Fórum Numismática

Lugar de convívio de colecionadores de moedas, notas e outros artigos
Data/Hora: segunda set 24, 2018 2:26 pm

Hora UTC

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 5 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Carimbo C.O. Campanha do Ouro
MensagemEnviado: quinta jun 21, 2018 6:24 pm 
Desligado
Reinado D.Pedro V

Registado: sábado mar 24, 2018 12:33 am
Apresento um gentil presente que me foi dado. Falar de moedas é contar nossas histórias, uma ciência além do comércio.
Este 100 réis, 1901 recebeu o carimbo Campanha do Ouro (FALSO OU VERDADEIRO...atendendo pedidos :erofl: ), alusiva à revolução de 32, uma glória para os paulistas e, também, uma amarga derrota. Aparentemente a SNB patrocinou esta carimbagem, posterior ao conflito, em 1934 em prol Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e vendidas, para este fim, em 1935.
Um curioso fragmento de tempos difíceis no Brasil.

Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

Última edição por Adrhosan em sexta jun 22, 2018 1:05 am, editado 2 vezes no total.

Assunto da Mensagem: Re: Carimbo C.O. Campanha do Ouro
MensagemEnviado: quinta jun 21, 2018 7:26 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso IV

Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm
Amigo Adriano, tem aí uma moeda que, apesar do seu EC, encerra uma história bem interessante ... Parabéns!
Já "tinha aparecido" uma outra (com carimbo igual), há uns anos, aqui no Fórum Imagem viewtopic.php?t=72844
Ainda relacionado com carimbos, existe também, este interessante Tópico Imagem viewtopic.php?t=73851

MensagemEnviado: quinta jun 21, 2018 8:07 pm 
Desligado
Reinado D.Pedro V

silvio2 Escreveu:
Amigo Adriano, tem aí uma moeda que, apesar do seu EC, encerra uma história bem interessante ... Parabéns!
Já "tinha aparecido" uma outra (com carimbo igual), há uns anos, aqui no Fórum Imagem viewtopic.php?t=72844
Ainda relacionado com carimbos, existe também, este interessante Tópico Imagem viewtopic.php?t=73851

Amigo Sílvio. Gostei do EC dramático e singelo da moedinha e do carimbo. É uma visão condizente aos tempos em que foi criada. Uma medonha e duradoura ditadura surgiu desse conflito. Meu bisavô foi combatente pelos paulistas. São lições que são caras. Que bom que gostou. Logo coloco mais umas curiosidades. Grato pelo teu comentário, sempre.

MensagemEnviado: quinta jun 21, 2018 10:37 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso Henriques

Registado: terça nov 09, 2004 2:50 am
Aconselho cuidado. Houve uma derrama de carimbos falsos CO há uns anos, carimbaram centenas de moedas fuleiras.
Não tenho o autêntico aqui para estudar, mas aconselho prudência. Posso estar errado, mas aparentemente não descartaria a hipótese desse aí ser daquela "safra".

MensagemEnviado: quinta jun 21, 2018 11:19 pm 
Desligado
Reinado D.Pedro V

doliveirarod Escreveu:
Aconselho cuidado. Houve uma derrama de carimbos falsos CO há uns anos, carimbaram centenas de moedas fuleiras.
Não tenho o autêntico aqui para estudar, mas aconselho prudência. Posso estar errado, mas aparentemente não descartaria a hipótese desse aí ser daquela "safra".

Agradeço o aviso, tenho conhecimento das falsas. E esta peça foi presente, um mimo. Não vejo valor monetário/numismático msm nas de 34 (caso esta não seja), uma simples carimbagem particular, por isso colocada na sessão token. Tem valor de contexto, um componente da paisagem do período. Sendo legítimo ou falso o carimbo não retira o conteúdo a que remete. Uma gostosa curiosidade.

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 5 mensagens ] 

Hora UTC

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Limited