Pujesa de Alfonso X Castela e Leão(Burgos, 1281)

Moderadores: Netfobia, Moderador de Honra

paulj
Reinado D.Luís
Registado: quarta mai 15, 2013 2:30 am

Pujesa de Alfonso X Castela e Leão(Burgos, 1281)

Mensagempor paulj » terça nov 28, 2017 2:32 am

Pujesa ou Óbolo de Alfonso X Castela e Leão (Burgos, 1281) [Roma nº 209, 1-a] 
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

doliveirarod
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: terça nov 09, 2004 2:50 am

Re: Pujesa de Alfonso X Castela e Leão(Burgos, 1281)

Mensagempor doliveirarod » terça nov 28, 2017 2:35 am

Bom centramento e legendas. Só faltou a tonalidade prateada para estar perfeita.
http://www.megaleiloes.com/leiloes.php? ... liveirarod ML - http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_14426169
"O colecionador é um homem mais feliz"
DIGA "NÃO" ÀS FALSIFICAÇÕES CHINESAS - Não colabore com mercado criminoso

dogma73
Reinado D.Sancho I
Registado: domingo fev 22, 2009 6:01 pm

Mensagempor dogma73 » terça nov 28, 2017 10:52 am

A primeira que vejo em tão bom estado.
Parabéns
Melhores Cumprimentos
Nuno Brito

E Pluribus Unum

gallery/album.php?album_id=362

paulj
Reinado D.Luís

Mensagempor paulj » quarta nov 29, 2017 12:52 am

doliveirarod Escreveu:Bom centramento e legendas. Só faltou a tonalidade prateada para estar perfeita.

Obrigado pela msg doliveiraod, tenho outras Pujesas mais "prateadas", mas esta é a que tem melhor EC.

paulj
Reinado D.Luís

Mensagempor paulj » quarta nov 29, 2017 12:55 am

dogma73 Escreveu:A primeira que vejo em tão bom estado.
Parabéns

Obrigado dogma 73 pela msg, é a minha 1ª pujesa de Burgos e, das que tenho, a mais agradável e com melhor EC:

numisiuris
Reinado D.Afonso V
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Mensagempor numisiuris » quarta nov 29, 2017 4:36 pm

Olá Paulj! Excelente moedinha, num estado de conservação extraordinário. Eu tenho cá uma, num estado muito parecido mas um pouco inferior. Foi encontrada em Portugal. Não a consigo fotografar convenientemente. Deixo a foto possível, para ficarem irmanadas. E aproveito para perguntar o que é uma pujesa, o que é uma meaja e o que é um dinero; o que é uma pitte, um obole e um denier; o que é um farthing, um half-penny e um penny? É que já encontrei tanta informação contraditória, que não consigo mesmo ficar esclarecido...

Um abraço! :)

Imagem

paulj
Reinado D.Luís

Mensagempor paulj » quarta nov 29, 2017 8:34 pm

numisiuris Escreveu:Olá Paulj! Excelente moedinha, num estado de conservação extraordinário. Eu tenho cá uma, num estado muito parecido mas um pouco inferior. Foi encontrada em Portugal. Não a consigo fotografar convenientemente. Deixo a foto possível, para ficarem irmanadas. E aproveito para perguntar o que é uma pujesa, o que é uma meaja e o que é um dinero; o que é uma pitte, um obole e um denier; o que é um farthing, um half-penny e um penny? É que já encontrei tanta informação contraditória, que não consigo mesmo ficar esclarecido...

Um abraço! :)

Imagem

Olá Iúri, obrigado pela sua msg, e os meus parabéns pela bonita moeda que apresentou, está igualmente num EC invulgar para este tipo de moedas. Parece-me no entanto não ser de Burgos, a fotografia não é muito clara, mas penso vislumbrar um L na porta central do castelo; se assim for é de Léon, caso contrário poderá ser dos exemplares sem ceca.
Quanto á denominação óbolo ou pujesa eu pessoalmente utilizo as duas, não sei se será o mais correcto, mas na própria Espanha a discussão sobre a denominação destas moedas também não é esclarecedora. Cumprimentos.

numisiuris
Reinado D.Afonso V

Mensagempor numisiuris » quinta nov 30, 2017 1:07 am

Olá novamente João Paulo! Parece-me que sim, que a minha será de Leão. Vê-se o triângulo que forma a perna do "L" na base do Castelo. São moedinhas muito interessantes estas dos nuestros hermanos. É muito difícil a numária espanhola desta época, quer pelo número de Reinos, quer pelos sistemas de equivalências. Quer também pela identificação das cecas. Estas moedinhas aparecem frequentemente em Portugal. Há quem diga que as melhas usadas em Portugal seriam as espanholas. Mas a verdade é que estas, só explicariam a circulação precisamente a partir de meados do séc. XIII.

paulj
Reinado D.Luís

Mensagempor paulj » quinta nov 30, 2017 1:53 am

numisiuris Escreveu:Olá novamente João Paulo! Parece-me que sim, que a minha será de Leão. Vê-se o triângulo que forma a perna do "L" na base do Castelo. São moedinhas muito interessantes estas dos nuestros hermanos. É muito difícil a numária espanhola desta época, quer pelo número de Reinos, quer pelos sistemas de equivalências. Quer também pela identificação das cecas. Estas moedinhas aparecem frequentemente em Portugal. Há quem diga que as melhas usadas em Portugal seriam as espanholas. Mas a verdade é que estas, só explicariam a circulação precisamente a partir de meados do séc. XIII.

De acordo Iúri, são moedas que aparecem frequentemente em Portugal, e não esqueçamos que só a partir de 1297 com o tratado de Alcanizes é que uma parte significativa do actual concelho do Sabugal ficou incorporado no Reino de Portugal; no fundo Alfonso X de Castela e Leão foi monarca reinante nesse território, e a sua numária deveria correr normalmente. Cumprimentos.

numisiuris
Reinado D.Afonso V

Mensagempor numisiuris » quinta nov 30, 2017 6:53 pm

Então está explicado! :thumbs: A minha foi encontrada na Beira Alta. Não sei o sítio ao certo, mas talvez se insira então nessa circulação de moeda espanhola.

Voltar para “Europa”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante