Dois reais Enrique II

Mensagem
Autor
euoutravez
Reinado D.Henrique
Mensagens: 988
Registado: quarta mar 19, 2014 1:27 am

Dois reais Enrique II

#1 Mensagem por euoutravez » sábado jun 23, 2018 12:24 am

Na sequência das boas notícias sobre a continuidade do trabalho de Monroy deixo duas moedinhas que gosto muito, principalmente por serem um exemplo da influência dos períodos de guerra sobre a numária circulante.

Real de bolhão e real de prata de D. Enrique II de Espanha - ambos circularam com o valor de 3 maravedis tendo a espécie de prata substituído a de bolhão a seguir à guerra.

Imagem



onlion
Reinado D.Pedro V
Mensagens: 247
Registado: segunda mar 06, 2017 3:30 pm

Re: Dois reais Enrique II

#2 Mensagem por onlion » sábado jun 23, 2018 9:28 am

Espetaculares

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Dois reais Enrique II

#3 Mensagem por numisiuris » sábado jun 23, 2018 9:33 am

São lindas sim senhor! E mostram a necessidade de desvalorizações em tempo de guerra. É engraçada a cruz de abertura da legenda (potentada na de prata e um meio termo entre grega e pátea na de bolhão). Ora, nos reais de 3 e meia de João I, essa diferença de cruzes é um dos principais critérios para diferenciar moedas de cobre das de bolhão.

euoutravez
Reinado D.Henrique
Mensagens: 988
Registado: quarta mar 19, 2014 1:27 am

Re: Dois reais Enrique II

#4 Mensagem por euoutravez » sábado jun 23, 2018 1:39 pm

numisiuris Escreveu:São lindas sim senhor! E mostram a necessidade de desvalorizações em tempo de guerra. É engraçada a cruz de abertura da legenda (potentada na de prata e um meio termo entre grega e pátea na de bolhão). Ora, nos reais de 3 e meia de João I, essa diferença de cruzes é um dos principais critérios para diferenciar moedas de cobre das de bolhão.
Aqui é difícil fazer algum tipo de paralelismo, pois além das casa de cunhagem serem diferentes, também os momentos de cunhagem foram diferentes. Será em princípio uma idiossincrasia de cada abridor..

Avatar do Utilizador
soga80
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 4277
Registado: sábado dez 20, 2014 6:31 pm
Localização: Leiria

Re: Dois reais Enrique II

#5 Mensagem por soga80 » sábado jun 23, 2018 6:57 pm

Gosto muito... Parabéns

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 10992
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Dois reais Enrique II

#6 Mensagem por fernanrei » domingo jun 24, 2018 7:48 am

São duas moedas muito bonitas sim senhor, o estado em que estão dá para comparar sem dúvida alguma os estilos distintos de cada uma. Gravuras parecidas mas ao mesmo tempo muito diferentes, principalmente a precisão dos relevos. :clap3:. Fico tentado a concordar com o Iuri, as diferenças mais expressivas talvez representem a diferença entre a de prata e a de Bolhão. A cruz de abertura de legenda, a presença de arruelas numa delas, o leão de menor expressividade, etc.... Talvez o estilo seja directamente proporcional ao valor real da liga :think:
"Quod erat demonstrandum"

euoutravez
Reinado D.Henrique
Mensagens: 988
Registado: quarta mar 19, 2014 1:27 am

Re: Dois reais Enrique II

#7 Mensagem por euoutravez » domingo jun 24, 2018 10:55 am


Avatar do Utilizador
doliveirarod
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 15234
Registado: terça nov 09, 2004 2:50 am
Localização: Brasil

Re: Dois reais Enrique II

#8 Mensagem por doliveirarod » segunda jul 02, 2018 7:35 pm

Excelentes! Relevos ressaltados e boas características de envelhecimento e autenticidade! Essas me faltam, parabéns!
http://www.megaleiloes.com/leiloes.php? ... liveirarod ML - http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_14426169
"O colecionador é um homem mais feliz"
DIGA "NÃO" ÀS FALSIFICAÇÕES CHINESAS - Não colabore com mercado criminoso

paulj
Reinado D.Filipe III
Mensagens: 774
Registado: quarta mai 15, 2013 2:30 am

Re: Dois reais Enrique II

#9 Mensagem por paulj » segunda jul 02, 2018 9:50 pm

Excelentes moedas.
Tenho um cruzado das primeiras emissões, e seria curioso comparar com os cruzados seguintes resultantes das desvalorizações em tempo de guerra.

euoutravez
Reinado D.Henrique
Mensagens: 988
Registado: quarta mar 19, 2014 1:27 am

Re: Dois reais Enrique II

#10 Mensagem por euoutravez » terça jul 03, 2018 3:27 pm

paulj Escreveu:Excelentes moedas.
Tenho um cruzado das primeiras emissões, e seria curioso comparar com os cruzados seguintes resultantes das desvalorizações em tempo de guerra.
Os cruzados tenho ideia que são todos já pós guerra civil. As primeiras emissões, de 1369, terão sido contemporâneas dos primeiros reais de bolhão de busto e dos cornados. Penso que o seu principal objectivo foi pagar às tropas estrangeiras que ajudaram d. Enrique na guerra contra d. Pedro. Em relacão à sequência de cunhagem penso já ter lido algum trabalho sobre isso, sendo que tenho ideia de que os mais comuns terão sido os primeiros. As suas emissões estarão porventura mais relacionadas com as guerras Fernandinas.

O seu valor, assim como das outras duas espécies, foi também reduzido a um terco um ano depois das primeiras cunhagens, ou seja em 1370 com o objectivo de estancar a inflacão provocada pelos reais de bolhão a valer o mesmo dos de prata.

Isto é a ideia que tenho sobre o assunto, mas eu penso que tenho um trabalho sobre o assunto algures, se o encontrar coloco aqui a info que é mais certa do que a minha memória!!!! :s

Responder

Voltar para “Europa”