Fórum Numismática

Lugar de convívio de colecionadores de moedas, notas e outros artigos
Data/Hora: sexta jul 20, 2018 7:10 am

Hora UTC

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 28 mensagens ]  Ir para a página Anterior 1 2 3
Autor Mensagem
MensagemEnviado: segunda mar 22, 2010 10:36 am 
Desligado
Reinado D.Afonso Henriques

Registado: sexta fev 01, 2008 3:44 am
jsalgado2007 Escreveu:
Os espécimes numismáticos não têm curso legal, portanto, na minha opinião não podem ser considerados moedas. JSalgado

Mas aí cairemos ño mesmo círculo vicioso: moedas comemorativas de ouro, prata, ou acabamento proof também não (embora tenham seus valores discriminados no total de dinheiro em circulação), apesar do valor facial e são o que? MOEDAS.... ;)

Última edição por Paul Gerritsen Plaggert em segunda mar 22, 2010 10:37 am, editado 1 vez no total.

MensagemEnviado: segunda mar 22, 2010 2:59 pm 
Desligado
Reinado D.Dinis

Registado: quinta out 11, 2007 8:12 pm
Gostaria de clarificar este assunto das moedas de (ou com) curso legal, estas obtidas através dos "guichets" do Banco de Portugal, e outras emissões, em tudo semelhantes mas feitas de outros metais, acabamentos especiais, distribuídas em embalagens próprias com certificados, de tiragens inferiores,etc etc, mas de valor facial igual distribuídas pela INCM e vendidas a um preço muito superior ao facial e também superior ao valor do bolhão (conteúdo de metal nobre).
Em vez do valor facial apresentado pelas moedas de curso legal porque razão nesses espécimes numismáticos não é indicado um valor facial correspondente ao valor do metal (à semelhança por exemplo das emissões de Espanha)? JSalgado

MensagemEnviado: segunda mar 22, 2010 5:08 pm 
Desligado

jsalgado2007 Escreveu:
Gostaria de clarificar este assunto das moedas de (ou com) curso legal, estas obtidas através dos "guichets" do Banco de Portugal, e outras emissões, em tudo semelhantes mas feitas de outros metais, acabamentos especiais, distribuídas em embalagens próprias com certificados, de tiragens inferiores,etc etc, mas de valor facial igual distribuídas pela INCM e vendidas a um preço muito superior ao facial e também superior ao valor do bolhão (conteúdo de metal nobre).
Em vez do valor facial apresentado pelas moedas de curso legal porque razão nesses espécimes numismáticos não é indicado um valor facial correspondente ao valor do metal (à semelhança por exemplo das emissões de Espanha)? JSalgado

Acho que isso depende de cada orgão emissor/casa da moeda de determinado país.

MensagemEnviado: quarta abr 07, 2010 9:45 am 
Desligado
Reinado D.Luís

Registado: segunda abr 06, 2009 8:44 pm
Bom dia a todos. O meu objectivo não é alimentar a polémica (no bom sentido) e prefiro contribuir para a apreciação de umas peças que têm sido diminuídas, apenas porque não as consideram moedas.
Porém, (esta é a minha opinião) poucas moedas saíram da INCM com o mesmo nível de beleza e qualidade.
Sou amante destas peças e tenho todas as de prata e cupro-niquel ( desde 1991 a 1998 com a frequência de uma por ano). Só tenho ainda duas de ouro.
Aqui vai uma pérola para fazer par com a de 25 ECU que já foi aqui apresentada e digam-me lá se não merece ser mais dignificada,mesmo considerada medalha.
Imagem
Imagem
Bom dia
Sousa

Última edição por manuelsilvino2007 em quarta abr 07, 2010 9:58 am, editado 2 vezes no total.

MensagemEnviado: quarta abr 07, 2010 10:30 am 
Desligado

manuelsilvino2007 Escreveu:
Bom dia a todos. O meu objectivo não é alimentar a polémica (no bom sentido) e prefiro contribuir para a apreciação de umas peças que têm sido diminuídas, apenas porque não as consideram moedas.
Porém, (esta é a minha opinião) poucas moedas saíram da INCM com o mesmo nível de beleza e qualidade.
Sou amante destas peças e tenho todas as de prata e cupro-niquel ( desde 1991 a 1998 com a frequência de uma por ano). Só tenho ainda duas de ouro.
Aqui vai uma pérola para fazer par com a de 25 ECU que já foi aqui apresentada e digam-me lá se não merece ser mais dignificada,mesmo considerada medalha.
Imagem
Imagem
Bom dia
Sousa

Digo e repito: belíssima MOEDA! :green:

MensagemEnviado: quarta abr 07, 2010 1:56 pm 
Desligado
Reinado D.Dinis

Registado: quinta out 11, 2007 8:12 pm
Qual é o objectivo destas emissões? Por que razão estas emissões são parecidas com as moedas se na realidade não servem para fazer pagamentos? Será por que têm o sucesso da venda garantido? Nunca consegui encontrar uma resposta que me convencesse. JSalgado

MensagemEnviado: quarta abr 07, 2010 2:12 pm 
Desligado
Reinado D.Luís

Registado: segunda abr 06, 2009 8:44 pm
Boa tarde. Não sendo um entendido na matéria, o que lhe posso assegurar, desde que me apaixonei pela numismática ( há cerca de 1 ano e meio ), é que os estojos das três peças de ECU (ouro, prata e cuni) em acabamento proof, são difíceis de adquirir e foram um sucesso. Não aparecem à venda. As de prata e cuni isoladas, aparecem; os estojos, não.
Alguma razão será: talvez a beleza das mesmas.
Cumps
Sousa

MensagemEnviado: domingo out 16, 2016 3:22 pm 
Desligado
Moderador

Registado: terça mai 09, 2006 5:57 pm
http://clientebancario.bportugal.pt/pt- ... orio3.aspx

Jorge Silva

" A medalha deve ser acarinhada como uma arte nobre da escultura ".

https://betaleiloes.net/os_meus_leiloes.php

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 28 mensagens ]  Ir para a página Anterior 1 2 3

Hora UTC

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Limited
Traduzido por: phpBB Portugal