MOEDA FRANCESA, NÃO ENCONTREI REFERÊNCIAS.

Moderadores: Netfobia, Moderador de Honra

Responder
Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
José Gomes
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2113
Registado: quinta jun 16, 2011 5:05 pm
Localização: Pernambuco, Brasil

MOEDA FRANCESA, NÃO ENCONTREI REFERÊNCIAS.

#1 Mensagem por José Gomes » sábado ago 10, 2019 1:40 pm

Chegou há algum tempo: GROS DE 6 BLANCS DE NESLES, 155O A (Paris). Pelo que pude pesquisar esta moeda foi cunhada em prata bolhão e cobre estanhado. A que apresento é em cobre estanhado. Até aqui, tudo bem. O interessante nesta moedinha é a legenda que aparece no verso e no reverso:
SIT NOMEN DNI A BENEDICTVN 1500, e HENRICVS II FRANCORVM REX. Nas duas legendas é possível contar 6 letras N, no entanto, todas as letras N estão invertidas ou em espelho.

Depois de muita pesquisa, nada encontrei na internet que se reportasse a este erro aqui apontado. Então, vale a pergunta: alguém já viu algo assim? Existe alguma referência?
DSCN4326.JPG
DSCN4325.JPG
E mais uma vez, agradeço muito toda e qualquer ajuda.

Gomes.
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.



Avatar do Utilizador
silvio2
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 3022
Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm
Localização: Leiria (Distrito)

Re: MOEDA FRANCESA, NÃO ENCONTREI REFERÊNCIAS.

#2 Mensagem por silvio2 » domingo ago 11, 2019 2:45 pm

Imagem

Amigo José Gomes, não está fácil ... ;)
Cumprimentos,
Sílvio Silva

MCarvalho
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 8131
Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm

Re: MOEDA FRANCESA, NÃO ENCONTREI REFERÊNCIAS.

#3 Mensagem por MCarvalho » domingo ago 11, 2019 6:19 pm

É possível que seja uma falsificação da época. Aliás, ela foi originalmente toda prateada.
MCarvalho

Avatar do Utilizador
José Gomes
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2113
Registado: quinta jun 16, 2011 5:05 pm
Localização: Pernambuco, Brasil

Re: MOEDA FRANCESA, NÃO ENCONTREI REFERÊNCIAS.

#4 Mensagem por José Gomes » segunda ago 12, 2019 1:09 am

MCarvalho Escreveu:
domingo ago 11, 2019 6:19 pm
É possível que seja uma falsificação da época. Aliás, ela foi originalmente toda prateada.
Olá, boa noite.

Bem, de acordo com o que pude pesquisar, existe, esta moeda, em cobre estanhado. E para afirmar que é falsa de época, entendo ser uma sentença um tanto precoce.

MCarvalho
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 8131
Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm

Re: MOEDA FRANCESA, NÃO ENCONTREI REFERÊNCIAS.

#5 Mensagem por MCarvalho » segunda ago 12, 2019 9:57 am

José Gomes Escreveu:
segunda ago 12, 2019 1:09 am
MCarvalho Escreveu:
domingo ago 11, 2019 6:19 pm
É possível que seja uma falsificação da época. Aliás, ela foi originalmente toda prateada.
Olá, boa noite.

Bem, de acordo com o que pude pesquisar, existe, esta moeda, em cobre estanhado. E para afirmar que é falsa de época, entendo ser uma sentença um tanto precoce.
Caro Gomes,

refiro-me apenas a uma possibilidade, a de ser uma falsificação de época. É uma simples opinião que deixo em aberto para debate, não deve ser vista como uma condenação da peça. Tanto que isso não lhe retira qualquer interesse, pelo contrário, a meu ver, acrescenta-lhe interesse.

Em todo o caso, justificarei o meu ponto de vista:

O que chama de cobre estanhado é, no fundo, o latão. Essa liga não é usada (exceptuando o caso do Império Romano) para cunhagem na Europa até praticamente ao século XX. É uma liga duradoura, mas maleável, relativamente barata reservada para a produção de contos e fichas. As moedas oficiais não eram, por regra, em latão (gostaria até de ver excepções no período dos séculos XV a XVII). Por outro lado, o latão era recorrente nas falsificações, tanto para ouro como para prata, levando um banho ligeiro do metal precioso para conferir um aspecto bom.

