Fórum Numismática

Lugar de convívio de colecionadores de moedas, notas e outros artigos
Data/Hora: sábado jul 21, 2018 2:27 am

Hora UTC

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 10 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: terça nov 28, 2017 2:32 am 
Desligado
Reinado D.Miguel

Registado: quarta mai 15, 2013 2:30 am
Pujesa ou Óbolo de Alfonso X Castela e Leão (Burgos, 1281) [Roma nº 209, 1-a] 

Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

MensagemEnviado: terça nov 28, 2017 2:35 am 
Desligado
Reinado D.Afonso Henriques

Registado: terça nov 09, 2004 2:50 am
Bom centramento e legendas. Só faltou a tonalidade prateada para estar perfeita.

MensagemEnviado: terça nov 28, 2017 10:52 am 
Desligado
Reinado D.Sancho I

Registado: domingo fev 22, 2009 6:01 pm
A primeira que vejo em tão bom estado.
Parabéns

E Pluribus Unum

gallery/album.php?album_id=362

MensagemEnviado: quarta nov 29, 2017 12:52 am 
Desligado
Reinado D.Miguel

doliveirarod Escreveu:
Bom centramento e legendas. Só faltou a tonalidade prateada para estar perfeita.

Obrigado pela msg doliveiraod, tenho outras Pujesas mais "prateadas", mas esta é a que tem melhor EC.

MensagemEnviado: quarta nov 29, 2017 12:55 am 
Desligado
Reinado D.Miguel

dogma73 Escreveu:
A primeira que vejo em tão bom estado.
Parabéns

Obrigado dogma 73 pela msg, é a minha 1ª pujesa de Burgos e, das que tenho, a mais agradável e com melhor EC:

MensagemEnviado: quarta nov 29, 2017 4:36 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso IV

Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am
Olá Paulj! Excelente moedinha, num estado de conservação extraordinário. Eu tenho cá uma, num estado muito parecido mas um pouco inferior. Foi encontrada em Portugal. Não a consigo fotografar convenientemente. Deixo a foto possível, para ficarem irmanadas. E aproveito para perguntar o que é uma pujesa, o que é uma meaja e o que é um dinero; o que é uma pitte, um obole e um denier; o que é um farthing, um half-penny e um penny? É que já encontrei tanta informação contraditória, que não consigo mesmo ficar esclarecido...

Um abraço! :)

Imagem

MensagemEnviado: quarta nov 29, 2017 8:34 pm 
Desligado
Reinado D.Miguel

numisiuris Escreveu:
Olá Paulj! Excelente moedinha, num estado de conservação extraordinário. Eu tenho cá uma, num estado muito parecido mas um pouco inferior. Foi encontrada em Portugal. Não a consigo fotografar convenientemente. Deixo a foto possível, para ficarem irmanadas. E aproveito para perguntar o que é uma pujesa, o que é uma meaja e o que é um dinero; o que é uma pitte, um obole e um denier; o que é um farthing, um half-penny e um penny? É que já encontrei tanta informação contraditória, que não consigo mesmo ficar esclarecido...

Um abraço! :)

Imagem

Olá Iúri, obrigado pela sua msg, e os meus parabéns pela bonita moeda que apresentou, está igualmente num EC invulgar para este tipo de moedas. Parece-me no entanto não ser de Burgos, a fotografia não é muito clara, mas penso vislumbrar um L na porta central do castelo; se assim for é de Léon, caso contrário poderá ser dos exemplares sem ceca.
Quanto á denominação óbolo ou pujesa eu pessoalmente utilizo as duas, não sei se será o mais correcto, mas na própria Espanha a discussão sobre a denominação destas moedas também não é esclarecedora. Cumprimentos.

MensagemEnviado: quinta nov 30, 2017 1:07 am 
Desligado
Reinado D.Afonso IV

Olá novamente João Paulo! Parece-me que sim, que a minha será de Leão. Vê-se o triângulo que forma a perna do "L" na base do Castelo. São moedinhas muito interessantes estas dos nuestros hermanos. É muito difícil a numária espanhola desta época, quer pelo número de Reinos, quer pelos sistemas de equivalências. Quer também pela identificação das cecas. Estas moedinhas aparecem frequentemente em Portugal. Há quem diga que as melhas usadas em Portugal seriam as espanholas. Mas a verdade é que estas, só explicariam a circulação precisamente a partir de meados do séc. XIII.

MensagemEnviado: quinta nov 30, 2017 1:53 am 
Desligado
Reinado D.Miguel

numisiuris Escreveu:
Olá novamente João Paulo! Parece-me que sim, que a minha será de Leão. Vê-se o triângulo que forma a perna do "L" na base do Castelo. São moedinhas muito interessantes estas dos nuestros hermanos. É muito difícil a numária espanhola desta época, quer pelo número de Reinos, quer pelos sistemas de equivalências. Quer também pela identificação das cecas. Estas moedinhas aparecem frequentemente em Portugal. Há quem diga que as melhas usadas em Portugal seriam as espanholas. Mas a verdade é que estas, só explicariam a circulação precisamente a partir de meados do séc. XIII.

De acordo Iúri, são moedas que aparecem frequentemente em Portugal, e não esqueçamos que só a partir de 1297 com o tratado de Alcanizes é que uma parte significativa do actual concelho do Sabugal ficou incorporado no Reino de Portugal; no fundo Alfonso X de Castela e Leão foi monarca reinante nesse território, e a sua numária deveria correr normalmente. Cumprimentos.

MensagemEnviado: quinta nov 30, 2017 6:53 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso IV

Então está explicado! :thumbs: A minha foi encontrada na Beira Alta. Não sei o sítio ao certo, mas talvez se insira então nessa circulação de moeda espanhola.

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 10 mensagens ] 

Hora UTC

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Limited