Moeda Império Russo Catarina Falsa? Falsificações?

Moderadores: Netfobia, Moderador de Honra

Allevino007D
Escudinho da II República
Registado: sábado dez 09, 2017 5:02 am

Moeda Império Russo Catarina Falsa? Falsificações?

Mensagempor Allevino007D » terça dez 19, 2017 1:41 am

Infelizmente, um amigo meu me disse que nesses últimos 10 anos o mercado de moedas do Império Russo foi invadido por uma grande quantidades de falsificações muito bem feitas.

Abaixo a minha moeda,
10 Kopecks - Ekaterina, bronze, 71,8g (a maioria q vi fica entre 61g-72g), está é a versão que circulava na Sibéria, 1778.

acredito que não seja uma falsificação (comprei de um vendedor bem confiável), e as medidas, patina e peso estão dentro do aceitável.

OBS: Quem souber de alguns truques para identificar essas falsificações q estão cada fez mais detalhadas na moedas do império Russo, fico agradecido desde já.
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

numisiuris
Reinado D.Afonso IV
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Moeda Império Russo Catarina Falsa? Falsificações?

Mensagempor numisiuris » terça dez 19, 2017 2:23 am

Essa, pelo padrão de desgaste, não me parece falsificada... Mas posso andar "atrás do tempo". O cunho que encontro de uma falsificada é este:

Imagem

MCarvalho
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm

Mensagempor MCarvalho » terça dez 19, 2017 2:05 pm

Honestamente, o estilo e as características do metal, refiro-me especificamente ao envelhecimento, não me inspiram muita confiança.
Estas moedas, apesar das dimensões grosseiras, têm uma gravação mais delicada e isso vê-se logo no monograma de Catarina.

Em todo o caso, há uma história por trás destas emissões (de vários anos, nomeadamente este, 1778) que pode ajudar a lançar algumas luzes.

Quanto a Suécia invadiu o Império Russo, em 1788, o rei Gustavo III mandou fazer cópias dos copeques russos para inundar o mercado, através dos seus soldados. Essas cópias, apesar de terem sido todas cunhadas em 1788, têm várias datas e características diferentes, como o detalhe do sinal b (não posso escrever em cirílico :) ) que não tem a serifazinha à esquerda, ficando igual ao nosso b minúsculo.

Em todo o caso, o Krause dá umas achegas sobre esta história:

Imagem
MCarvalho

Allevino007D
Escudinho da II República
Registado: sábado dez 09, 2017 5:02 am

Mensagempor Allevino007D » terça dez 19, 2017 7:04 pm

MCarvalho Escreveu:Honestamente, o estilo e as características do metal, refiro-me especificamente ao envelhecimento, não me inspiram muita confiança.
Estas moedas, apesar das dimensões grosseiras, têm uma gravação mais delicada e isso vê-se logo no monograma de Catarina.

Em todo o caso, há uma história por trás destas emissões (de vários anos, nomeadamente este, 1778) que pode ajudar a lançar algumas luzes.

Quanto a Suécia invadiu o Império Russo, em 1788, o rei Gustavo III mandou fazer cópias dos copeques russos para inundar o mercado, através dos seus soldados. Essas cópias, apesar de terem sido todas cunhadas em 1788, têm várias datas e características diferentes, como o detalhe do sinal b (não posso escrever em cirílico :) ) que não tem a serifazinha à esquerda, ficando igual ao nosso b minúsculo.

Em todo o caso, o Krause dá umas achegas sobre esta história:

Imagem

Olá, não sabia mesmo desta diferença nas moedas após a invasão de Gustavo. Muito agradecido, muito útil esta informação, como professor de História vou anotar para passar para meus alunos. Te agradeço como colecionador e como Historiador. Grato.

doliveirarod
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: terça nov 09, 2004 2:50 am

Mensagempor doliveirarod » segunda jan 08, 2018 4:34 pm

Não me parece, a princípio, moeda ruim. O peso está de acordo, temos aí umas falhas de cunho e lascas de metal, problemas naturais de cunhagem. O monograma me parece normal, elas são meio toscas.
http://www.megaleiloes.com/leiloes.php? ... liveirarod ML - http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_14426169
"O colecionador é um homem mais feliz"
DIGA "NÃO" ÀS FALSIFICAÇÕES CHINESAS - Não colabore com mercado criminoso

Voltar para “Europa”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes