Fórum Numismática

Lugar de convívio de colecionadores de moedas, notas e outros artigos
Data/Hora: sexta fev 22, 2019 12:27 am

Hora UTC

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 14 mensagens ]  Ir para a página 1 2 Próximo
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: 1 Dólar Estadunidense de 1901
MensagemEnviado: domingo fev 10, 2019 10:08 pm 
Desligado
Reinado D.Pedro V

Registado: segunda abr 09, 2018 10:35 pm
Votos de um bom domingo a todos! :D
Pra que não se diga que só usufruo do conhecimento disponibilizado aqui no fórum, compartilho convosco mais uma peça do meu montículo de moedas de estimação. :thumbupleft:
Desta feita trata-se desta menina aí...Dollar de prata tipo "Morgan (alusivo a George T. Morgan - Gravador Britânico à serviço da US mint, responsável pelo projeto artístico) Letra monetária "O" no anverso, que até onde meus parcos conhecimentos numismáticos me levam, tenha sido cunhada em New Orleans (Louisiana). A tiragem oficial onde li ronda as 13 milhões de peças para esta data e letra monetária (uma moeda comum para os padrões estadunidenses- creio eu). Batida nas diversas casas de cunhagem espalhadas pelos E.U.A ininterruptamente entre os anos de 1878 e 1904, retornou brevemente em 1921- para logo em seguida ser substituída por um um novo design- o chamado "peace dollar- projetado por Anthony de Francisci. Quanto ao estado de conservação, julgo mbc+ , um pouco aquém de soberba. A borda- cujas fotos não tirei- não apresenta qualquer sinal de mossa ou deformação aparente a olho nú- as serrilhas estão ok.
Comprei-a no ML por 125 reais. Espero que não seja uma daquelas famosas "Morgan dollar made in China" que circulam pela rede. :hammer:
O que acham, amigos?
Folgo que apreciem. Comentários sempre serão bem- vindos (quer a favor, quer contra).
abraços.

Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

Assunto da Mensagem: Re: 1 Dólar Estadunidense de 1901
MensagemEnviado: domingo fev 10, 2019 10:11 pm 
Desligado
Reinado D.Pedro V

.... uma última foto...

Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

MensagemEnviado: domingo fev 10, 2019 10:37 pm 
Ligado
Reinado D.Afonso II

Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm
Magnífica moeda, sem dúvida. :D
Parabéns, amigo Adriano, pela aquisição e obrigado, por partilhar. :thumbupleft:

MensagemEnviado: domingo fev 10, 2019 10:43 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso Henriques

Registado: sábado dez 20, 2014 6:31 pm
Boa moeda... Se é ou não da China não lhe sei dizer, mas está muito boa... Parabéns

MensagemEnviado: segunda fev 11, 2019 10:15 am 
Desligado

Registado: domingo mai 10, 2009 10:01 am
Bonito dolar, se é chines nao sei.
http://coinauctionshelp.com/Identify_Fa ... GFKpNLrCUk

MensagemEnviado: segunda fev 11, 2019 10:24 pm 
Desligado
Reinado D.Pedro V

Grato pelo link que colocaste, colega limburgo. Vou ler atentamente.
Já li aqui no fórum que circulam moedas falsas no mercado com tal grau de "perfeição" que dão trabalho na elucidação até para numismatas experientes no ramo.
Imagine então eu - que tão somente sou um simples curioso no assunto . ;)
Esse dólar em questão, não dá pra perceber nas fotos- acho- mas ao vivo na mão é possível ver alguns pequenos riscos de leve no campo da moeda, tanto numa face quanto na outra. Isso seria um indicativo de que tenha CIRCULADO e portanto uma "prova"(talvez) de genuinidade. Não tenho balança de precisão pra aferir peso nem paquímetro para as medidas exatas...portanto, sempre resta um pouco de dúvida e a chance de ser enganado para um leigo como eu. Também li que os falsários dão preferência em reproduzir as moedas mais raras- de menor tiragem; e consequentemente mais procuradas por colecionadores. Esta peça de 1901 teve uma tiragem alta- seria uma moeda relativamente comum de se achar no mercado, e portanto menos atrativa os falsificadores.
Agora, quem busca peças com cunhagem baixa ou que por um motivo qualquer (por exemplo: beleza estética das gravuras, forte apelo visual, emissões comemorativas ou contexto histórico) tenham uma grande demanda mercadológica; com certeza todo cuidado e atenção antes de efetivar a compra é altamente aconselhável. Essas- pela lógica- devem de ser as mais visadas pelos falsificadores.

Última edição por bruck em segunda fev 11, 2019 10:55 pm, editado 2 vezes no total.

MensagemEnviado: segunda fev 11, 2019 10:46 pm 
Desligado
Reinado D.Luís

Registado: segunda nov 08, 2004 10:53 am
Parece genuíno!
Pelo menos, não costumo ver fakes... tão limpas como esta!
Mas, as fakes andam muito boas...

MensagemEnviado: segunda fev 11, 2019 11:07 pm 
Desligado
Reinado D.Pedro V

Sim, realmente não tem qualquer vestígio de pátina na prata... Isso, em condição natural não me parece provável em uma moeda com mais de século. Não tenho como ter certeza, mas parece um indicativo de que tenha passado em algum momento por limpeza para retirada de sujidade ou da própria pátina (tem pessoas que a pátina agrada, outros optam por removê-la para colecionar, ou até mesmo para vender). Aí vai do gosto, né? Eu particularmente sou super fã delas... :D

MensagemEnviado: quarta fev 13, 2019 2:01 am 
Desligado

Registado: terça nov 09, 2004 2:50 am
Qual o peso da moeda?

MensagemEnviado: quinta fev 14, 2019 1:15 am 
Desligado
Reinado D.Pedro V

Infelizmente não tenho balança de precisão, a minha é daquelas comunzinhas e só acusa a partir de um grama. Aqui marcou 26 gramas.

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 14 mensagens ]  Ir para a página 1 2 Próximo

Hora UTC

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Limited
Traduzido por: phpBB Portugal