Por outro lado, o estilo desta peça, um pouco grosseiro e artesanal. Não só os NN invertidos, mas toda a legenda é irregular, traçada directamente sobre o cunho, e não com recurso a punções fixos - repare nas oscilações de dimensão dos caracteres, isso não é norma nas emissões oficiais, muito menos de Paris) levam-me a chegar à mesma opinião.

Por fim, as falsificações de época de moedas de Henrique II são muito comuns, nomeadamente este tipo, mas também outros. Os seguintes (exemplos aleatórios que estão online) são quase todos em latão e levaram, algures no tempo, um banho de prata:

https://www.la-grille-verte.net/mmm/div.php?divnum=33
http://www.monnaiesdantan.com/vso19/hen ... s-p551.htm
http://www.detecteur.net/forum/viewtopic.php?t=90112
http://www.comptoir-des-monnaies.com/pr ... ts-p-70710
https://www.numiscorner.fr/collections/ ... mbart-4380

São apenas alguns exemplos para comparar estilos e características gerais, mas também para percebermos que estas falsas de época são muito comuns.
A par disso, o ideal é também ver lado a lado as emissões boas.
MCarvalho

Avatar do Utilizador
José Gomes
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2113
Registado: quinta jun 16, 2011 5:05 pm
Localização: Pernambuco, Brasil

Re: MOEDA FRANCESA, NÃO ENCONTREI REFERÊNCIAS.

#6 Mensagem por José Gomes » terça ago 13, 2019 2:25 am

MCarvalho Escreveu:
segunda ago 12, 2019 9:57 am
José Gomes Escreveu:
segunda ago 12, 2019 1:09 am
MCarvalho Escreveu:
domingo ago 11, 2019 6:19 pm
É possível que seja uma falsificação da época. Aliás, ela foi originalmente toda prateada.
Olá, boa noite.

Bem, de acordo com o que pude pesquisar, existe, esta moeda, em cobre estanhado. E para afirmar que é falsa de época, entendo ser uma sentença um tanto precoce.
Caro Gomes,

refiro-me apenas a uma possibilidade, a de ser uma falsificação de época. É uma simples opinião que deixo em aberto para debate, não deve ser vista como uma condenação da peça. Tanto que isso não lhe retira qualquer interesse, pelo contrário, a meu ver, acrescenta-lhe interesse.

Em todo o caso, justificarei o meu ponto de vista:

O que chama de cobre estanhado é, no fundo, o latão. Essa liga não é usada (exceptuando o caso do Império Romano) para cunhagem na Europa até praticamente ao século XX. É uma liga duradoura, mas maleável, relativamente barata reservada para a produção de contos e fichas. As moedas oficiais não eram, por regra, em latão (gostaria até de ver excepções no período dos séculos XV a XVII). Por outro lado, o latão era recorrente nas falsificações, tanto para ouro como para prata, levando um banho ligeiro do metal precioso para conferir um aspecto bom.

Por outro lado, o estilo desta peça, um pouco grosseiro e artesanal. Não só os NN invertidos, mas toda a legenda é irregular, traçada directamente sobre o cunho, e não com recurso a punções fixos - repare nas oscilações de dimensão dos caracteres, isso não é norma nas emissões oficiais, muito menos de Paris) levam-me a chegar à mesma opinião.

Por fim, as falsificações de época de moedas de Henrique II são muito comuns, nomeadamente este tipo, mas também outros. Os seguintes (exemplos aleatórios que estão online) são quase todos em latão e levaram, algures no tempo, um banho de prata:

https://www.la-grille-verte.net/mmm/div.php?divnum=33
http://www.monnaiesdantan.com/vso19/hen ... s-p551.htm
http://www.detecteur.net/forum/viewtopic.php?t=90112
http://www.comptoir-des-monnaies.com/pr ... ts-p-70710
https://www.numiscorner.fr/collections/ ... mbart-4380

São apenas alguns exemplos para comparar estilos e características gerais, mas também para percebermos que estas falsas de época são muito comuns.
A par disso, o ideal é também ver lado a lado as emissões boas.
Olá, boa noite.

Justificadíssimo!

Entendi perfeitamente, muito obrigado. Faz sentido.

Gomes.

Responder

Voltar para “Europa”