ELEIÇÃO DA FICHA/TOKEN DO MÊS DE OUTUBRO DE 2013

Temas relacionados com fichas/tokens

Moderador: Moderador de Honra

dogma73
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2870
Registado: domingo fev 22, 2009 6:01 pm
Localização: Lisboa

ELEIÇÃO DA FICHA/TOKEN DO MÊS DE OUTUBRO DE 2013

Mensagempor dogma73 » segunda set 30, 2013 11:19 pm

...............................................................Imagem


.................................................................................................................Eleição da FICHA/TOKEN do mês de Outubro de 2013


Regras:

1ª Os foristas interessados em concorrer à eleição da Ficha/Token do Mês, só podem colocar uma Ficha ou um Token, de qualquer país e época por cada mês até ao dia 21 - 24:00h desse mês, a partir daqui o tópico é considerado encerrado passando à fase de eleição por todos os foristas que assim o entenderem, que terminará às 24 horas do último dia do mês.

2ª O número mínimo necessário para se realizar e eleição é de 9 (nove) Fichas ou Tokens. Caso esse número não seja atingido no prazo estipulado, esse será alargado por mais 48 horas, ou seja até às 24 horas do dia 23.

3ª É obrigatória a colocação de imagens, pelo menos uma de cada lado da Ficha ou do Token.
Recomenda-se que as imagens tenham boa qualidade e sejam obtidas com a Ficha/Token liberta de qualquer embalagem.
É desejável incluir uma breve descrição das mesmas; uma referência bibliográfica; um comentário histórico, ou outro, que possa enriquecer a candidatura.


4ª É permitida a colocação de um conjunto de Fichas ou Tokens, desde que tenham uma relação entre si, tornando-se uma mais valia na apresentação.

5ª Cada forista concorrente não pode votar na sua própria Ficha/Token. Contudo se não participar na votação, terá uma penalização equivalente à média da pontuação obtida na sua Ficha ou Token (exemplo: se recebeu 45 pontos de 9 foristas, será penalizado em 45 a dividir por 9, que serão 5 pontos).

6ª Os “juízes” além da sua pontuação, podem deixar um comentário, por exemplo: O motivo do seu voto.
Cada forista deverá para pontuar 8 (oito) medalhas, do seguinte modo:

10 Pontos
8 Pontos
6 Pontos
5 Pontos
4 Pontos
3 Pontos
2 Pontos
1 Ponto

Vencerá a Ficha ou Token que reunir mais pontos à hora do fecho das votações(24 horas do último dia do mês do concurso).

Para facilitar a votação, será atribuído um número de ordem a cada Ficha/Token, pelo que irá ser publicada logo no dia 22 ou 24, uma lista com as Fichas/Tokens concorrentes.

7ª Em caso de empate pontual, será considerado vencedor aquele que tiver:

a) Mais pontuações de 10 pontos
b) Mais pontuações de 8 pontos
c) Mais pontuações de 6 pontos

8ª Os 3 primeiros classificados, passarão a figurar na galeria das Fichas/Tokens vencedoras, em tópico existente para esse efeito.

9ª As Fichas ou Tokens expostos, não podem concorrer mais nenhuma vez durante esse ano, podendo concorrer no ano seguinte, excepto as 12 vencedoras dos anos anteriores.
As 12 primeiras (uma de cada mês) concorre à Ficha/Token do ano, em Janeiro do ano seguinte, em simultâneo com a desse mês, mas num post à parte.[/quote]
Melhores Cumprimentos
Nuno Brito


E Pluribus Unum

gallery/album.php?album_id=362

Avatar do Utilizador
Rogbert
Reinado D.Maria I
Mensagens: 493
Registado: quinta set 02, 2010 2:07 pm
Localização: Curitiba - Parana - Brasil

Re: ELEIÇÃO DA FICHA/TOKEN DO MÊS DE OUTUBRO DE 2013

Mensagempor Rogbert » sexta out 04, 2013 2:53 pm

Fichas da Estrada de Ferro do Paraná
5.000 Réis em Fornecimentos com Carimbos EPF
Imagem




A Lei 382 de 6 de abril de 1874, promulgada pela Assembléia Legislativa Provincial do Paraná concedeu à Estrada de Ferro de Paranaguá a Morretes permissão para construção do prolongamento da ferrovia até Curitiba.

Em 1883 chega a linha a Morretes e em fevereiro de 1885, alcança Curitiba.

Existem duas séries de fichas cunhadas para a Estrada de Ferro do Paraná: uma sem carimbo e outra com um carimbo EPF no topo da peça, nos valores de 10, 50, 100, 500, 1.000, 5.000 e 10.000 Réis

Uma Curiosidade é que Julius Meili em seu livro "Das brasilianische Geldwesen II Theil Die Munzen des unabhangigen Brasilien 1822 bis 1900" de 1905 apresenta a série completa, mas sem carimbo. Já Souza Lobo em seu livro "Catalogo da Collecção Numismática Brasileira" de 1908 apresenta também a série completa, mas com carimbo.

Isso abre espaço para algumas especulações, como ambos conseguiram uma série completa ?? E sem um único exemplar do outro tipo na coleção ? Pode significar que ambos conseguiram suas séries circulando, e obteram um exemplar de cada. Julius Meili as consegui antes de 1900 sem carimbo, e já em 1908 elas circularam carimbadas.

Outra curiosidade, por volta de 1900 10.000 réis era o valor de uma moeda de ouro, mostrando seu alto valor. Por isso talvez as de valores de 5.000 e 10.000 Réis sem carimbo são extremamente raras, e as com carimbo raras. Na outra ponta, 10 réis é um valor muito baixo, emitido oficialmente somente até 1870.

Seu uso efetivo ainda não foi definitivamente concluído, mas não eram utilizados na Linha férrea pelos passageiros, o "FORNECIMENTOS" descrito nelas indica que provavelmente foram utilizados na construção da linha férrea pelos trabalhadores e suas familias nas compras nos armazens da empresa, seguindo exemplos de outras obras semelhantes pelo Brasil e pelo mundo. Seu carimbo EPF pode ser para uma segunda utilização similar na segunda malha que visava ligar a ferrovia à Estrada de Ferro São Paulo – Rio Grande (1893 – 1910), ou talvez para uso dos funcionários que trabalhavam na estrada de ferro já concluída. Mas são somente especulações, não se pode concluir isso definitivamente.



Imagem Imagem
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
victor brasil
Reinado D.João II
Mensagens: 1185
Registado: quinta fev 02, 2012 2:43 pm
Localização: Campinas SP BR

Re: ELEIÇÃO DA FICHA/TOKEN DO MÊS DE OUTUBRO DE 2013

Mensagempor victor brasil » sexta out 04, 2013 5:00 pm

ficha telefonica para telefones publicos (chamados orelhôes) de 1986, hoje em dia sao utilizados cartoes telefonicos.
Imagem
Imagem

aparelho onde eram utilizados:
ImagemImagem

comprava-se em cartelas:
ImagemImagem

eram itens colecionaveis(praticamente cada estado tinha a sua):
Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem

publicidade de jornal da epoca:
Imagem
Replica, se fosse boa, seria a peça original. Evite.


Voltar para “Fichas/Tokens”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante