Fórum Numismática

Lugar de convívio de colecionadores de moedas, notas e outros artigos
Data/Hora: quarta nov 14, 2018 8:36 am

Hora UTC

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 10 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: quarta out 03, 2018 4:04 am 
Desligado
Reinado D.Luís

Registado: segunda abr 09, 2018 10:35 pm
Salve, galeral! :D
É com muita satisfação que compartilho com vocês algumas fotos dessas "releituras contemporâneas" das gravuras dos conhecidos denários da Roma antiga. Na minha humilde visão, essas moedas- assim como a maioria das que foram cunhadas na Itália nas três primeiras décadas do século XX- estão entre as mais belas artes da numária moderna, por assim dizer... :green:
Eram excepcionalmente talentosos esses gravadores da escola numismática italiana :claps: :claps: :claps:

Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

MensagemEnviado: quarta out 03, 2018 4:11 am 
Desligado
Reinado D.Luís

..... essas me custaram um pouco caro, mas penso que valeram a pena. :D

MensagemEnviado: quarta out 03, 2018 4:42 am 
Desligado
Reinado D.Luís

.....

MensagemEnviado: quarta out 03, 2018 8:23 am 
Desligado
Reinado D.Afonso III

Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm
bruck Escreveu:
Salve, galeral! :D
É com muita satisfação que compartilho com vocês algumas fotos dessas "releituras contemporâneas" das gravuras dos conhecidos denários da Roma antiga. Na minha humilde visão, essas moedas- assim como a maioria das que foram cunhadas na Itália nas três primeiras décadas do século XX- estão entre as mais belas artes da numária moderna, por assim dizer... :green:
Eram excepcionalmente talentosos esses gravadores da escola numismática italiana :claps: :claps: :claps:

Olá, amigo Adriano
Que bonitas moedas, aqui nos apresenta. São, realmente, "autênticas" esculturas. :dance:
Compreendo, perfeitamente, o seu orgulho e satisfação por ser possuidor de tão belos exemplares. :D
Parabéns e obrigado, por compartilhar. :thumbupleft:

MensagemEnviado: quarta out 03, 2018 9:01 am 
Desligado
Reinado D.Afonso Henriques

Registado: sábado dez 20, 2014 6:31 pm
Obrigado por mostrar essas beldades... Muito bonitas parabéns gosto muito... :clap3: :clap3:

MensagemEnviado: quarta out 03, 2018 10:58 am 
Desligado
Reinado D.Maria II

Registado: sábado mar 24, 2018 12:33 am
Parabéns, Bruck.
Bonitonas mesmo. Certamente valeu o investimento. :thumbs:

MensagemEnviado: quarta out 03, 2018 5:24 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso Henriques

Registado: domingo dez 12, 2010 10:27 pm
Concordo em absoluto.
Essas moedas foram desenhadas por Romagnoli, responsável por alguns dos mais bonitos exemplares da numária universal, essencialmente da Itália (e colónias respectivas) e Albânia.
Deixo aqui a foto de reverso da que falta aqui, a de 10 liras:

Imagem

MensagemEnviado: quarta out 03, 2018 6:57 pm 
Desligado
Reinado D.Manuel II

Registado: terça mar 22, 2011 7:37 am
Moedas muito bonitas, parabéns pelo aquisição! E obrigado por partilhar estas obras de arte!

MensagemEnviado: quinta out 04, 2018 1:29 am 
Desligado
Reinado D.Luís

Agradeço a todos os nobres colegas que se manifestam...é o mínimo que posso fazer- retribuir com alguma contribuição ao fórum que tanto conhecimento tem me proporcionado- e a partilha de conhecimento espontâneo, sem esperar retorno financeiro em troca-é uma atitude nobre, ao meu ver.
Nas fotos que coloquei acima, esqueci um detalhe muito importante: a borda da moeda- que não é serrilhada, como a grande maioria das moedas de ouro ou prata que normalmente circularam...
Ei-las...como fotógrafo, sou um mero amador- então isso é o melhor que consegui retratar (embora de forma parcial) a beleza da gravação da borda. Pelo que andei lendo, nessas moedas com a borda gravada cunhadas durante o reinado de Vittorio Emanuele III existem variantes. uma das mais citadas é a palavra FERT na borda. existem peças "comuns" (a maioria- é o caso das minhas) em que FERT vem ladeada por uma estrela de cada lado; e existem peças (bem mais escassas- e consequentemente mais cobiçadas por colecionadores) em que FERT está acompanhada de 2 estrelas de cada lado. :thumbupleft:

Última edição por bruck em quinta out 04, 2018 1:42 am, editado 2 vezes no total.

MensagemEnviado: quinta out 04, 2018 1:36 am 
Desligado
Reinado D.Luís

....eu por minha vontade- fechava uma coleção das moedas de prata da Itália do período 1908- 1942 - mas infelizmente existem tiragens muito baixas e o preço de mercado ronda bem acima de 1000 dólares cada peça...então, sem chance pro meu orçamento...ao menos pelo futuro, a curto e médio prazo...mas quando eu for bem velhinho...quem sabe né? ??? :jumpgreen: :rotate:

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 10 mensagens ] 

Hora UTC

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Limited