente povoadas e com trocas comerciais desde tempos muito precoces.
Mas pode ser que todos juntos consigamos investigar mais um pouco e chegar a uma conclusão mais sólida e fundamentada.

MensagemEnviado: sábado jan 13, 2018 3:00 pm 
Desligado
Reinado D.Sancho I

Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm
pmborges Escreveu:
Depois de dormir sobre o assunto fico com a ideia que será algo tardo-romano ou visigótico. :)
Mas vamos lá desconstruir algumas coisas que aqui foram ditas:

Citar:
Ora bem, a palavra "Bizantino" foi criada pelos historiadores do século XVII para diferenciar/separar a idade média da antiguidade relativamente ao império Romano, o que com certeza absoluta, complica a associação cronológica de qualquer facto relatado antes disso, mas com tantos dados já conhecidos em relação a essa sociedade por vezes consegue-se decifrar através da associação e confrontação de factos, determinada informação contida em artefactos encontrados em Portugal.

Isso é verdade mas apenas para o império romano do oriente, aqui em Portugal após as invasões bárbaras de 410 (altura do imperador Honório), a população que cá vivia foi deixada um pouco à sua sorte coabitando no nosso território com os povos germanicos invasores, sobretudo Suevos e Visigóticos. Aqui não houve império Bizantino nenhum.

Citar:
O império Bizantino à partida foi fundado por Constantino quando decide mudar a capital do império romano para Constantinopla em 390 DC.

Em 390 Constantino já tinha morrido faz tempo :think: e mesmo em 330 a única coisa que ele fez foi mudar a capital do império romano.
Para mim só faz sentido falar em império Bizantino a quando da queda do último imperador Romano do Ocidente (Romulus Augusto).
Este simbolo cristão da cruz bem como simbolos como o CHi-Rho foram usados extensivamente no império romano do ocidente.

Com isto tudo fico sem perceber o que faz este anel ser bizantino em vez de tardo-romano ou visigótico.
É que estes povos estiveram efectivamente cá durante muitos anos.

Citar:
A meu ver caro ilustre, este anel foi de um alto clero e chegou a Portugal por altura da dinastia Justiniana

Não consigo perceber como se chega a esta conclusão, era como eu dizer que o anel era de algum discípulo do S. Martinho de Dume. :)
Mas sobre a parte histórica ninguém melhor que o Mário Carvalho para esclarecer.

Quanto ao local do achado só adensa um pouco isto tudo, foram zonas altamente povoadas e com trocas comerciais desde tempos muito precoces.
Mas pode ser que todos juntos consigamos investigar mais um pouco e chegar a uma conclusão mais sólida e fundamentada.

Troca de datas e mistura de temas caro ilustre e ainda bem que está atento :D , queria dizer 309 e a data assinala o início do interesse por Bizântio mas aproveito para referir que não é a minha praia e não deixa de ser apenas um ponto de vista. Vou tentando aprender mais um pouco e aguardo desenvolvimentos que possam fluir no sentido correto :beer:

MensagemEnviado: domingo jan 14, 2018 12:27 pm 
Desligado
Reinado D.Pedro V

Registado: terça dez 21, 2004 6:46 pm
download/file.php?mode=view&id=5490
Este foi mais um achado na mesma zona, mas ja ha algum tempo. Pode ser que sirva para aproximar as versoes :dance:

Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 24 mensagens ]  Ir para a página Anterior 1 2 3

Hora UTC

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Limited
Traduzido por: phpBB Portugal