Dois reais Enrique II

Mensagem
Autor
paulj
Reinado D.Filipe III
Mensagens: 774
Registado: quarta mai 15, 2013 2:30 am

Re: Dois reais Enrique II

#11 Mensagem por paulj » terça jul 03, 2018 4:37 pm

euoutravez Escreveu:
paulj Escreveu:Excelentes moedas.
Tenho um cruzado das primeiras emissões, e seria curioso comparar com os cruzados seguintes resultantes das desvalorizações em tempo de guerra.
Os cruzados tenho ideia que são todos já pós guerra civil. As primeiras emissões, de 1369, terão sido contemporâneas dos primeiros reais de bolhão de busto e dos cornados. Penso que o seu principal objectivo foi pagar às tropas estrangeiras que ajudaram d. Enrique na guerra contra d. Pedro. Em relacão à sequência de cunhagem penso já ter lido algum trabalho sobre isso, sendo que tenho ideia de que os mais comuns terão sido os primeiros. As suas emissões estarão porventura mais relacionadas com as guerras Fernandinas.

O seu valor, assim como das outras duas espécies, foi também reduzido a um terco um ano depois das primeiras cunhagens, ou seja em 1370 com o objectivo de estancar a inflacão provocada pelos reais de bolhão a valer o mesmo dos de prata.

Isto é a ideia que tenho sobre o assunto, mas eu penso que tenho um trabalho sobre o assunto algures, se o encontrar coloco aqui a info que é mais certa do que a minha memória!!!! :s
euoutravez

Tem razão os cruzados são cunhagens pós bélicas, embora tenham sofrido posteriormente várias desvalorizações.
Retirei dum Fórum espanhol esta informação sobre a cunhagem dos cruzados :
1- primeiros cruzados com peso teórico de 1,95 gr (2,5-1,8 gr) anteriores a 1370
A partir desta data cunhagem de cruzados de pior qualidade, peso e lei
2-cruzados de 1370/1371 com peso ~1,5 gr
3- cruzados de 1371/1373 com peso~1 gr
4- últimos cruzados já muito desvalorizados


O meu Cruzado pesa aproximadamente 1,7 gr(apresenta bastante desgaste), aparenta ser ainda de uma boa liga e comparando com alguns que conheço é de uma cunhagem "mais perfeita". Deverá ser das emissões anteriores a 1370. Quando tiver fotografias do mesmo mostrá-lo-ei. Cumprimentos



euoutravez
Reinado D.Henrique
Mensagens: 988
Registado: quarta mar 19, 2014 1:27 am

Re: Dois reais Enrique II

#12 Mensagem por euoutravez » quinta jul 05, 2018 9:40 pm

Eu procurei, mas não dei com a info sobre os cruzados :( Se calhar também dei com ela na net e pensei que tinha sido nos trabalhos que tenho lido..

Cá em casa também mora um, mas está bastante sofrido. Fica para ilustrar o tópico

Imagem

paulj
Reinado D.Filipe III
Mensagens: 774
Registado: quarta mai 15, 2013 2:30 am

Re: Dois reais Enrique II

#13 Mensagem por paulj » sábado jul 07, 2018 4:35 pm

euoutravez Escreveu:Eu procurei, mas não dei com a info sobre os cruzados :( Se calhar também dei com ela na net e pensei que tinha sido nos trabalhos que tenho lido..

Cá em casa também mora um, mas está bastante sofrido. Fica para ilustrar o tópico

Imagem
Do que tenho visto não me parece nada mau o seu Cruzado; dá para ver a Ceca?, será que sabendo o seu peso se poderá ter uma noção aproximada da época da sua cunhagem?
Mostro o meu de Burgos, tem bastante desgaste mas ainda assim se percebe que era de uma cunhagem com alguma qualidade. Cumprimentos.
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

euoutravez
Reinado D.Henrique
Mensagens: 988
Registado: quarta mar 19, 2014 1:27 am

Re: Dois reais Enrique II

#14 Mensagem por euoutravez » sábado jul 07, 2018 7:55 pm

Penso que será dos exemplares sem ceca. A zona do busto é das que está melhorzinhas e não me parece que a letra/símbolo da casa de cunhagem tenha desaparecido, dá-me mesmo ideia de que nunca esteve presente.
Também me parece que se os dados que encontrou forem fidedignos será fácil situar as várias cunhagens.
O seu é mesmo pena o desgaste ser no busto. Se assim não fosse seria um moedão.. Mas está centrado e redondinho, já é bem acima do que costuma aparecer :)

paulj
Reinado D.Filipe III
Mensagens: 774
Registado: quarta mai 15, 2013 2:30 am

Re: Dois reais Enrique II

#15 Mensagem por paulj » sábado jul 07, 2018 10:42 pm

euoutravez Escreveu:Penso que será dos exemplares sem ceca. A zona do busto é das que está melhorzinhas e não me parece que a letra/símbolo da casa de cunhagem tenha desaparecido, dá-me mesmo ideia de que nunca esteve presente.
Também me parece que se os dados que encontrou forem fidedignos será fácil situar as várias cunhagens.
O seu é mesmo pena o desgaste ser no busto. Se assim não fosse seria um moedão.. Mas está centrado e redondinho, já é bem acima do que costuma aparecer :)
Realmente Euoutravez é uma pena o desgaste no busto, mas mesmo com este desgaste a moeda em mão é muito atraente.
Quanto aos dados dos cruzados, como já que referi, tenho ideia de os ter visto num fórum espanhol e pareceram-me fidedignos; como não anotei o endereço na altura, desconheço como confirmar novamente, esperemos pelo novos estudos que entretanto vão surgindo sobre a numária castelhano-leonesa.

euoutravez
Reinado D.Henrique
Mensagens: 988
Registado: quarta mar 19, 2014 1:27 am

Re: Dois reais Enrique II

#16 Mensagem por euoutravez » domingo jul 08, 2018 12:20 am

Lá dei com o trabalho que tinha lido antes :)

http://www.numisane.org/Gaceta/GN174-175.PDF

paulj
Reinado D.Filipe III
Mensagens: 774
Registado: quarta mai 15, 2013 2:30 am

Re: Dois reais Enrique II

#17 Mensagem por paulj » domingo jul 08, 2018 11:19 pm

euoutravez Escreveu:Lá dei com o trabalho que tinha lido antes :)

http://www.numisane.org/Gaceta/GN174-175.PDF
Obrigado pela partilha, deu para confirmar os dados que tinha. Cumprimentos.

Responder

Voltar para “Europa”